bahia

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013 16:33

Rede de água da EMBASA se rompe em três pontos diferentes durante testes e interrompe abastecimento em Coité e Retirolândia

As duas redes que atendem a Conceição do Coité apresentaram problemas.

manutenção na rede de agua em coité

Ainda não foi dessa vez que os reservatórios da EMBASA de Conceição do Coité receberam o precioso e tão esperado liquido.Os serviços estão bem adiantados da nova rede da Adutora do Sisal com 75 km de extensão que vai ampliar a oferta de água de qualidade em uma ampla área da região sisaleira, já beneficiado com o sistema.Mas o que parecia ser mais fácil, no caso os testes, é o que vem mais complicando, pois toda estrutura está pronta para funcionamento e no momento que as bombas mandam água para os canos, sempre tem um ponto que acaba se rompendo, para desespero da população de Coité e Retirolândia que estão na mesma rede.  

manutenção na rede de agua em coité.rede nova

Esse vazamento ocorreu na nova adutora

No fim da tarde de quinta-feira,10, no espaço de 12 km correspondente a um ponto próximo a Via Uno a outro próximo ao Posto da Polícia Rodoviária Estadual, foram três rompimentos e para a infelicidade das pessoas que vêm há meses clamando por água, quebrou cano tanto na rede antiga quanto na nova rede que está em testes, diante do problema já são mais de 24 horas sem água em Coité e Retirolândia.

O CN esteve nos locais onde aconteceram os rompimentos e foi informado que até o inicio da noite o sistema poderá voltar a operar e continuar os testes da nova adutora, que deverá ser inaugurada até o fim deste mês de janeiro, conforme garantiu o secretário de Desenvolvimento Urbano do Governo da Bahia Cícero Monteiro ao secretário de Comunicação e Relações Institucionais Valdemí de Assis.  

embasa-bandiaçu

Um milhão e cem mil litros são necessários para encher esses dois reservatórios

A adutora funciona desde o inicio de década de 80 a partir de Biritinga,e agora conta com duas redes distintas, uma com tubulação de fibra de 250 mm, a outra com tubos de ferro na bitola de 300 mm (antigas). A nova rede utiliza tubulação de 500 mm, portanto possibilitando uma maior oferta de água que as existentes pela maior vazão.

Para atender a maior demanda prevista, foram perfurados cinco grandes poços no município de Biritinga com a profundidade de 600 metros cada. A água oriunda dessa região é conhecida pela boa qualidade que oferece para o uso humano.Potentes bombas e construção de novos reservatórios já estão prontos para operacionar em Bandiaçu e Conceição do Coité.  

A rede segue o mesmo traçado das anteriores, em termos de locais de abastecimento, a partir dos novos poços atendendo à população dos municípios de Conceição do Coité, Serrinha e Retirolândia, não apenas das sedes, mas também de diversas comunidades que ficam na rota da rede em instalação, além de alguns povoados do município de Ichu, dentre eles Nova Esperança e Barra.

bombas d'agua da embasa-bandiaçuA obra que tem custo estimado em R$ 27 milhões e no percurso estabelecido atravessando as terras dos três município foram instaladas sete grandes caixas, ou reservatórios, com capacidade para 4 milhões de litros de água cada.

Técnicos que trabalham na obra acreditam que com essa nova rede que terá capacidade para atender a cerca de 200 mil pessoas, das comunidades contempladas não deverão enfrentar problema de abastecimento de água nos próximos 30/50 anos, o que deixa a população tranquila já que os municípios contemplados estão no semi-árido baiano, que enfrenta todos os anos períodos de longa estiagem com sol intenso e alta temperatura resultado no maior consumo de água, o que muitas vezes faz com que a haja uma demanda reprimida. As perspectivas com a nova rede é que essa situação deixe de existir.

caminhões na embasa de bandiaçuCerca de 200 pessoas vão ao escritório da EMBASA de Conceição do Coité reclamar da falta d’água e a resposta não tem sido outra senão a interrupção por problemas na rede enquanto está sendo testada.

Vários caminhões passaram o dia inteiro encostados na EMBASA de Bandiaçu na tentativa de carregar para algum destino, mas foi em vão, nenhum veículo saiu carregado nesta sexta-feira.  

Por: Raimundo Mascarenhas



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.