bahia

terça-feira, 27 de novembro de 2012 19:41

Mais de 130 mil brasileiros não sabem que tem Aids

Diagnóstico precoce é caminho para tratamento com qualidade de vida do infectado

Os usuários da Estação Ferroviária, na Calçada, puderam realizar durante todo o dia de hoje (27), a testagem rápida para o diagnóstico do HIV, Sífilis e Hepatites B e C. A estratégia fez parte do projeto Fique Sabendo, do Ministério da Saúde que, na capital baiana tem destaque nas festas populares, como o Carnaval.

De acordo com Sulamita Menezes, gerente do Centro de Testagem Marymar Novaes – CTA, a atividade visa principalmente identificar pessoas que desconhecem ter essas doenças. “O diagnóstico precoce é importante para a realização de um tratamento que garanta a qualidade de vida da pessoa infectada. Todos os pacientes diagnosticados como soropositivos foram cadastrados e encaminhados para o tratamento adequado no Semae (Serviço Municipal de Assistência Especializada)”, explicou. Além dos exames, atividades educativas com distribuição de panfletos informativos, entrega de preservativos e palestras foram oferecidas à população. A mesma ação acontecerá na quinta-feira (29), na Feira de São Joaquim, em Água de Meninos.

Aids

Dados do Ministério da Saúde estimam que existam cerca de 530 mil pessoas infectadas pelo vírus HIV no Brasil. Desse total, 135 mil não sabem que estão contaminadas. O Boletim Epidemiológico mostra um crescimento da Aids entre homens de 15 a 24 anos que fazem sexo com homens, alvo da campanha preventiva deste ano. De acordo com os dados, eles já representam pelo menos 50% dos 38,8 mil casos da doença registrados no país em 2011.

Fonte:SECOM



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.