conceicao-do-coite

quinta-feira, 01 de novembro de 2012 22:10

Diretoria do Hospital Regional de Conceição do Coité comemora 61 anos de fundação

Hospital Regional consta em sua história o nome de um dos principais e mais famosos presidentes do Brasil, Getúlio Vargas.

O médico e diretor do Hospital Regional de Conceição do Coité (HRCC)  Enéas Araújo Ramos, reuniu na tarde desta quinta-feira, 1º, equipe de trabalho, diretores, vereadores e os candidatos eleitos a prefeito e vice no pleito de 7 de outubro Assis e Alex, para um cocktail em comemoração dos 61 anos de fundação da entidade.

De acordo com Enéas comemorar a existência do HR que chega aos seus 61 anos é muito justo, pois já se passaram mais de seis décadas e apesar de tanta dificuldade enfrentada está firme e salvando e contribuindo para novas vidas de forma ininterruptas,”muitas crises, campanhas, colaboradores e acima de tudo muito boa vontade dos funcionários que passaram por momentos difíceis e mesmo assim no sacrifício mantiveram as portas abertas”, ressaltou Dr Enéas.

O diretor disse que ainda não está como se deseja, mas garantiu que vem melhorando ano a ano e acredita que os investimentos que os governos federal e estadual vem realizando e o futuro Governo de Assis, a saúde de Coité vai voltar a ser destaque na região sisaleira.

Enéas garantiu que a unidade conta com 19 profissionais entre médicos e estagiários e oito enfermeiros nível universitário que percorrem os corredores e ambulatórios do hospital, podendo contar com três médicos de plantão. O diretor disse ainda que mais quatro médicos serão contratados.

Em pleno funcionamento segundo Araújo existem laboratório 24h, dois aparelhos de ultrassonografia, dois de endoscopia, um eletrocardiogáfico e ortopedia todos os dias. Futuramente teremos Neurologia,Otorrinologia, Oftalmologia e Angiologia.

Ainda de acordo com o médico e diretor, existem 49 leitos ativos, interna cerca de 22o pacientes/mês, e atende aproximadamente  1.500 pessoas/mês.

Enéas Araújo lembrou e agradeceu aos médicos , enfermeiros, diretores, funcionários que atuaram e atuam na casa de saúde durante esses 61 anos, e fez questão de lembrar o empenho de alguns deles: doutor Gouveia, Hilarião, Pinheiro que dedicou 45 anos, ao hospital, Luiz Carlos Mota, Iêdo, Ronald, Jurandir, Pavão, Medrado entre outros importantes profissionais.

Presidente Getúlio Vargas destinou verba para construção do HR

Segundo Enéas, o Hospital Regional consta em sua história o nome de um dos principais e mais famosos presidentes do Brasil, Getúlio Vargas. No início da década de 50 existiu em Coité um médico cearense conhecido por Dr Gouveia que percebeu a necessidade da fundação de um hospital em Coité, ele, por ter muita amizade com políticos cearenses, foi informado que o então presidente Getúlio Vargas estaria no Hotel da Bahia em Salvador, marcou uma audiência e foi até a capital, se reuniu com Vargas que imediatamente autorizou o então senador da república Nereu Ramos de Santa Catarina fizesse um depósito na conta do coronel Wercelêncio Calixto da Mota, representante legal, por não existir agência do Banco do Brasil á época. O depósito foi no valor de 360 ( trezentos e sessenta contos de réis).

Ainda segundo Enéas, na ocasião o terreno pertencia a José Sampaio, pai de Eurico Sampaio que acabou fazendo doação e muita gente inclusive autoridades ajudaram na construção do hospital. A unidade é filantrópica e pertence a Santa Casa.

Texto e fotos: Raimundo Mascarenhas

 

 

 

 

 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.