agricultura

domingo, 26 de maio de 2013 21:06

Algumas regiões já apresentam cenários mais alegres, mas quantidade de chuvas não aumentam nível das barragens

A maioria dos agricultores que plantaram milho e feijão estão esperançosos numa boa colheita.

verde em serra preta

Pasto no Município de Serra Preta

Mais da metade dos municípios baianos a cerca de trinta dias apresentavam cenários tristes com a seca e contabilizavam incalculáveis prejuízos com a morte de animais em decorrência da seca, considerada a maior dos últimos 50 anos. Mas a partir do final do mês de abril e durante todo mês de maio as chuvas caíram e vêm caindo em grande parte dos municípios afetados com a seca e mesmo não caindo em grande quantidade na maioria deles vem sendo suficientes para trazer o verde de volta e molhar a terra para o plantio.

pasto em serra preta

Serra Preta

O fenômeno que estamos falando é conhecido “seca verde”, onde os pastos estão verdes, mas a quantidade de água não e suficiente para manter a plantação por muito tempo, sorte que o sol não está tão forte e a chuva mesmo em pequena quantidade de milímetros não deixou de cair na maioria das cidades.

Em Riachão do Jacuípe aguadas de pequeno e médio porte receberam boa quantidade de água.

Em Riachão do Jacuípe aguadas de pequeno e médio porte receberam boa quantidade de água.

Aqui nesta reportagem o Calila apresenta duas situações distintas em regiões da Bahia, Território do Jacuípe e Território do Sisal, o verde na região jacuípe predomina melhor que no Sisal, a paisagem na região de Ipirá, Serra Preta e Riachão do Jacuípe parece até que a seca acabou, mas ainda não, mas é visível a melhora.

Açude de Tapera com a água no fim merecia uma boa retirada da lama para receber novas águas.

Açude de Tapera com a água no fim merecia uma boa retirada da lama para receber novas águas.

Em Santaluz o Açude Tapera está com seu nível jamais visto nas últimas décadas e para aumentar seu nível só as fortes chuvas de verão que não caem naquela região a pelo menos quatro anos. Por falar em Santaluz que sofria com a seca e estava entrando em situação critica correndo o risco de desabastecimento também nas residências, felizmente agradeceu pelas fortes chuvas que caíram em abundância na cabeceira que leva água para a Barragem da Leste que fica em Queimadas e os dois municípios estão aliviados.

A maioria dos agricultores que plantaram milho e feijão estão esperançosos numa boa colheita.

Por: Raimundo Mascarenhas



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.