bahia

sábado, 05 de janeiro de 2013 18:30

Poucas e boas na visita de Wagner a Capim Grosso

Muita gente nova no palanque do governador.

wagner em capim grosso

A primeira visita em 2013 do governador Jaques Wagner (PT), a região do sisal, mais precisamente a cidade de Capim Grosso, no Território do Jacuípe, aconteceu neste sábado (05). O momento serviu para oficializar a presença dos prefeitos, vice e vereadores empossados na terça-feira (01), no palanque oficial e muitos deles pela primeira vez.

Zenonzinho e Wagner
Presença das duas gerações politicas de Santaluz – O médico Zenon Nunes da Silva Filho (PSD),  um dos mais jovens prefeitos do Território do sisal, foi um dos primeiros a abraçar o governador Jaques Wagner. Zenonzinho, como é conhecido, chegou a acompanhado do vice-prefeito Roudillys Rios do Nascimento. Os dois estrearam no palanque” do governador do estado. Simbolizando a geração atual, Zenonzinho e Roudillys, foram a Capim Grosso com Joselito Araújo Júnior e Zenon Nunes, “Donga”, respectivamente ex-prefeito e ex-vice-prefeito, representado a geração anterior cujo mandato terminou na segunda-feira (31/12), depois de oito anos.

Dida e Wagner

O único prefeito do DEM estava lá – O democrata Edemilton dos Santos Rios, conhecido por Dida, o único prefeito dos municípios dos Territórios do Sisal e do Jacuípe filiado ao DEM, também estave em Capim Grosso e fez questão de abraçar o governador. Dida estava de olho na segunda etapa do projeto de interligação das adutoras de Pedras Altas e São José. Dida ouviu o discurso de Wagner e ficou feliz ao saber que o governador quando vai a uma cidade ou autoriza obra, não pergunta a que partido o prefeito pertence, pois realiza para o povo.

nafitel e wagner
Nafitel é veterano – O prefeito de São Domingos, Domingos Nafitel Ramos Oliveira (PP), estava bem à vontade, pois se considera um veterano nos palanques de Wagner, de quem é fã. Nafitel nos últimos oito anos em que exerceu a função de vice-prefeito teve um presença expressiva nas cidades onde Wagner visitou e na eleição de 2010, quando o governador disputou a reeleição, aderiu ao petista bem antes do então prefeito Izaque Júnior, que entrou na campanha faltando oito dias.

daniel almeida - capim grosso
Daniel foi vaiado – Quando anunciado para falar, o deputado federal Daniel Almeida foi surpreendido por o inicio de vaia. O comunista teve uma presença marcante na campanha do candidato do partido a prefeito Marcos Antonio Rios Carneiro, que foi o segundo colocado entre os candidatos, obtendo 6.074 votos. A ex-vereadora Helga Oliveira Rios insultava o parlamentar com um papel onde continha à pergunta “Kd Marcos que não está aqui?”. Almeida desconheceu a manifestação da ex-vereadora.

cartazes de protesto em capim grosso
Mais protesto – Um grupo de jovens, no final do evento, apareceu com cartazes reivindicando a construção de um hospital público, pois o Hospital Nossa Senhora da Saúde, administrado pela família do ex-prefeito Adilsom Pinheiro foi fechado sob alegação de está devendo. Em um dos cartazes, uma mulher grávida pedia o helicóptero do governador para “parir” em Jacobina.

wagenr em capim grosso 3
Não tem um “palmo de terra” irrigado – O prefeito Jose Sivaldo Rios de Carvalho (PSDB) agradeceu ao governador a melhoria na qualidade da água que abastece e sede do município e as comunidades de Água Nova, Caiçara, Peixe, Pedras Altas, Melancia, Aroeira, Barro Vermelho, Colônia, Km seis, Km oito, Km 10, Volta/Camboeiro, Várzea das Pegadas, Várzea dos Foges e Lajedo, mas lamentou que o município não tivesse se quer um “palmo” de terra irrigada. “Como pode isto se a barragem de Pedras Alta fica em nosso município?”“, lamentou Sivaldo.

prefeito sivaldo, valdemí de assis e o major
Volta do tenente recebeu mais palmas que a água – O motivo da concentração com a presença do governador Jaques Wagner era a inauguração do sistema integrado, mas a notícia que o tenente Marcos José voltará a comandar o 5º pelotão de Capim Grosso, pertencente a 24ª CIPM, arrancou mais aplausos que a notícia que agora a água é “doce”.  O tenente estave à frente da PM de Capim Grosso durante  um ano e seis meses e foi transferido para Jacobina faltando três dias para eleição. O governador garantiu seu retorno nestes dez dias e o major Brandão Júnior (foto), comandante da 24ª CIPM disse que aguardava apenas o comunicado do seu superior.

Questionado pelo CN porque tanto carinho do povo pelo tenente, o prefeito Sivaldo Rios respondeu rapidamente: ele não tem medo de nada  e marginal é seu inimigo. A segurança do município foi outra depois do tenente.

wagenr em capim grosso 2
Esqueceu de mim – A assessoria da prefeita de Umburana Mirian Bruno da Silva (PDT), “gritou”, quando o governador leu todas as “fichinhas” e seu nome não apareceu. O Governador Jaques Wagner reclamou do cerimonial, pois não pode haver esquecimento desta natureza. O dito popular diz que a “primeira vez” nunca esquece e a primeira aparição pública ao lado do governador foi esquecida.

Cicero, Mitinho e Wagner

Um espaço para Relações Institucionais – O repórter do CN, Valdemi de Assis , quando concluiu suas funções de informar passo a passo, “vendo de perto para contar de certo”, aproveitou para conversar com o governador Jaques Wagner e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, sobre a situação de abastecimento d’água em Conceição do Coité. Na ausência do prefeito Assis, Valdemi pediu urgência, em nome do prefeito, na conclusão das obras da adutora de Biritinga e saiu esperançoso com o prazo para tudo normalizar: no máximo, 30 dias.   

Poucos deputados – A primeira viagem ao Território do Jacuípe do governador Jaques Wagner foi prestigiada por poucos deputados. Na esfera federal, estiveram presentes Daniel Almeida (PCdoB), Josias Gomes (PT) e Afonso Florence. Estadual, Marcelo Nilo (PDT) e Neusa Cadore (PT), autora da indicação.

helicoptero de wagner levanta voo em Capim Grosso- foto- Raimundo Mascarenhas
O governador adiantou a viagem – Previsto para chegar ás 09h, Wagner chegou a Capim Grosso ás 8h30 e saiu ás 10h30. Ele disse ao CN que tinha um compromisso importante, pois ia almoçar com a presidente Dilma Rousseff, que passa férias na Bahia.

Da redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.