bahia

quarta-feira, 02 de janeiro de 2013 17:50

Presença expressiva da população marca cerimônia de posse dos prefeitos e vereadores na região

Os militantes lotaram as câmaras municipais e suas dependências para assistir de perto a posse dos seus respectivos prefeitos, secretários e vereadores para a gestão 2013-2016.

O primeiro dia do ano de 2013 foi marcado, no campo da política, por solenidades de posse dos prefeitos e vereadores eleitos em outubro passado. No Brasil, cerca de 5, 5 mil prefeitos foram empossados ontem (1º/01).  No Território do Sisal e na Bacia do Jacuípe, houve momentos marcantes que entrarão para a história desses municípios, especialmente onde a população optou pela inovação, por um novo modelo de gestão pública. Os militantes lotaram as câmaras municipais e suas dependências para assistir de perto a posse dos seus respectivos prefeitos, secretários e vereadores para a gestão 2013-2016. 

Confira abaixo um resumo de algumas cerimônias pela região.

Assis 1Coité – Milhares de pessoas compareceram à histórica cerimônia de posse do prefeito Francisco de Assis Alves dos Santos e do vice-prefeito Alex Lopes da Silva na tarde desta terça-feira, 1º de janeiro de 2013, na sede da Câmara de Vereadores de Conceição do Coité.

No evento foi eleito presidente da Câmara o vereador Adalberto Gordiano (Betão), que empossou o prefeito. “Estou muito feliz com este momento”, declarou Betão. Assis e Alex fizeram o juramento, assinaram o termo de posse e fizeram o primeiro pronunciamento à população. Depois em ato público na Praça da Igreja assinou dez Decretos e dez Portarias.

Marcou presença na solenidade o Secretário de Estado da Casa Civil, Rui Costa; o deputado estadual Joseildo Ramos; o suplente de deputado federal Emiliano José; o Monsenhor Padre Luiz Rodrigues; dentre outras autoridades e um conjunto de representantes de organizações sociais.

Cansanção: Reeleito no dia 07 de outubro, o prefeito Ranulfo Gomes (PSD), o vice-prefeito Paulo Passos (PRP) e os treze vereadores, foram empossados na câmara municipal de Cansanção no final da tarde desta terça feira (01), também foi eleita e empossada a nova mesa diretora da Câmara.

Após a posse dos vereadores foi eleita à nova mesa diretora da Câmara, a chapa governista composta por Rodrigo Gomes presidente e Agnaldo Alcântara vice, saiu vencedora após obter sete votos contra seis votos da chapa oposicionista composta por Diodato Gois presidente e Rode vice. cansanção

Em seguida, a nova mesa diretora da Câmara empossou o prefeito reeleito Ranulfo Gomes e o vice-prefeito Paulinho. O prefeito parabenizou a nova Câmara e mais uma vez firmou o compromisso de continuar trabalhando pelo desenvolvimento de Cansanção: “Parabenizo a todos os eleitos e mais uma vez convoco a Câmara a continuar trabalhando pelo bem de Cansanção, independente de situação ou oposição, o interesse do povo está em primeiro lugar, quatro anos passa depressa, e como prefeito reeleito com mais de 2.200 votos de frente, vou continuar lutando pela construção de uma Cansanção cada vez melhor, e para isso, espero contar com o apoio de todos vocês vereadores” disse o prefeito Ranulfo. 

 Riachão – A Prefeita eleita de Riachão do Jacuípe, Tânia Matos (PDT), assumiu o cargo nesta última terça-feira, dia 1º de janeiro, após a solenidade de posse, em sessão especial, na Câmara de Vereadores do município.

O evento começou por volta das 16 horas. Primeiro os 13 vereadores eleitos foram empossados e, em seguida, aconteceram as posses da prefeita Tânia Matos e do vice, Dr. Francisco (PT).

RETIRORetiro – Cerca de mil pessoas prestigiaram ontem a posse dos nove vereadores, do vice-prefeito, Professor Arlânio e do prefeito de Retirolândia, André Martins. A cerimônia aconteceu à noite, na Associação Cultural Itatiaia (ACI) e contou com a estrutura de um telão do lado de fora do espaço para que toda a população tivesse acesso a um dos momentos mais esperados do dia. Na manhã do dia 01.01.12, foi realizada uma missão em ação de graças, no mesmo horário aconteceu também o ato de posse e eleição do presidente da câmara de vereadores do município.

Além da participação maciça da comunidade, estavam presentes líderes políticos e lideranças comunitárias que apoiaram a chapa vitoriosa no dia 07 de outubro de 2012. ”Precisamos incentivar a reorganização das associações comunitárias, pois, estas têm um papel fundamental no desenvolvimento do nosso município e com certeza terão condições de nos ajudar a desenvolver um trabalho essencial nas comunidades de base”, afirmou em seu discurso, o vereador, Railton Costa, conhecido por Rau.

A noite foi marcada por discursos fortes e emotivos. Como parte do protocolo oficial, após a fala de lideranças políticas e vereadores eleitos, o Sr. Adalberto Araújo (Beto do ônibus), Presidente da Câmara, realizou o ato de posse, conferindo a Dr. André e Professor Arlânio à responsabilidade em governar o município até o dia 31 de dezembro de 2016, bem como a entrega da chave, feito por dois ex-vereadores do município, o Srº Elídio Dias e o Srº Deval Tito. Neste momento, a euforia e alegria dos presentes, contagiaram e abrilhantaram o evento.

Tucano – Aconteceu  por volta das 17h40min, na Câmara Municipal de Tucano, na região sisaleira da Bahia, a Cerimônia de posse dos 15  vereadores eleitos  e reeleitos, para legislatura de 2013 a 2016. A cerimônia  foi aberta e presidida  pelo vereador mais velho e o segundo colocado no último pleito, Gildásio

Penedo. Depois de empossados, foi  realizada a eleição da mesa diretora da casa, para o biênio: 2013- 2014.TUCANO

Após  a eleição e a nova diretoria  ter tomado posse, os presentes, dirigiram-se até   a Igreja Matriz, onde  foi celebrada uma missa e em  seguida retornaram para  a Câmara Municipal e os parlamentares,  fizeram uso  da palavra e aproveitaram  para agradecer  os votos  de confiança  concebido pelos tucanenses.

Por volta das 20h45 min, foi empossado o prefeito Drº Igor Moreira Nunes (PT) e o seu vice Ivan Júnior (PSD). Drº Igor  iniciou sua fala  agradecendo  o apoio do  ex-prefeito Rubinho(PSB) e  de todos que  acreditaram  na sua proposta de governo, dando-lhe  o voto de confiança. O prefeito recém-empossado disse ainda que, fará um governo voltado para o povo sem distinção  de cor, crédulo religioso, ou ideologia política.

monte santo 2Monte Santo  – Prefeito, vice e vereadores eleitos em outubro de 2012 tomaram posse na tarde desta terça-feira (1º) em Monte Santo.. Por conta do índice populacional, a Câmara Municipal terá 15 vereadores, cinco a mais que a última legislatura. Destes 15, doze são novatos, um já passou pela câmara e dois foram reeleitos.

A cerimônia teve início na Câmara Municipal e foi encerrada na concha Acústica da Praça Monsenhor Berenguer. Os vereadores foram chamados para fazer o juramento e alguns deles fizeram um breve discurso de posse.

Após a Sessão todos foram a Concha Acústica da Praça onde Aproximadamente 5 mil pessoas aguardavam alguns breves discursos e logo após a missa que deu encerramento a cerimônia. 

 

Serrinha – A Solenidade de posse dos eleitos no pleito de 7 de outubro atrasou em uma hora e 10 minutos, mas transcorreu dentro da mais completa normalidade. serrinha 2

Prevista para começar as 18h00, somente teve a sua abertura oficial às 19h10, na voz do mestre de cerimônia Aloísio Farias.

O conhecido Rogério da Cerâmica por ter alcançado maior quantidade de votos, foi convidado para fazer o tradicional juramento.

Todos os vereadores tiveram direito a discursar para os que marcaram presença no salão da AABB de Serrinha e aproveitaram para agradecer e destacar o que pretendem realizar durante os quatro anos de mandato.

O vice-prefeito Gika da borracharia como é mais conhecido e Osni, o gestor do município, eleito pela segunda vez consecutiva também usaram a palavra, sendo bastante aplaudidos pela seleta plateia e pelos componentes da mesa diretora.

Durante a solenidade foi registrada ainda a presença do Deputado Estadual Joseildo Ramos e o deputado Federal Ruy Costa, que foram convidados para compor a mesa, ao lado de ex-deputado Plinio Carneiro, do ex-candidato a prefeito, nos anos 70, Ramalho Ramos, entre outros.

 ValenteValente – Na tarde de terça-feira, 1º de Janeiro de 2013, após a celebração da Missa em homenagem aos poderes Legislativo e Executivo do município de Valente, aconteceu a posse dos 11(onze) vereadores eleitos no último pleito eleitoral, bem como, a posse do Prefeito e Vice-Prefeito, que juntos conduzirão os rumos do município de Valente, pelos próximos 04 anos.

A solenidade de posse aconteceu na praça do Forródromo, em frente ao prédio da prefeitura. Na  oportunidade foram empossados Eduardo Cedraz (vice-prefeito); Ismael Ferreira (Prefeito). E os vereadores: Gabriel Mota, Zé de Zely, Gilberto Martins, Luzinho, Eminho, Tatau, Roni Amaral, Leninha, Sissi de Daniel, Romilson Cedraz, e Regi Mota.

Logo após o ato de posse, ocorreu a eleição para a nova mesa da Casa Legislativa do município de Valente, que conduzirá os trabalhos do poder legislativo no período de 2013-2014. Em singela votação, pois apenas uma chapa concorreu, o resultado final foi 11 votos favoráveis, unanimidade para os membros da nova mesa diretora, que ficou assim constituída.

Preocupações e expectativas – Como em todo país, a preocupação dos novos gestores da região é economizar. A lei de responsabilidade fiscal que exige um limite nos gastos com pagamento de pessoal, é a priori, o principal desafio das novas gestões, seguida de questões ligadas à saúde pública, educação e infraestrutura.  A seca que assola a região também aparece nos discursos como um dos assuntos mais preocupantes, que requer atenção especial neste começo de administração.

Passado esse momento de festa e comemorações, agora a população destes municípios espera que as demandas sociais sejam atendidas, e os projetos se transformem em ações práticas e consequentemente reflita em melhorias nas condições e qualidade de vida.

Da Redação CN



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.