bahia

quarta-feira, 15 de maio de 2013 16:30

Acidente com ônibus no Sul da Bahia deixou 10 mortos dentre eles, o motorista

Informações preliminares davam conta de 15 vítimas, segundo o site regional liberdadenews.

acidente na 101 O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou perícia no local do acidente que deixou 10 mortos na BR-101, no início da manhã desta quarta-feira (15), e aguarda imagens do sistema de telemetria e GPS do ônibus para concluir o laudo.

O perito criminal Bruno Mello, do DPT de Teixeira de Freitas, levanta a hipótese de que o motorista tenha perdido a atenção antes do acidente. “Acredito que ele tenha dormido ou passado mal e, por isso, não teve como manter a direção. Mas nós só vamos concluir o que houve quando chegarem as imagens”, diz.

O ônibus da Viação Águia Branca capotou após uma curva e caiu em uma ribanceira no km 896, entre as cidades de Caravelas e Teixeira de Freitas, por volta de 5h20. A perícia constatou por meio do tacógrafo que o veículo estava a 80 km/h. A velocidade máxima permitida na pista é de 90 km/h.

foto-teixeira newsSegundo o perito, a suspeita de que a neblina tenha atrapalhado a visão do motorista não está sendo considerada. “A neblina é comum nesta época, porém não deve ter impedido a visão do motorista. Cem metros antes do local do acidente tem uma placa bem grande indicando a curva. A neblina teria atrapalhado se o ônibus estive em uma velocidade alta, mas, pela velocidade que estava, dava para o motorista desviar ainda que não tivesse enxergado a placa”, afirma.

O ônibus passou direito na curva e caiu na ribanceira. Nove pessoas morreram no local, incluindo o motorista Maurício de Souza, 45 anos. Uma mulher ainda não identificada morreu ao dar entrada no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas.

A perícia constatou também que o ônibus não deixou marcas de freio na pista. “Não tem marca de frenagem. Não há indicio de que o motorista tenha tentado frear”, diz Mello. De acordo com o perito, a Águia Branca informou que Maurício conhecia bem a pista, pois fazia o mesmo trajeto há quatro anos.

acidente-na-br-101Além do motorista, haviam sido identificados até as 18h desta quarta-feira (15) os corpos de Maria da Ajuda Francisca dos Santos, 68, Elson de Oliveira, 71, Joselita Maria de Jesus, 63, Dalva Rodrigues Cacique, 68, Edna de Oliveira Silva, 42 e Maria Isabel Marques de Betoli, 76.

Outras 20 pessoas ficaram feridas e estão internadas no Hospital de Teixeira de Freitas, entre elas uma criança de dois anos que está fora de perigo.

O ônibus envolvido no acidente foi fabricado em 2011 e possui ocupação máxima de 46 lugares. A Águia Branca informou que o veículo saiu de Vitória com 27 passageiros às 23h de terça-feira (14) e seguia para Itamaraju. Em Linhares (ES) foram embarcados outros quatro passageiros, e dois desembarcaram na cidade de São Mateus (ES).

Segundo a empresa, o motorista passou pelo teste de vigília e bafômetro antes de sair com o ônibus da garagem e “o resultado garante que esteja alerta para iniciar a viagem”. Na nota, a Águia Branca “lamenta a morte de seu funcionário e dos passageiros e informa que está prestando toda a assistência aos familiares e vítimas do acidente em atendimento no hospital”.

Fonte: Correio / fotos: Teixeira News



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.