brasil

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013 18:00

Ministério da Saúde anuncia produção de insulina no Brasil

A ideia é que, a partir de 2016, o país produza em escala industrial a insulina NPH (de ação mais lenta).

O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (23) que um laboratório público nacional vai passar a produzir a insulina. O medicamento é usado no tratamento da diabetes e não era fabricado no Brasil desde 2001. 

A ideia é que, a partir de 2016, o país produza em escala industrial a insulina NPH (de ação mais lenta). Até lá, o remédio será comprado do fabricante ucraniano que vai transferir a tecnologia para o Brasil e de outras empresas. 

A transferência de tecnologia deve acarretar em uma redução de custos de R$ 800 milhões, afirma o ministério. Além do acordo com o fabricante da Ucrânia, o governo terá apoio de uma empresa privada brasileira para a produção do remédio em escala industrial. 

A motivação das duas iniciativas, diz o ministério, é garantir a oferta do medicamento no Brasil independentemente de flutuações no mercado estrangeiro. Estima-se que cerca de 7,6 milhões de brasileiros tenham diabetes no país, e que 12% deles recebam a insulina exclusivamente da rede pública.

Fonte: Folha Press



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.