bahia

quarta-feira, 01 de maio de 2013 10:49

Febre aftosa: Pecuaristas de cidades afetadas pela seca podem pedir dispensa de vacina

Para isso, os criadores deverão comparecer obrigatoriamente aos escritórios da Adab para solicitar dispensa da vacinação.

vacina-300x200Os pecuaristas baianos devem vacinar seu rebanho contra a febre aftosa desta quarta-feira (1º) até o dia 31 de maio e atualizar o cadastro nos escritórios da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri). A vacinação é obrigatória para todo o rebanho de bovinos e bubalinos. Já os rebanhos localizados nos 219 municípios que decretaram estado de emergência devido à estiagem, que não possuem condições mínimas de serem vacinados, devido a deficiências nutricionais, terão a vacinação facultativa.

Para isso, os criadores deverão comparecer obrigatoriamente aos escritórios da Adab para solicitar dispensa da vacinação, declarar o quantitativo de animais existentes por espécie e, principalmente, informar as mortes e nascimentos ocorridos no período da seca. “A equipe da Agência irá analisar as solicitações dos produtores nestas áreas, orientando-os sobre a necessidade de vacinar os animais assim que seja restabelecida a normalidade climática ou a melhoria do escore corporal dos animais e quando necessitar transportá-los para fora do estado ou para eventos pecuários”, orienta o diretor de Defesa Sanitária Animal da Adab, Rui Leal.

Em posse destas informações, a agência pretende mensurar os prejuízos da seca para a pecuária baiana. Foi estimado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) que os criadores de animais já perderam um milhão de bois por conta da estiagem nos últimos anos.

Fonte: Bahia Noticias

 

 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.