bahia

terça-feira, 08 de janeiro de 2013 15:08

Exploração de petróleo e gás na Bacia do Tucano é cancelada

A decisão ainda depende do aval da presidenta Dilma Roussef, que poderá acatar ou não.

A Bacia de Tucano Sul,  no semi-árido da Bahia  se preparava para a exploração de suas fontes de petróleo e gás. Mas, a 8ª. Licitações da ANP (Agência Nacional do Petróleo),  que autorizaria a exploração desta bacia , foi cancelada. Os contratos de exploração dos blocos terrestres arrematados na 8ª Rodada, situados na região de Tucano, foram licitados em 2008 e estavam suspensos aguardando a aprovação do Marco Referencial do Pré Sal.

Na última semana de dezembro de 2012, o Conselho Nacional de Políticas Energéticas anunciou o cancelamento. Com a notícia, as empresas vencedoras não poderão assinar os contratos e estarão impedidas de iniciar as atividades exploratórias. 

Coordenados pelo deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA), os deputados da bancada da Bahia realizam um movimento para sensibilizar a presidenta, com o intuito de que ela autorize a exploração. No dia 4 de dezembro, os deputados estiveram com a ministra de Relações Institucionais, Ildeli Salvatti, e no dia 18, se reuniram com o ministro Edilson Lobão, das Minas e Energia, para tratar do caso. A intenção dos deputados baianos é evitar o cancelamento da Rodada.

Para Daniel Almeida, a retomada das explorações na Bacia de Tucano, servirá como vetor de desenvolvimento dos municípios da região. “Além do mais, é uma alternativa ao desemprego que assola a região”. Ainda de acordo com o deputado, a liberação da atividade de exploração das bacias terrestres impactará na economia de pelo menos 28 municípios: Araci, Biritinga, Sátiro Dias, Inhambupe, Nova Soure, Caldas de Cipó, Itapicuru, Olindina, Barrocas, Santaluz, Teofilândia, Aporá, Rio Real, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Euclides da Cunha, Cícero Dantas, Tucano, Quijingue, Entre Rios, Conceição do Coité, Crisópolis, Serrinha, Lamarão, Aramari, Alagoinhas, Cardeal da Silva, Ouriçangas, Água Fria, Ichu, Acajutiba, Esplanada e Conde.

 Fonte: vermelho.org.br

 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.