jacobina

quarta-feira, 02 de janeiro de 2013 16:53

Incêndio destrói vegetação de serra de mata fechada

Difícil acesso dificulta operação, mas 90% dos focos já foram controlados.

incendio_9Uma serra de mata fechada próxima à cidade de Jacobina, a 360 km de Salvador, é destruída por incêndio há mais de uma semana. O fogo tem sido controlado por uma força-tarefa formada por 27 bombeiros, militares do Grupamento Aéreo (Graer), uma empresa particular e brigada da mineradora localizada no entorno da serra.

“Já controlamos 99% dos focos. Agora, nesse momento, já passou o período crítico. Estamos aqui há cinco dias, toda a equipe passou o réveillon no combate. Hoje, estamos combatendo os poucos focos remanescentes”, explicou o tenente coronel Miguel Filho, coordenador do projeto “Bahia Sem Fogo”, do Governo da Bahia. A operação tem sido dificultada por conta da condição da mata, que é densa e de difícil acesso, e devido aos fortes ventos, que aumenta as chamas, além do calor intenso, de acordo com o tenente-coronel. Após o fogo ser controlado, a equipe do projeto fica no local por mais 72 horas para monitorar a situação.

Sobre as causas, o coordenador afirma que a perícia ainda será feita no local, porém adianta que o fogo é provocado pelo homem na maior parte dos casos. “A maioria das vezes é criminoso, mas nem sempre doloso [com intenção]. Se o homem sabe que a umidade não está ajudando, que o clima não permite, por que coloca fogo na mata? O impacto ambiental é grande, é uma mata que nunca havia sido queimada. Quem mais sofre é a fauna”, disse.

Já a flora da serra é composta por espécies como samambaia, assa-peixe, crioula, barba-de-bode, batata de teiú, jurema preta, pau de fuso, jurubeba, juazeiro, ingazeira, caatinga de porco, quebra-facão, umburana, angico, pinhão, tábua, barriguda, gameleira, mucunã, manacá, iço, graviola, jenipapo, madeiras de lei, entre várias outras.

Segundo a empresa América Sul, 60 mil litros de água foram usados para a ação de contenção das chamas. A empresa foi contratada pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) para ajudar na ação.

Fonte: globo.com/bahia



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.