capim-grosso

sábado, 05 de janeiro de 2013 18:09

Governador inaugura nova adutora indicada pela deputada Neusa Cadore,e reforma da BA 130

A adutora passou por grande transformação de água salobra para água em doce e está beneficiando mais de 172 mil pessoas da Região do Sisal

inauguração da nova adutora de pedras altas

O governador Jaques Wagner (PT),acompanhado da deputada Neusa Cadore (PT), inaugurou na manhã deste sábado (05), na cidade de Capim Grosso, localizada no território de identidade Piemonte da Diamantina, a interligação das adutoras de Pedras Altas e São José, que já está beneficiaando mais de 172 mil moradores da conhecida região do sisal. A obra, resultado de uma indicação da deputada estadual Neusa Cadore, que se transformou em lei, hoje é uma realidade, custou aos cofres do governo baiano R$ 59,3 milhões e começou a ser testado em setembro do ano passado.

inauguração da nova adutora de pedras altas.Neusa Cadore“Esta é uma obra fundamental para o desenvolvimento desta região. Inicialmente atenderá o sistema atenderá 12 sedes municipais e 173 localidades de 21 municípios situados numa das regiões do estado mais castigadas pela seca”, falou Neusa Cadore. Demonstrando muita alegria pela concretização de um sonho na região, a parlamentar lembrou que já está caindo água doce nas torneiras de todas estas comunidades, antes abastecidas pelo sistema da barragem de São José, cuja água é salobra e quantidade está muito baixa, o que torna a qualidade muito pior.

Neusa comemorou a entrada em operação do sistema da adutora de Pedras Altas, mais uma importante obra do Programa Água Para Todos (PAT) e os moradores dos municípios de Várzea da Roça, Capela do Alto Alegre, Pintadas, São José do Jacuípe, Gavião, São Domingos, Valente, Retirolândia, Nova Fátima, Conceição do Coité, Pé de Serra, Ichu, Candeal, Santa Bárbara, Capim Grosso, Santaluz, Queimadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, Caem, Jacobina, estão sentindo a diferença. A barragem de Pedras Altas foi construída em 2002. “Sempre participei dos movimentos sociais e percebia a ansiedade do povo que pagava água e não recebia com a quantidade e qualidade que necessitavam”, falou Cadore.

inauguração da nova adutora de pedras altas.4
Ainda segundo a parlamentar, 0 assunto foi bastante discutido no encontro para levantamento das propostas do PPA no Território do Jacuípe. “Tinha conhecimento do problema desde a época que fui prefeita de Pintadas, mas não tinha abertura nos governos anteriores a Wagner para discutir o assunto. Agora que estamos vivendo um momento democrático, foi possível vê concretizado este sonho e hoje é um dia de particular alegria”, falou a petista.

inauguração da nova adutora de pedras altas.2A adutora leva água bruta através de uma tubulação com 38,6 km de extensão, ligando à captação de água da barragem de Pedras Altas, no município de Capim Grosso, à adutora da barragem de São José do Jacuípe, Estação de Tratamento de Água (ETA), as três estações elevatórias, os dois reservatórios com capacidade para armazenar 1,4 milhões de litros. Também foram construídos 45 km de linha de transmissão de energia elétrica e uma subestação.

Na opinião da deputada Neusa Cadore, Wagner vem cuidando bem da região em todos os setores e diante da seca, considerada a maior dos últimos cinquenta anos, teve a ousadia de efetuar este investimento que resultou na mudança da qualidade de vida das pessoas. “Agora vamos continuar o trabalho com a segunda etapa do projeto beneficiando os municípios de Várzea do Poço, Quixabeira, Mairi e Várzea da Roça”, afirmou a parlamentar.

inauguração da nova adutora de pedras altas.Neusa Cadore.Afonso florenceA petista concluiu a conversa com o CN, destacando a importância do deputado federal Afonso Florence (PT) na luta para concretização desta obra. Quando secretário de Desenvolvimento Urbano (SEDUR) e presidente do Conselho de Administração da Empresa Baiana de Água e Saneamento (EMBASA), foi decisivo na elaboração do projeto e licitação da obra executada com recursos próprios do estado.

Afonso Florence, que também esteve no ato, disse que tinha orgulho de fazer parte como deputado federal da base dos governos Dilma e Wagner. Em seu pronunciamento, Florence falou sobre outras ações que estão sendo desenvolvidas para amenizar o sofrimento da seca, a exemplo da limpeza de barragens, construções de cisternas e saneamento básico.

inauguração da nova adutora de pedras altas.EdneyA dona de casa Edney Mascarenhas Lopes Santos, 47 anos, residente no Povoado de Ipoeirinha, Conceição do Coité, comemorou  a mudança do sistema. “Feliz quem tem uma água dessa num tempo desse. Abaixo de Deus, esta água tem resolvido o problema de abastecimento humano daqui (Ipoeirinha) e da região, pois muitos utilizam desta água”, falou Edney.

A satisfação é ainda maior por ter que esperar no máximo três dias para a água cair na cisterna.

inauguração da nova adutora de pedras altas. WagnerNo final do evento, o governador Jaques Wagner disse que para amenizar a seca que atinge a região sisaleira, estava fazendo diversas obras. “Já levamos água para mais de três milhões de pessoas por meio de adutoras, cisternas, entre outras ações. Vamos trabalhar ainda mais para levar água para o semiárido e zona rural. Agora vamos trazer água do São Francisco  e já iniciamos o estudob”, falou o governador.

Veja abaixo a relação das comunidades rurais e sedes, por municípios, que serão beneficiados.

Riachão do Jacuípe –  Barreiros, Terra Branca, Algodão, Canoas, Terra Nova, Vila Aparecida, Trás da Roça, Maraiba, Sítio Novo, Chapada, Almas, Pedrinhas, Chapadinha, Bom Sucesso, Malhador, Riacho de Areia, Vila Guimarães, Baixa de Areia, Campo Alegre, Barro Preto, Campinas e Furrupa, além da sede, vibraram ao saber deste ato do governo, provocado pela deputada Neusa.

Várzea da Roça: Quilombo, Várzea do Meio, Chico Paixão, Chapada, Canudos, Cruz de Almas, Campo São João, Bispador, Fidelcina, Lagedo Domingos.

Capela do Alto Alegre: Sede, Chico Tibúrcio, Tanquinho, Beira do Rio, Campo Alegre, Capelinha e Ipiraí.

Pintadas: Sede e José Amâncio.

São José do Jacuípe: Sede, Itatiaia, Melancia, Nova Campina e Pau de Colher.

Gavião: Sede, Varginha, Vieira e Cabaças.

São Domingos: Sede, Santo Antônio, Vila África, São Pedro, Morro Branco, Lagoa da Torre, Sítio Novo, Lagoa Coberta, Cabana, Jurema e Ouro Verde.

Valente: Sede, Ferros, Santa Rita de Cássia, Ponta D’água, Alto Bonito, Barriguda, Boa Vista, Recreio, Lagoinha, Bezerra, Ladeira, Piana, Baixa, São Paulo, Santana, Tanquinho, Mato Grosso, Queijo, Gitirana, Limoeiro, Feira do Pau, Junco, Cabochá, Cajueiro, Lagoa das Pedras, Varginha, Serra do Pintado, Poço, Boi Novo, Boi Velho, Queimada do Lameiro, Queimada do Curral, Queimada do Alto, Queimada da Pedra, Valilândia e Ichu.

Retirolândia: Lagoa do Canto e Peões.

Nova Fátima: Sede, São Francisco, Santo Antônio, Alto Bonito (Dedego) e Cancela Preta.

Conceição do Coité: Ipoeirinha, São Roque e Almas.

Ela também falou com muita segurança da assiduidade da água, que caem quase todos os dias e raramente fica três dias sem cair nas torneiras. “Nossa esperança era grande, pois quando começou a fazer a mudança, cai um dia doce e outra salobra, até normalizar”, concluiu,

Pé de Serra: Sede, Poço, Casa Nova de Riachão, Tabuleiro de Sto. Agostinho, Cascalheira e Pedra Bonita

Ichu: Sede, Casa Nova, Umbuzeiro, Capoeira do Rio, Licuri de Baixo, Licuri de Cima, Queimada do Meio, Barra, Varjota, Campinas e Laranjo (Inferninho)

Candeal: Sede e Sítio.

Santa Barbara: São Nicolau.

Capim Grosso: Sede, Água Nova, Caiçara, Peixe, Pedras Altas, Melancia, Aroeira, Barro Vermelho, Colônia, Km 6, Km 8, Km 10, Volta/Camboeiro, Várzea das Pegadas, Várzea dos Foges e Lajedo.

Santa Luz: Pereira, Algodões de Santa Luz, Nova Campina.

Queimadas: Riacho da Onça.

Quixabeira: Capitão, Pimenteira e Poço Comprido/Varginha/Angico

Caém: Micaela e Piaba

Jacobina: Água Fria, Alagadiço, Aroeira, Baixa do Couro, Boa Vista I, Boa Vista II, Contorno de José Gonçalo, Estrada Nova, Santa Rita, Jibóia, Jurema, Lameiro, Madassaia, Maninho, Mucambinho, Pau D’arco, Pau D’arquinho, Pedrinha, Peral, Pintadas, Rodeador/Capim, Açu e Salobra.

inauguração da BA 130.placa
Inauguração da estrada – No mesmo evento, o governador Jaques Wagner entregou um trecho de 15 quilômetros da BA-130, que liga as cidades de Capim Grosso e São José do Jacuípe, totalmente recuperada. O governo investiu nesta obra R$ 6,2 milhões beneficiando 10,2 mil pessoas residentes em Capim Grosso, São José do Jacuípe, Várzea da Roça, Mairi e Baixa Grande. Pela rodovia trafegam diariamente cerca de 460 veículos.

inauguração da BA 130.2Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.