politica

sexta-feira, 23 de novembro de 2012 18:15

Ex ministro e atual deputado federal visita a APAEB em Valente

Afonso Florence participou também do Workshop de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas

O ex-ministro do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e atual deputado federal, Afonso Florence (PT), visitou as instalações da Fábrica de Tapetes e Carpetes da APAEB na manhã desta sexta feira, 23. O deputado também esteve em Valente participando do Workshop de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas no Semiárido Baiano, realizado na Casa da Cultura.

O Workshop de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas foi um momento destinado ao debate sobre a Indicação Geográfica e o panorama nacional, adentrando na discussão sobre o conceito de IG e suas espécies, bem como trazer a público, exemplos reais de casos de IGs como, por exemplo, o Vale dos Vinhedos e o Camarão da Costa Negra, assim como também uma análise mais intensa do sisal de Valente que já é tema debatido na UEFS, uma vez que os estudos estão sendo realizados para requerer o registro de IG do Sisal de Valente, junto ao INPI.

Para o ex-ministro, a região precisa ser reconhecida como IG do Sisal, uma vez que a Bahia é o maior produtor desta cultura, com mais de 95% da produção da fibra nacional. “É necessário agregar valor a essa cultura, mesmo diante de muitas dificuldades, é preciso se entender que o sisal continua sendo uma das poucas opções econômicas para a região semiárida do Nordeste do Brasil e dificilmente outra cultura poderá ser mais rentável economicamente e mais vantajosa para a área em questão”. Ainda segundo Florence, o sisal precisa ser incluído no programa Garantia Safra. “O sisal é o produto mais comercializado dessa região, gera emprego e renda, se o sisal for incluído no programa, o produtor terá sua garantia, além de incentivar o plantio. A região de Irecê, por exemplo, é grande produtora de feijão, a região oeste do estado é grande produtora de milho e a região do sisal produz sisal, por isso é necessário garantir o seguro pra os produtores dessa região”.

Na Fábrica de Tapetes e Carpetes da APAEB, o deputado destacou a importante participação da APAEB na valorização da cadeia produtiva do sisal. “Conhecendo de perto todo esse trabalho, é possível perceber que a APAEB luta por uma valorização do produto, realmente é uma ação grandiosa, por isso é necessário fortalecer mais e mais essa cultura tão importante para a Bahia e o Brasil”, completou.

Fonte: Agedson Comunicação Apaeb



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.