araci

quarta-feira, 08 de agosto de 2012 22:02

Várzea da Pedra: Distrito pertence a dois municípios, mesmo assim é carente

Água tratada e segurança publica são prioridades para qualquer comunidade, mas ainda não chegaram.

A praça está localizada em Santaluz, a Igreja Evangélica no limite

O Distrito de Várzea da Pedra, localizado no limite dos municípios de Santaluz e Araci é um dos mais cobiçados neste período eleitoral, embora esteja numa boa localização, sendo cortado por uma rodovia estadual (ainda sem asfalto) fica distante 18 km de Santaluz e o dobro da cidade de Araci.

Como na maioria dos distritos e povoados da região sisaleira, a principal fonte de geração de emprego e renda em Várzea da Pedra é proveniente do sisal e no caso especifico de Santaluz a extração de pedras.

Poderia ter muito mais beneficio, embora haja escolas construídas pelas gestões de Santaluz e Araci, postos de saúde, pavimentação, quadras esportivas e praças, a população ainda clama por  água tratada e segurança, vistas como principais metas de um candidato em campanha.

O sistema de abastecimento d’água está a caminho pela conhecida adutora Araci Norte, por ironia do destino está vindo pelo lado mais distante, está ruim para a grande maioria, mas quando chegar a população vai está fazendo uso de água de qualidade.

A Caixa d’água em frente a casa do candidato a vereador Rose está 90% em território araciense. A pavimentação feita pela prefeitura de Santaluz parou no limite.

Outra bandeira de luta dos moradores diz respeito a segurança pública, pois não existe sequer um PPM ( Posto da Polícia Militar) e por ser uma região bastante habitada, pois nos arredores de Várzea da Pedra existem outras importantes comunidades e sempre é exigido a presença de policiamento, que precisa de um tempo de no mínimo meia hora para chegar ao local caso seja solicitada de Santaluz, a estrada não é ruim, porém de pouca visibilidade devido a vegetação, curvas, aclives e declives.

Araci tem maior território e Santaluz maior número de eleitores em Várzea da Pedra.

Foto tirada do marco divisório sentido Araci/Santaluz

O limite entre os dois municípios ocorre em frente à Igreja Assembleia de Deus, no conhecido Largo da Assembleia se encontra o marco divisório no seu lado direito está Santaluz e a esquerda Araci. De acordo com os moradores, embora o espaço territorial da comunidade seja maior para Araci, a população e o eleitorado é muito maior por Santaluz, a comunidade justifica que por está mais próxima, a procura de tudo que é essencial é encontrado em Santaluz, ou seja, o tempo que se leva para Santaluz se for para Araci o tempo é dobrado.

Um dos candidatos a vereador por Santaluz mora no território de Araci

Rose ( E) apóia Zé Hamilton para prefeito (PT) enquaNto Cachéba apóia Joelcinho (PMDB).

O eleitorado pelo lado de Santaluz é muito maior, de acordo com João Santos de Lima “ Cacheba” aproximadamente um mil eleitores votam em urnas de Santaluz, enquanto aproximadamente duzentas pessoas devem votar em Araci. Cachéba está na luta tentando uma vaga na Câmara Municipal de Santaluz, porém seu endereço é Araci.

Na comunidade tem outro candidato o Rosemiro do PT “Rose”, ele que é padeiro em Várzea da Pedra mora na mesma direção do marco divisório, sua casa está em Santaluz, mas ficou com cerca de um metro em território araciense. Nota-se que foi realizada pavimentação pela prefeitura de Santaluz e para no limite.

Cachéba e Rose garantem que não são rivais embora estejam na mesma luta pelo voto e também pelo melhor para a comunidade. Nenhum morador da comunidade saiu candidato para concorrer por Araci.

Padroeira é única

Senhora Santana é a padroeira dos varzeanos por parte de Araci e Santaluz, a comunidade comemorou festa no final de agosto. A igreja está localizada no território de Araci.

 

Por: Raimundo Mascarenhas

 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.