economia

quinta-feira, 09 de maio de 2013 23:30

Comunidade rural da região do sisal mantém tradição de feira livre a noite

Valilândia e Queimada do Curral movimentam a feira, as comunidades são vizinhas e já estão praticamente unidas uma a outra.

feira livre de valilandia - foto-raimundo mascarenhas

A grande maioria das donas de casa, bem como os barraqueiros e barraqueiras de frutas, verdura e legumes, tradicionalmente fazem compras e comercializam produtos respectivamente preferencialmente no turno matutino, algumas pessoas acordam cedo para escolher os produtos mais fresquinhos e não machucados.

feira livre de valilandia-2 - foto-raimundo mascarenhasMas no município de Valente, a comunidade de Valilândia distante 12 km da sede, a feira livre acontece entre o fim da tarde das sextas-feiras e entra pelas 22h. O CN esteve por lá e descobriu que tem barraqueiro de Santaluz, Valente e de Coité, comercializando produtos e de forma bem natural à população realizando compras.

Segundo o ex-vereador da comunidade Zely a tradição começou em 1986 em função do pagamento de sisal. Os donos de batedeiras se dirigiam para Coité onde também é dia de feira livre e de acerto de contas com os exportadores que só chegavam à comunidade com o dinheiro na parte da tarde, quando alguém teve a ideia de montar uma banca no povoado, surgiram outros até se transformar numa feira livre.

feira livre de valilandia-3 - foto-raimundo mascarenhasInformações dão conta que existem barraqueiros que desmontam suas barracas em Coité e chegam ao fim da tarde em Valilândia para fazer comercio e de lá seguem para Santaluz para “pegar a feira” de sábado.

Um barraqueiro de Santaluz garante que o produto é de qualidade e às vezes é comercializado mais barato que em outras feiras. A feira parece agradar a população que não precisa se deslocar para a sede do município para adquirir os hortifruti.

Valilândia e Queimada do Curral movimentam a feira, as comunidades são vizinhas e já estão praticamente unidas uma a outra.       

Por: Raimundo Mascarenhas



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.