Maria Quitéria será a primeira mulher a presidir a UPB

A prefeita da pequena Cardeal da Silva agora irá representar 417 municípios

eleição da upb - foto-raimundo mascarenhas.4 A mulher que se candidatar a algum cargo que nunca antes foi ocupado por ela e se mostrar competente seguramente vai vencer. Assim foi a candidatura da prefeita da pequena cidade de Cardeal da Silva Maria Quitéria (PSB), que já ocupava o cargo de vice presidente da UPB Luiz Caetano (PT) e recebeu seu apoio, do partido e aliados do atual governo da Bahia.

A eleição aconteceu na sede da UPB no Centro Administrativo da Bahia e como sempre bastante concorrida,na outra chapa concorreu o prefeito de Andaraí Wilson Cardoso do mesmo partido de Quitéria (PSB) colocaram seus nomes para votação pouco mais três meses depois e reviveram 7 de outubro na busca de um eleitorado diferente, pois são apenas 417 em todo estado, só estão aptos a votar prefeitos.

eleição da upb - foto-raimundo mascarenhas.2
A eleição da UPB acontece a cada dois anos, mas quando ocorre no inicio de gestão de novos prefeitos tem uma disputa muito mais acirrada, pois embora não apareçam abertamente nas campanhas tem sempre um grande interesse das principais lideranças da política baiana. Embora Maria Quitéria fosse apoiada por toda cúpula petista. Wilson Cardoso por sua vez entrou como candidato da oposição, a quem diga que seus votos foi do grupo carlista.

eleição da upb - foto-raimundo mascarenhas.3As 17h foi encerrada a eleição e em seguida a contagem de votos que lembrou a apuração de escola de samba, o presidente da mesa levantava a cédula e falava para que foi aquele voto e os simpatizantes de ambos os lados vibravam.Quitéria entrou como favorita, além de vice, recebeu apoio do presidente, estava certa da candidatura a vários meses e enfrentou Wilson que fez apenas oito dias de campanha. Mas como ocorre na política oposição é oposição e o prefeito de Andaraí pregou um susto na prefeita de Cardeal da Silva, pois no inicio da apuração a disputa estava apertada,voto para um voto para outra, até que depois de cerca de 30% Quiteria disparou e não mais foi alcançada e assume como a primeira mulher a presidir a União das Prefeituras da Bahia em 48 anos existência. Ela obteve 207 votos, contra 141 de seu adversário, no total de 352 votantes.

Ao lado de Wilson ela comemorou muito e disse que a vitória foi do PSB

Ao lado de Wilson ela comemorou muito e disse que a vitória foi do PSB

Em seu primeiro discurso, Quitéria destacou nunca pensou em abandonar a luta municipalista. “Em nenhum momento eu pensei em desistir do municipalismo. Nem mesmo quando eu não era o nome escolhido pelo consenso para ser a candidata a presidência da UPB. Sempre acreditei nesses ideais e agora irei honrá-los com trabalho e determinação”, afirmou.

Quitéria ainda ressaltou para todos os prefeitos e presentes no auditório da UPB, sua plataforma de ação para entidade, como a luta pela derrubada do veto dos royalties do petróleo, mudanças na Lei de Responsabilidade Fiscal, a Reforma Tributária e aumento do Fundo de Participação dos Municípios. “Como vice-presidente ao lado de Caetano conseguimos iniciar um trabalho importantíssimo de fortalecimento municipalista. Conseguimos aproximar os municípios de seus entes fiscalizadores e mostrar que unidos somos muito mais fortes para brigarmos por recursos em Brasília. Agora como presidenta pretendo intensificar mais ainda este trabalho”.

Prefeito de Conceição do Coité Assis PT disse que seguiu a recomendação do partido no voto.

Prefeito de Conceição do Coité Assis PT disse que seguiu a recomendação do partido no voto.

O candidato derrotado Wilson Cardoso disse que ficou feliz e agradeceu pelo resultado,”tive apenas oito dias de campanha e recebi 141 votos. Parabenizo Quitéria e desejo que realmente trabalhe pelo fortalecimento do municipalismo e estarei dando meu apoio”, disse o socialista.  

A mesa diretora, que integrou a chapa “Unidos pelo Municipalismo”, encabeçada pela prefeita de Cardeal da Silva, contará ainda com os nomes dos gestores de Ruy Barbosa, José Bonifácio Dourado (PT); de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz (PP); de Alagoinhas, Paulo César Simões (PDT); de Lafayete Coutinho, Zenildo Brandão (PP); de Teixeira de Freitas, João Bosco Bittencourt (PT); e de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB).

 

Texto e fotos: Raimundo Mascarenhas
 

comentários Esconder »
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.
veja também Ver todos »
O movimento “Muda Brasil” acelera em toda a Bahia. Nesta terça-feira, pela manhã, o prefeito ACM Neto faz corpo a corpo, ao lado do ex-governador Paulo Souto e o presidente estadual do PMDB, Geddel Vieira Lima, divulgando as propostas de Aécio Neves, em caminhada no centro de Vitória da Conquista.
Esse foi o 21º homicídio registrado em Coité no ano de 2014. Vítima faria 17 anos na próxima quarta (22)
Deputada pede a presença maciça do povo de Monte Santo nas urnas para evitar o alto índice de abstenção e consequentemente aumentará a frente de Dilma em relação ao primeiro turno.