conceicao-do-coite

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013 13:48

Coité – Peixes mortos são retirados do Açude de Itarandi

A quantidade de peixes encontrada na manhã de hoje foi um pouco menor do que foi visto na quinta-feira, 24, e os moradores disseram que muitos deles depois de um período boiando ao entrar em processo de decomposição acabam afundando.

retirada de peixes do açude itarandiA prefeitura de Conceição do Coité através da coordenação de limpeza publica iniciou na manhã desta sexta-feira, 25, a retirada de dezenas de toneladas de peixes que morreram entre segunda e quarta-feira desta semana. De acordo com Paulo Crisóstomo de Almeida, responsável pelo setor até o próximo domingo, 27, todo o serviço será concluído.

retirada de peixes do açude itarandi.paulinho de louri“ Aqui temos trator com reboque, caçamba, pá carregadeira e até carrinho de mão, mas o que mais necessitamos é material humano, pois é necessário recolher os peixes de forma manual e jogar nos veículos que levarão os peixes até o aterro sanitário onde foi aberto uma vala para soterrar todo cardume que já se encontra em estado de putrefação.

Uma equipe da TV Record esteve fazendo uma ampla reportagem que deverá ser exibida logo mais a noite nos telejornais quando fez entrevistas com Urbano Carvalho secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Juliana Boaventura, engenheira Ambiental e coordenadora da Vigilância Sanitária do Município, além de moradores da região, sobretudo aqueles que sobrevivem da pesca e cultivo de hortaliças.

retirada de peixes do açude itarandi.2

A quantidade de peixes encontrada na manhã de hoje foi um pouco menor do que foi visto na quinta-feira, 24, e os moradores disseram que muitos deles depois de um período boiando ao entrar em processo de decomposição acabam afundando, “o que não é bom, ter esse material orgânico contaminado submerso”, observa Juliana Boaventura.

retirada de peixes do açude itarandi.julianaTambém na manha desta sexta, foi recolhido água, peixes e hortaliças para serem analizados e descobrir o que causou a mortandade de peixes.

O prefeito Assis, o vice Alex e o secretário de Comunicação e Relações Insitucionais Valdemí de Assis foram a Salvador para tratar do grave problema.

 
Moradores do Açude Itarandi e poder público discutem ações emergenciais para questão da mortandade de peixe
 
urbano açudeNa noite de quinta-feira foi realizada uma reunião na comunidade do Açude Itarandi, para discutir a questão da mortandade de peixe que vem ocorrendo na localidade desde o inicio desta semana. Estiveram presentes os secretários de Agricultura, Meio Ambiente e Economia Solidária e de Comunicação e Relações Institucionais, Urbano Carvalho (foto) e Valdemir de Assis respectivamente, além da coordenadora de vigilância sanitária do município, a engenheira ambiental Juliana Boaventura.
 
Na reunião, que contou com a participação massiva da comunidade, os representantes da prefeitura se colocaram a disposição dos moradores para juntos buscarem uma saída para o problema que vem afetando diretamente cerca de setenta famílias que vivem as margens do açude.
 
reuniãoaçudeDurante a reunião os moradores expuseram as dificuldades enfrentadas diante da catástrofe ambiental e tiveram a oportunidade de cobrar da prefeitura medidas urgentes para sanar o problema.
 
Como medida emergencial a prefeitura se comprometeu em retirar, com a contribuição dos moradores, os peixes mortos que estão nas margens da aguada. Além disso, foi elaborado um documento o qual foi aprovado pela comunidade e foi encaminhado por meio da prefeitura a vários órgãos do estado como a Secretaria estadual de Relações Institucional – SERIN, Superintendência da Agricultura Familiar – SUAF, Bahia Pesca, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA, visando conseguir ajuda para intervir de forma mais efetiva na localidade.
 
A representante da associação local, Rosimeire da Silva Oliveira, disse estar satisfeita com atenção imediata que o poder público tem dado a questão do açude e acredita que mudanças serão feitas para ajudar a população.
 
Como forma de manter o diálogo entre comunidade e prefeitura ficou agendada uma nova reunião no Açude Itarandi para a próxima terça-feira, dia 29 as 19 horas, qual objetivo será para dar um retorno aos moradores sobre as solicitações encaminhadas aos órgãos estaduais.
 
Por Raimundo Mascarenhas e  Gilcimar Pereira


COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.