educacao

quinta-feira, 03 de janeiro de 2013 17:14

Mais de 72 mil candidatos têm nota zero na redação do Enem

Ao todo, 4.113.558 redações foram corrigidas.

Mais de 72 mil candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 tiraram nota zero na redação. Isso ocorre quando o texto não tem o número de linhas suficientes, quando o estudante foge ao tema proposto, quando suas propostas ferem os direitos humanos ou quando ele não usa a estrutura dissertativa argumentativa na construção da redação. Ao todo, 4.113.558 redações foram corrigidas. 

Ainda de acordo com o balanço divulgado nesta quinta-feira (3) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 1,82% estavam em branco e 1,76% ficaram com nota zero, pois apresentavam texto insuficiente ou cópia do texto motivador, por exemplo.

O Inep divulgou também que uma em cada cinco redações foi corrigida por três avaliadores – 826.798 textos, 20,1% do total de redações corrigidas. 

A redação é levada a um terceiro corretor quando a diferença entre as notas dadas pelo primeiro e segundo avaliadores é superior a 200 pontos. Cerca de 100 mil provas, 2,43% do total, ainda foram enviadas à banca examinadora, que é acionada quando a diferença de notas se mantém após a correção pelo terceiro avaliador.

Fonte: Agência Brasil

Segundo o Inep, os números estão dentro das expectativas previstas nas simulações feitas pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe/UnB), que elabora o exame, e pela comissão de especialistas do instituto.

A nota da redação do Enem é composta por cinco quesitos, de pontuação máxima de 200 pontos cada um, levando a uma nota máxima de 1.000 pontos.



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.