saude

quinta-feira, 23 de agosto de 2012 21:59

Programa saúde em movimento na Bahia serve de modelo e será lançado nacionalmente em Serrinha

O ministro da Saúde Alexandre Padilha estará ao lado do governador Wagner

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o governador Jaques Wagner e o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, lançam, nesta sexta-feira (24), às 11h, em Serrinha, no território do sisal, o Programa Nacional de Cirurgias Eletivas, baseado no programa baiano Saúde em Movimento.

O Saúde em Movimento, que já atendeu, de outubro de 2009 a agosto de 2012, 1,4 milhão de baianos com procedimentos oftalmológicos está em Serrinha desde domingo passado (19) e seguirá até o próximo dia (26), com previsão da realização de 7 mil consultas oftalmológicas e 2.100 cirurgias de catarata. Até a manhã desta quinta-feira (23), foram realizadas mais de 3 mil consultas e 1.300 cirurgias.

O diferencial do programa é o deslocamento de profissionais e equipamentos, no interior do estado, para a realização de consultas, exames e cirurgias do aparelho ocular. O Saúde em Movimento atua em municípios identificados como vazio de assistência nessa área de oftalmologia, utilizando recursos de alta tecnologia.

O Programa Nacional de Cirurgias Eletivas tem o objetivo de minimizar os problemas enfrentados pelos gestores de saúde quanto ao aumento da demanda reprimida de vários tipos de procedimentos cirúrgicos eletivos. São 84 procedimentos cirúrgicos compostos por várias especialidades: traumato-ortopedia, otorrinolaringologia, oftalmologia, urologia, ginecologia, angiologia, proctologia, mastologia, gastroenterologia e cirurgia geral.



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.