conceicao-do-coite

quarta-feira, 15 de maio de 2013 17:22

Equipe de fotógrafos austríacos visita escolas da zona rural de Coité para conhecer projeto financiado pelo ICEP

A visita da equipe pode resultar em novas parcerias para aplicação de recursos voltadas para educação no campo.

visita de equipe da Austria a fazenda Sitio II - 1

A secretária Municipal de Educação de Conceição do Coité, Perpétua Sampaio recepcionou na tarde de quarta-feira,15, uma equipe austríaca de fotógrafos contratada por uma instituição financeira para documentar toda realidade da educação voltada para a zona rural, de modo especial, fazer um registro in loco do que foi apresentado pela coordenadora do Movimento de Organizações Comunitárias – MOC Vera Carneiro, na Suiça no mês de janeiro deste ano, sobre os resultados obtidos a partir da implantação do projeto CAT – (Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do Campo) em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), as entidades da sociedade civil e as prefeituras,cujo investimento é feito pelo ICEP – Banco austríaco e acompanhado pelo MOC. 

visita de equipe da Austria a fazenda Sitio II - 2Uma escola da comunidade rural de Sítio II foi escolhida para receber a equipe de estrangeiros que fotografou as crianças e assistiu as apresentações culturais,conheceu o desempenho das crianças,a partir dos trabalhos aplicados no Cat e Baú de Leitura.Segundo a interprete Márcia Regina Pinho os visitantes gostaram do que viram e avaliaram como crianças bem cuidadas e desenvolvidas.

Segundo Bernadete Carneiro coordenadora do Baú de Leitura – MOC essa vinda de fotógrafos pode resultar em novos investimentos na educação do campo, pois, foi a pedido de uma outra instituição financeira que conheceu o projeto em janeiro e também pretende investir na educação do campo.

visita de equipe da Austria a fazenda Sitio II - desA secretária Perpétua disse que é muito importante essa parceria com o MOC e investidores estrangeiros com o projeto CAT que tem mostrado que desenvolve uma metodologia que valoriza os sujeitos com seus diferentes saberes e culturas capacitando educadores e crianças.

Durante o ano os educadores trabalham em sala de aula com temáticas ligadas ao dia-a-dia dos alunos, isso faz com que eles percebam a aplicação prática do conhecimento que está sendo adquirido. No final da unidade letiva ou da ficha pedagógica, os trabalhos que foram produzidos na escola são apresentados aos pais e a comunidade, durante a devolução do CAT.

visita de equipe da Austria a fazenda Sitio II - 3No processo de formação do CAT, os professores e coordenadores participam dos encontros intermunicipais de estudo, avaliação e planejamento das unidades letivas, oficinas e seminários temáticos nos municípios, ocasião em que os mesmos produzem o próprio material didático, adequado à realidade da escola, do município e da região. Desde quando foi criado, há 13 anos, os números de professores que trabalham com a metodologia do CAT tem crescido significativamente.

Por: Raimundo Mascarenhas * Informações MOC



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.