riachao-do-jacuipe

sábado, 26 de janeiro de 2013 09:47

Médico abandona plantão depois de negar atendimento a paciente

Segundo assessoria municipal, o médico não atendeu pedido nem mesmo da prefeita Tânia Matos

hospital municipal dr lauro falcão - foto- raimundo mascarenhasA Prefeitura Municipal de Riachão do Jacuípe através do Hospital Municipal, divulgou nota dando conta que por volta das 20h de sexta-feira,25, o médico Rodrigo Pena que  estava de plantão na referida unidade, negou atendimento a uma vítima de acidente de moto e abandonou o serviço. Mesmo depois do pedido feito pelo diretor geral do Hospital, Raimundo Falconery.

Diz a nota que, sabendo do ocorrido, e em contato com a família da vítima,  a prefeita Tânia Matos, também, foi até o Hospital e pediu que o paciente fosse atendido. Mais uma vez, o médico negou-se, preferindo abandonar o platão a atender  o pedido da prefeita. 

O que diz a lei

De acordo com artigo 9º do código de ética médica, abandono de plantão é uma infração ética. Ainda que tenha ocorrido o término do plantão, o médico não poderá abandonar o serviço sem que haja substituto, sob pena de responder por tal ato em âmbito civil, criminal e ético.

Nesse sentido, o diretor técnico deve ser devidamente comunicado para adoção das medidas necessárias, resguardando os direitos dos médicos, dos pacientes e a continuidade do atendimento a toda população.

Médico substituto

Para o atendimento imediato da vítima e continuidade do atendimento na unidade, a prefeita Tânia Matos recorreu, imediatamente, a outro médico que compõe a equipe do Hospital, o Dr: Fábio Carvalho, que no momento estava com a família.

Até ser substituído por outro médico contactado pela direção, o médico seguiu a noite atendendo outros pacientes. Sobre a vítima, Dr: Fábio disse que estava inconsciente, e neurologicamente comprometida, por isso, a encaminhou para um atendimento mais complexo  na cidade de  Feira de Santana.

Em entrevista a prefeita Tânia Matos, disse que: “não tolerará atitudes como essa de nenhum funcionário, e que vai continuar lutando para melhorar em todos os âmbitos, o atendimento no Hospital Municipal”.

Ascom / Prefeitura

* O CN abre o espaço caso o médico deseje justificar tal ação.



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.