eventos

sexta-feira, 17 de agosto de 2012 02:34

Nem mesmo a chuva impediu multidão no show do Harmonia na festa da emancipação de Riachão do Jacuípe

O show aconteceu no palco fixo da Praça Landulfo Alves e Harmonia entrou em cena ás 23h, com um show recheado de novidades no repertório.

A Prefeitura Municipal de Riachão do Jacuípe presenteou a população com um grande show na noite de quinta-feira,16, feriado municipal na cidade em comemoração aos 84 anos de emancipação política e administrativa, com a banda Harmonia do Samba liderada pelo vocalista Xanddy que balançou a multidão com seu gingado, de maneira especial o público feminino.


O show aconteceu no palco fixo da Praça Landulfo Alves e Harmonia entrou em cena ás 23h, com um show recheado de novidades no repertório, a exemplo das músicas mais atuais como “Vou Invadir” e “Meu Amorzinho”, que fazem parte do novo CD “Tudo de Novo”, recém-lançado no mês de maio. Antes do cantor Xanddy subir ao palco, se apresentou Cavaco e por último, já na madrugada, o grupo de pagode Pankadão, ambos do município.

Mesmo chovendo fino e clima frio, as pessoas, na maioria jovem, permaneceram durante todo show na praça e acompanhou com entusiasmos as músicas do Harmonia. Para o prefeito Lauro Falcão Carneiro (PMDB), a festa foi coberta de êxito e a alegria que contagiou as pessoas foi resultado do bom momento que vive o município e as ações da  Prefeitura que vem melhorando a vida das pessoas a exemplo dos calçamentos que estão sendo realizado, o retorno da agência da Caixa Econômica, o matadouro que estar em conclusão e será referência regional, a assistência na saúde e educação, “enfim, estamos encerrando o nosso mandato com a consciência tranquila do dever cumprido”, falou Laurinho, como é conhecido o prefeito que esteve presente ao lado da primeira dama Gabriela Carneiro.

No meio do show o cantor Xanddy convocou o prefeito “dançarino” Laurinho para mostrar seu gingado, desinibido sempre que acontece os shows é convocado pelos artistas e faz seu show a parte.

O evento festivo de comemorações da emancipação, desde que Laurinho assumiu a Prefeitura em 2005, sempre acontece no dia 16, ou seja, dois dias depois da data oficial em virtude do feriado comemorativo a São Roque, reverenciado com um dos padroeiros da comunidade católica desde que o município foi emancipado.

 Moção de congratulações na Assembléia Legislativa

O deputado Tom Araújo (DEM), protocolou na secretaria da Assembléia Legislativa da Bahia a moção nº 14.604/2012, de congratulações ao município de Riachão do Jacuípe, no Território do Jacuípe, pela passagem dos 84 anos de emancipação política e administrativa, comemorado na quinta-feira (16). O parlamentar, por telefone falou ao CN, que compromissos assumidos anteriormente impediram de participar do evento que reuniu aproximadamente dez mil pessoas. O deputado disse ao CN que o município vive um momento de desenvolvimento iniciado em 2004, quando o prefeito Lauro Falcão se elegeu pela primeira vez e diante do reconhecimento popular pelas ações realizadas, foi reeleito em 2008.

Para o parlamentar é visível o desenvolvimento e os avanços que o município vem alçando e existem motivos para a grande festa de comemoração dos 84 anos de emancipação. “Para lembrar a data e em homenagem ao octogésimo quarto aniversário de emancipação político-administrativa de Riachão do Jacuípe, inserimos na ata dos trabalhos da Assembléia Legislativa a moção de congratulações ao povo deste município”, falou o democrata Tom Araújo.       ,      

Riachão do Jacuípe – A sede do município fica às margens do rio Jacuípe, cortada pela rodovia federal BR-324 e tem uma área territorial de 1.227 Km². Banho de rio é o lazer mais procurado por turistas no município. Barragens como a sede do município e do Distrito de Barreiros são as mais frequentadas. Os amantes da natureza e do ar puro também podem participar de passeios de carroças, ou mesmo em carros fretados e particulares, para documentação fotográfica ou de filmagens, em áudio e vídeo, possibilitando o registro de elementos da natureza e artefatos cultura.

Sua economia está voltada para a pecuária, agricultura de subsistência, comércio e serviços, destacando-se na pecuária as atividades com os rebanhos bovino, ovino e caprino. Na indústria, a fabricação de blocos no Distrito de Barreiros, calçados e beneficiamento de sisal na sede do município. A rede hoteleira é satisfatória na sede do município, que conta com acomodações amplas e confortáveis, estando disponíveis os meios de comunicação, tais como telefone, televisão, internet, rádios e jornais.

Histórico – Riachão do Jacuípe conquistou sua emancipação político-administrativa em 14 de agosto de 1928, desmembrando-se do município de Jacobina, quando contava com uma extensão territorial de mais de 4.000 Km², incluindo-se à época os atuais município de Candeal, Ichu, Gavião, Capela do Alto Alegre, Pé de Serra e Nova Fátima.

Segundo o historiador Luiz Henrique Dias Tavares a conquista do território baiano começou na primeira metade do século XVI.
Diversos sertanistas penetraram no interior baiano, por volta do século XVII, com várias finalidades, tais como: guerrear com os índios, capturar índios ou escravos fugitivos, procurar minérios e pedras preciosas. Em conseqüência, recebiam grandes lotes de terras, denominadas sesmarias.

Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.