araci

segunda-feira, 07 de janeiro de 2013 07:45

Festa de Reis resgata a cultura popular no município

Em 2013 a festa retorna o verdadeiro sentido, a cultura popular volta a ser a protagonista.

 festa de reis AraciA Festa de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje se mantém vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. Ela apresenta um caráter profano-religioso, fazendo parte do ciclo natalino, anualmente realizado entre 24 de dezembro a 6 de janeiro, quando se realizam as comemorações do nascimento de Jesus com várias festividades, ou festejos populares.
 
Em Araci esta data veio em vários anos sendo comemorada não como cultura popular, mas de sim de forma individual para comemorar uma passagem de aniversário de casamento e de idade de pessoas de grande cunho político da cidade, tirando o verdadeiro brilho e o sentido da festa.
 
Em 2013 a festa retorna o verdadeiro sentido, a cultura popular volta a ser a protagonista da festa de Reis, teve como homenageados as seguintes pessoas que fizeram parte da cultura popular de nosso município: Dona Boló, Sr. Antônio do Bagaço, Sr. Luiz do Bagaço, Dona Chica do Tiracolo, Dona Raimunda do Riacho, essas pessoas que resgataram e até temos histórias para contar de seus feitos na cultura popular.  Festa de Reis Araci 2
 
A as apresentações que abrilhantaram o evento e animou o publico presente até o final foram: Banda de Pífano de Barreira, Repentista Zé Pedreira, Luciano Macedo, Baio do Acordeom, Isaias Moreno, Val Macambira, Jeatan e Jhonatan. Os reisados: Reisado de Nossa Senhora da Conceição, Reisado do Boi Mimoso, e Reisado do Bagaço. 
 
O jovens artistas da terra dramatizaram de forma bem criativa e rápida uma adaptação da peça teatral Procurando Belém, apresentado por Inho Bross (Lampiaão), Nego do Jacú, Gustavo e Joelson (os três Reis Magos), contou a história dos 3 reis magos que se perderão no caminho a procura de Belém e veio parar em Araci no sertão da Bahia a procura do menino Jesus.
 
O evento  que teve a organização da Secretária de Cultura e a Prefeitura Municipal de Araci, contou ainda com a presença do Prefeito Silva Neto, a Vice Prefeita Keinha, secretários e alguns vereadores.
 
Fonte: acilondioliveira.com
 


COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.