bahia

sábado, 25 de maio de 2013 17:33

Ipirá – Mandato de Neusa Cadore é avaliado em plenária e Walter Pinheiro é aclamado candidato a governador pelo PT

Para a deputada, o encontro reafirmou os compromissos de continuar estimulando a participação popular e a construção coletiva como forma de avançar ainda mais na democracia.

plenaria de neusa - 12

Com o tema “A Força da Gente constrói a nova Bahia e o novo Brasil”, a deputada estadual Neusa Cadore (PT) realizou na manhã desta sábado (25) no Centro Cultural Elofilo Marques, na cidade de Ipirá, a plenária estadual do Mandato. Contando com a presença do deputado federal Afonso Florence, prefeitos, vereadores e lideranças de diversos partidos, sendo na maioria ligadas ao PT, o evento teve como objetivo principal discutir a conjuntura política nacional e estadual, além de servir de espaço para avaliação do trabalho da parlamentar e escolha das prioridades de atuação.

plenaria de neusa - 13

Para a deputada, o encontro reafirmou os compromissos de continuar estimulando a participação popular e a construção coletiva como forma de avançar ainda mais na democracia. Dentre as conquista do mandato, Neusa comemorou o anúncio da implantação do núcleo da UNEB em Ipirá que irá atender aos municípios situados na Bacia do Jacuípe. Segundo a parlamentar, o acesso ao ensino superior é uma antiga luta da região, pois é um componente para o desenvolvimento e avanço de qualquer sociedade.

plenaria de neusa - 5O anúncio foi feito pelo reitor da UNEB Lourisvaldo Valentim que disse reconhecer a importância de um núcleo em Ipirá,  pois a cidade onde existe um Campus da UNEB mais próximo é Itaberaba a 80 km, outra opção Irecê a mais de 200 km. Valentim não divulgou os cursos que segundo ele  posteriormente serão anunciados, após uma discussão com a comunidade.

O prefeito de Ipirá, Ademildo Sampaio Almeida (PT) considerou o ato muito importante para a deputada Neusa Cadore e para o município, principalmente pelas boas notícias, a exemplo da implantação do núcleo da UNEB.

plenaria de neusa - 6Para Ademildo a conquista do núcleo da UNEB é importante, porém apelou para Neusa Cadore para viabilizar a implantação de novas indústrias, para viabilizar a economia, gerando emprego e renda. O gestor afirmou está satisfeito com a construção de cisternas, mas pediu apoio no sentido de construção de aguadas, que segundo ele é o que pode amenizar a situação de longas estiagens. Ainda sobre a seca ele lamentou a queda na produção de leite por conta da seca, o que castigou muito a economia do município, que se destaca entre as maiores bacias leiteiras do estado.  

plenaria de neusa - 10Secretário de Comunicação, Robinson Almeida, começou lembrando os líderes que administram os municípios da região e começam suas lutas pelos movimentos sociais e abordando as mudanças estruturais que aconteceram na vida do povo, a partir do projeto político conduzido pelo PT no Brasil e na Bahia. Ele também destacou a importância da militância, pois a luta é feita com a perspectiva de não desistir nunca, ou seja, lutar por mundo melhor.O secretário disse que o projeto petista de governar ainda só está começando e foi feito muito no Brasil e na Bahia e é preciso que cada militante lute pois o Brasil aos 513 anos o que foi visto mesmo de trabalho em favor dos menos favorecidos foi a partir do Governo Lula e Wagner e agora com Dilma.

plenaria de neusa - 3

Após a exibição de um vídeo, Robinson citou algumas ações realizadas pelo governo do estado, principiante na área de infraestrutura e de estradas. “Nunca na história um governo chegou perto que fizemos”, falou Almeida.

plenaria de neusa - 11O deputado federal Afonso Florence pautou seu pronunciamento relatando o atual quadro da política nacional. Falando sobre a campanha eleitoral do próximo ano na Bahia, Afonso falou ao CN que o PT dispõe de quatro bons candidatos e a ideia é que haja o consenso progressivo para a escolha do nome do partido para a chapa majoritária a partir diálogo com o governador e a base aliada, até o final de 2013, O perfil de candidatura deve privilegiar a densidade eleitoral, a representatividade política, o apoio na base aliada e na sociedade, mas o momento é pensar na escolha da nova diretoria da Bahia e do Brasil através do PED.

plenaria de neusa - 4O parlamentar não escondeu o desejo de ter Walter Pinheiro como candidato, segundo eles todos são grandes nomes e o que for indicado vestirá a camisa para continuar o projeto, ” Mas acho que agora é o momento de Pinheiro, ele está preparado para encarar essa caminhada. Florence expôs o desejo do prefeito de Quixabeira, Eliezer Costa (PT) que ao usar o microfone de forma espontanea externou seu desejo que o senador Walter Pinheiro seja o candidato a governador na sucessão de Jaques Wagner e a militância ensaiou uma manifestação favorável à candidatura de Pinheiro. 

Ao fim do discurso de Florence um militante puxou um refrão êô êô Pinheiro governador e ganhou adesão de outros que cantaram e aplaudiram

IMG_4027Ana Pinheiro, esposa do senador Walter Pinheiro, participou na plenária, justificou a ausência do marido o chamou de “craque”, “mas um homem só é craque se fizer parte de um grande time”, falou Ana Pinheiro. Numa linguagem religiosa e com várias citações bíblicas, ele falou que não é filiada a nenhum partido e estava sempre ao lado de um homem preocupado com a qualidade de vida das pessoas e se o esposo for candidato a governo e obtiver a vitória, fará um governo diferente e deixará uma marca no setor social neste estado tão carente.

plenaria de neusa - 7Presente na plenária, Joilma Tanan Santos, secretária da Associação Comunitária do Malhador, comunidade localizada as margens BA 052, distante 18 km da sede de Ipirá, falou ao CN sobre o esforço do mandato da deputada Neusa Codore para desenvolver a atividade coureira, principalmente na geração de emprego e renda no município de Ipirá. Ele lembrou o esforço da deputada para elaboração de uma proposta visando subsidiar a construção de políticas públicas para o setor e fortalecer a cadeia produtiva do couro, em especial os pequenos empreendimentos e a realização de uma Feira do Couro com o objetivo de abrir novos mercados, dar visibilidade aos produtos e dinamizar a economia, o turismo e a cultura. “Nossa cultura do couro está acabando e esta iniciativa de Neusa é muito importante”, concluiu.

plenaria de neusa - 8

Além de Ipirá, participaram da plenária representantes dos municípios de Pintadas, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Baixa Grande, Itaberaba, Morro do Chapéu, Itaetê, Gavião, Nova Fátima, Serrinha, Retirolândia, Santa Luz, Ruy Barbosa, Castro Alves, Ibitiara, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Feira de Santana, Ipecaetá, Piritiba, Valença, Salvador, Mundo Novo, Lauro de Freitas, Antonio Cardoso, Capim Grosso, São José do Jacuíp, Pé de Serra, Paripiranga, Nova Itarana, Serra Preta, Camaçari, Lagedinho, Itiúba, Maíri e Jacobina.

Por: Valdemí de Assis /Fotos: Raimundo Mascarenhas

 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.