bahia

sábado, 11 de maio de 2013 14:15

Câmara Municipal de Riachão do Jacuípe outorga quatro novos titulos de Cidadão

Dos quatro, três foram indicações do presidente da Câmara Antônio Marcos e aprovados por unanimidade.

titulos de cidadão jacuipense 2013 - des - foto- Raimundo Mascarenhas

A Câmara Municipal de Riachão do Jacuípe em sessão solene mentém a tradição de outorga de títulos de cidadão as pessoas que ao longo dos anos residem e ajudam no desenvolvimento do município,ou tenha prestado serviços importantes de forma coletiva. O vereador e presidente da Câmara Antônio Marcos Oliveira Silva,” Marquinho Maluco”, foi responsável pela indicação dos títulos ao Senador Walter Pinheiro (PT), deputado federal João Leão (PP) e o empresário Catarino Rios.O vereador licenciado Carlos Matos,que no inicio dessa nova gestão se afastou para assumir a pasta de secretario municipal, foi o autor da indicação do empresário do ramo de radiodifusão, diretor presidente da Rádio Baiana FM Carlos Alberto.

titulos de cidadão jacuipense 2013 - mesa - foto- Raimundo Mascarenhas

A cerimônia de outorga de titulos aos novos “filhos de Riachão” aconteceu na noite de sexta-feira,10, no auditório do Hotel Plaza, onde foi formada a mesa com o presidente Marquinho,a prefeita Tânia Matos,prefeito de São Domingos, Domingos Nafitel,de Queimadas Tarcísio Pedreira, comandante da Polícia Militar local capitão Lúcio,deputada estadual Neusa Cadore, ex-vice prefeito Gilsoney Passos, juiz aposentado José Ferreira, conhecido Dr Ferrerinha,atual vice-prefeito de Riachão Francisco Tadeu e secretário de Finanças Carlos Matos.

titulos de cidadão jacuipense 2013 - vereadores - foto- Raimundo Mascarenhas

O cerimonial montou ao lado direito da mesa, o espaço onde ficaram todos os vereadores,e a esquerda, as quatro cadeiras dos homenageados.Antes da entrega dos títulos foi franquiada a palavra, e todos que estiveram a mesa, com exerção dos prefeitos visitantes e do vice prefeito Dr Francisco, usaram o microfone para fazer comentários sobre os homenageados, o que deixou um ato longo, com mais de três horas de duração.

Mas, como a indicação dos nomes dos homenageados foi aceito por unanimidade pelos vereadores, as autoridades que fizeram a composição da mesa também os receberam muito bem.

titulos de cidadão jacuipense 2013 -Marquinho - foto- Raimundo MascarenhasO presidente Marquinho disse que os nomes escolhidos foram os melhores nos últimos anos, pois foram acolhidos por unanimidade pela câmara, pela mesa e pela sociedade jacuipense, inclusive elogiados independentemente da posição política local.Parabenizou Pinheiro pela luta constante pelos interesses da Bahia no Senado, agradeceu pelos recursos da emenda que resultou na construção do matadouro regional, disse também que Pinheiro conhece bem a luta do vereador e até o colocou como futuro governador da Bahia,o que disse no discurso estava escrito numa faixa na área externa do hotel.Marquinho parabenizou e comentou sobre os outros nomes que ele indicou com profundo conhecimento e na condição de radialista parabenizou a indicação de Carlos Matos, quanto a escolha do diretor da rádio e dispensou comentários sobre a sua afinidade com o deputado João Leão, que até o sobrenome do parlamentar ele já ganhou.

Tânia classificou como quatro grandes nomes, fez altos elogios a todos eles e pediu uma das ações que o povo de Riachão de modo especial o estudante mais reivindica, uma universidade publica.Disse que apesar de não marchar com o deputado João Leão no campo político vai bater a porta do seu gabinete.

titulos de cidadão jacuipense 2013 -Catarino -1 - foto- Raimundo Mascarenhas

Catarino Rios o primeiro a receber a honraria deixou muita gente surpresa, pois imaginava que o mesmo era natural de Riachão do Jacuípe, mas ele chegou ao municícpio em 1977 para plantar tomate e hoje é considerado um dos grandes empresários na cidade.Rios foi elogiado por todos que usaram a tribuna que reconheceram como homem de grande carater, simples, integro e muito dedicado a família.

titulos de cidadão jacuipense 2013 -Catarino -2 - foto- Raimundo MascarenhasCatarino Azevedo Rios, 59 anos, recebeu o titulo das mãos do empresário do ramo de farmácia e presidente do Democratas municipal Raimundo Falconere “Chuá” e do pastor evangélico Luiz Orlando.

Ao usar o microfone o jacuipense agora de fato e de direito inciou relatando o trecho biblico do livro de Filipenses cap 4 vers 8: Quanto ao mais,irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai“.Segundo ele aprendeu a amar esse tema.

Como já havia sido anunciado a postura de homem simples e de palavras comuns se limitou em agradecer e falar um pouco de sua trajetória profissional, de sua família e pessoas que o acolheu.

titulos de cidadão jacuipense 2013 -A.Carlos -1 - foto- Raimundo Mascarenhas

O segundo a receber o titulo foi o diretor presidente da Radio Baiana FM Carlos Alberto de Oliveira, responsável por montar a primeira emissora FM comercial na cidade, cuja mesma é sediada na cidade de Candeias, mas possuiu stúdio e programação local gerando empregos na cidade e levando informações diariamente para várias cidades dos territórios do Jacuípe, Piemonte e Sisal.

titulos de cidadão jacuipense 2013 -A.Carlos -2 - foto- Raimundo MascarenhasO empresário que tem 57 anos, natural de Bom Jesus da Lapa, depois de receber o titulo das mãos de Carlos Matos e Jailma Almeida, se dirigiu a tribuna onde disse que já viveu grandes momentos, mas não imaginou que por ter levado uma rádio a cidade fosse lhe render o titulo de cidadão, o que revelou ter sido uma das maiores emoções que já viveu.

Satisfeito pelo reconhecimento agradeceu a todos moradores,colaboradores e ao autor da honraria.

titulos de cidadão jacuipense 2013 -Pinheiro -1 - foto- Raimundo Mascarenhas

O senador da república Walter Pinheiro,foi aplaudido ao receber das mãos da prefeita Tânia e do vice Francisco. Natural de Salvador, 52 anos e com extenso currículo na vida profissional no setor das telecomunicações, na militância política com passagem pela câmara municipal da capital,deputado federal, secretário de Planejamento e agora senador, Pinheiro teve muito o que contar.

titulos de cidadão jacuipense 2013 -Pinheiro -2 - foto- Raimundo MascarenhasMas o senador que estava lá como o principal responsável pela colocação de uma emenda no valor de R$ 1 milhão de Reais para implantação do matadouro regional ,seguiu o que Catarino havia feito. Evangélico da igreja Batista da Pituba, numa defesa da etica e respeito e tentando passar para o público presente que nem todo político é mal, falou sobre a carta do apóstolo Paulo a Timotéo no capitulo 3.Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos;{molestosos, ou tempo perigosamente sentencioso} porque haverá homens amantes {amadores} de si mesmos, avarentos, presuntuosos, soberbos, blasfemos, {infamadores} desobedientes a pais e mães, ingratos,profanos,sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,traidores, temerários, inchados, {obstinados, orgulhosos,} mais amigos dos deleites do que amadores {amigos} de Deus. Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados (…).

titulos de cidadão jacuipense 2013 -publico - foto- Raimundo Mascarenhas

Walter Pinheiro contou muito de sua vida, o desejo do seu pai, que queria ele formado policial militar, conforme havia acontecido com outros dois irmãos, mas segundo ele, não era sua vocação, porém diante da cobrança do seu pai acabou se matriculando na escola de formação de policias, mas passou a ter outro desafio, para se livrar da carreira militar precisava mostrar pra família que estaria ingressando na faculdade para trabalhar numa boa atividade e estudou e passou para o curso superior na Escola Técnica da Bahia e apresentou o resultado a família ” Passei no vestibular, adeus polícia militar”, contou.

Pinheiro passou então a se envolver em tudo que se relaciona ao setor de telecomunicações foram 30 anos na Telebahia,que também foi chamada TELEMAR, hoje OI.

Pinheiro aproveitou para dizer que vive um grande momento, pois acaba de ser avô de trinetos.

titulos de cidadão jacuipense 2013 -Leão -1 - foto- Raimundo Mascarenhas

O último a ser chamado para receber o título foi o irreverente deputado João Leão.Natural de Recife- PE o parlamentar que está no seu quinto mandato, foi prefeito de Lauro de Freitas, secretário de Infraestrutura da primeira gestão de Wagner e depois assumiu a chefia da Casa Civil da prefeitura de Salvador na gestão de João Henrique.Depois de receber a honraria das mãos dos vereadores Ninho e Adonias,e tendo feito questão que os demais edis aparecessem na foto, Leão usou da palavra e como tem feito sempre em seus discursos acaba levando humor a arrancando risos do público presente.

titulos de cidadão jacuipense 2013 -Leão -2 - foto- Raimundo MascarenhasInicialmente perguntou se a prefeita Tânia já estava sendo chamada de “Taninha” pois com uma relação de nomes nas mãos que serviu de guia para saudações, observou que o sufixos “inho e inha ” são muito populares em Riachão do Jacuípe. vereadores: Celinho, Ninho,juninho, Marquinho, Carlinhos, lembrou do ex-prefeito Laurinho,” até o juiz é inha, Ferreirinha”, disse para o sorriso da plateia.Dando sequencia quem não tinha Inha nem inho ele improvisou.

Ao saudar a presidente da Câmara Antônio Marcos, ele disse que quando o conheceu tinha um nome muito feio ” Marquinho Maluco” então resolveu lhe passar o sobrenome Leão para ficar igual aos seus filhos Felipe Leão e Cacá Leão, ele passou a se chamar Marquinho Leão.Mas que conhece o parlamentar sabe que seu discurso é sempre de muito improviso, chegou a dizer que a música de Caetano Veloso que traz o refrão ” gosto muito de te ver leãozinho” foi inspirado numa mensagem que o cantor ouviu de uma namorada dele.

titulos de cidadão jacuipense 2013 -Leão -3 - foto- Raimundo MascarenhasLeão ao abrir o discurso foi logo mandando o recado para Pinheiro ” Temos que trabalhar por Riachão viu bonitão,os pedidos feitos aqui alguma coisa pode ser feita já este ano, colocar emenda para construir o centro cultural, pois a cidade é muito rica em cultura e não possui esse espaço.A Universidade não vai dá pra esse ano mas vai ser nossa meta também luta pela implantação e a estrada de Barreiros que fica a 12 km da BR 324 estive com Otto Alencar e ele me disse que iria fazer”, ressaltou João leão.

O parlamentar fez uma especie de prestação de contas dos recursos de emenda para investimentos no municipio como parlamentar e como secretário a construção da estrada que liga Riachão a Serra Preta.

titulos de cidadão jacuipense 2013 -coquetail - foto- Raimundo Mascarenhas

Após o ato, no salão de festas foi servido um coquetel aos convidados.

Texto e fotos: Raimundo Mascarenhas

 

 

 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.