conceicao-do-coite

segunda-feira, 05 de novembro de 2012 23:08

Prefeito atrasa pagamento de professores em Coité, diz sindicalista

Segundo as denúncias as escolas estão sem água e alimentação e as creches funcionam em único turno para reduzir gastos

Conceição do Coité-BA – A professora e sindicalista Elaine Anunciação informou através de sua página no Facebook, nesta segunda-feira,5, que a Prefeitura de Conceição do Coité, ainda não pagou os salários dos servidores da educação referente a outubro.

Ela considerou a atitude do prefeito um descaso. “Nada de pagamento do salário de Outubro dos servidores da educação de Coité! Solta o nosso dinheiro!!! O Governo federal (sic) mandou o recurso do FUNDEB! E outra, segundo informações do BB [Banco do Brasil], a folha não será paga no banco e sim na prefeitura. Pode, Coité? Já estamos tomando as devidas providências!”, Escreveu a educadora, que dirige o sindicato dos servidores públicos.

Três dias após a eleição o Ministério Público informou que havia instaurado um Inquérito Civil para investigar as supostas omissões da prefeitura após a derrota de 7 de outubro. A nota do promotor iniciou citando Jaime Balmes que diz que “o poder sem moral transforma-se em tirania”.

Na oportunidade, o promotor Tiago Pacheco chegou a informar que o processo poderia gerar uma ação de improbidade administrativa e se necessário o afastamento dos gestores responsáveis pelas “ilegais ações e omissões devidamente apuradas nos procedimentos administrativos”, declarou.

Até o momento o prefeito não se pronunciou e só ampliam a cada dia as denúncias, evidências e informações sobre o descaso. “As aulas nas creches, em Coité, começaram em abril, um tremendo ATRASO! A partir do dia 08/10 passou a funcionar apenas um turno por falta de alimentação e água! Pode Coité? Além disso, as escolas regulares do município estão também, sem merenda e água! Um absurdo!”, escreveu Elaine, também na rede social.

Os cortes também atingiram o alto escalão do governo. Na semana passada, o prefeito exonerou o Secretário de Infraestrutura José Venandro Ferreira da Silva, conhecido por Landinho. “Um dos mais antigos funcionários a dirigir um cargo de confiança na prefeitura onde atuou por mais de 20 anos”, diz reportagem do Calila Notícias.

Renato Souza (PP) foi derrotado pelo petista Francisco de Assis e tem mandato até 31 de dezembro de 2012. Durante entrevista no último sábado, 3, Assis disse que está tomando as providências. “Não somos prefeito ainda e o atual prefeito tem que assumir suas responsabilidades até porque a verba vem. Aproximadamente R$ 6,5 milhões por mês e é ele que administra. Já tomamos as medidas jurídicas necessárias, fomos ao Promotor Público e o prefeito precisa atender aos coiteenses”,cobrou o prefeito eleito.

Foi a primeira vez que o grupo político que administra a cidade perdeu uma eleição municipal em 40 anos.

Por: Paulo Marcos



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.