bahia

terça-feira, 28 de maio de 2013 14:06

Grito da Terra Bahia reúne milhares de trabalhadores rurais em Salvador

O objetivo da mobilização é reivindicar políticas públicas e avanços para o fortalecimento da agricultura familiar, assalariados rurais e assentados da reforma agrária.

grito da terra bahia - governadoria

Momento da audiência com o governador 2012 – Arquivo CN

Por uma Bahia com sustentabilidade, reforma agrária, fortalecimento da agricultura familiar, políticas para convivência com o semiárido e segurança alimentar. Estes são lemas do Grito da Terra Bahia 2013, que acontece hoje e amanhã  (28 e 29)  em Salvador. Organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no estado da Bahia (FETAG), uma entidade com 50 anos de luta e história na defesa do homem e da mulher do campo, o evento deverá reunir cerca de cinco mil trabalhadores rurais e agricultores familiares de todo estado.

grito da terra bahia - claudio bastos

Presidente da FETAG – Cláudio Bastos em frente a SEAGRI – 2012

O Grito da Terra acontece como uma estratégia de ação do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), sob a coordenação da FETAG-BA. O objetivo da mobilização é reivindicar políticas públicas e avanços para o fortalecimento da agricultura familiar, assalariados rurais e assentados da reforma agrária.

Os trabalhadores e trabalhadoras rurais vão às ruas para reivindicar ao Governo do Estado acesso a terra como o início do processo produtivo, crédito, assistência técnica pública gratuita, continuada e de qualidade, saúde, educação e segurança no campo, habitação rural, regularização fundiária, titulação das terras, dentre outras demandas. A FETAG-BA espera que de forma coletiva, governo, entidades não governamentais fortaleçam a agricultura familiar e os povos do semiárido possam construir um plano de convivência com a seca que tenha sustentabilidade ambiental, hídrica, social, econômica e cultural de forma a vivermos e convivermos sem fome, sem sede e sem pobreza.

Por: Kardé Mourão/ fotos: Arquivo Raimundo Mascarenhas



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.