nordestina

sexta-feira, 10 de maio de 2013 10:06

Nordestina I – 28 metros de bolo,inaugurações e esperança nos diamantes para comemorar 28 anos de emancipação

Nordestina foi emancipada o Município de Queimadas em 09 de maio de 1985, antes era chamada de Cajueiro.O prefeito que mais governou foi o atual, Wilson Matos (Ito) que está no quarto mandato.

G

Com o tradicional bolo medindo 28 metros, colocado na Praça Tertuliano Souza Pereira, que, após cantar os parabéns, foi fatiado e distribuído entre os moradores e uma festa, cujo palco foi montado no cruzamento da Rua Humbelino Santana com a Praça Vital Guimarães, onde se apresentaram os grupos musicais Os Clones, Forrozeiro da Molesta e Brega Vinha, encerrou nas primeiras horas desta sexta-feira (10), os festejos dos 28 anos de emancipação política administrativa do município de Nordestina, localizado no Território do Sisal. O prefeito Wilson Matos (PSD), conhecido popularmente por Ito, que está na sua quarta gestão, foi quem mais soprou a vela de aniversário. 

Nordestina tem população estimada em 15 mil habitantes.Em local por denominado Fazenda Cajueiro, mais tarde Cajueiro, que alcançou rápido desenvolvimento, se formou o município hoje denominado Nordestina. Município criado com território desmembrado de Queimadas, por força de Lei Estadual de 9 de maio de 1985. A sede foi elevada a cidade quando da criação do município. Distante 259 km de Salvador e faz limite territorial com Queimadas, Quijingue, Cansanção e Santaluz.

Além dos festejos pela emancipação política outra tradição popular é o São João que nos últimos anos acontece de forma antecipada.

G

Durante todo o dia aconteceram atividades, esportivas com maratonas masculino e feminino, inauguração da sede da Associação dos Agentes de Saúde, a Farmácia Bahia, Academia de Saúde e ampliação e reforma do Posto de Saúde do Povoado do Jacu, a maior comunidade rural do município.

farmacia da bahiaSegundo a secretária de Saúde, Olivia Costa, durante sessenta dias foi alugada uma casa na comunidade para funcionar o PSF, enquanto acontecia a reforma. “Foram construídos dois banheiros, farmácia, salas para vacinação, reunião, almoxarifado e ampliado os consultórios”, frisou Olivia.

A secretária também falou sobre a construção e implantação da Farmácia da Bahia em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Construída em frente ao Hospital Otto Alencar, o programa busca facilitar o acesso da população aos medicamentos a exemplo dos remédios para hipertensão e diabetes.

niver de nordestina-missaO prefeito Wilson Matos e primeira dama Eliete Araújo participaram da missa em ação de graça celebrada pelo padre Miguel, da Paróquia de Santo Antonio de Queimadas e ao final Ito, como é conhecido o chefe do executivo, falou da sua alegria em comemorar mais um ano de emancipação e festejar os avanços obtidos ao longo deste ano. Entusiasmado, o prefeito falou sobre academia da Saúde inaugurada no começo da manhã com a chegada das corridas feminina e masculina.

niver de nordestina-3-academia

Segundo Ito, esta academia tem o objetivo de contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação deste espaço público construído com infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados para o desenvolvimento de práticas corporais, orientação de atividade física, promoção de ações de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar, bem como outras temáticas que envolvam a realidade local, além de práticas artísticas e culturais, a exemplo de teatro, música, pintura e artesanato. Segundo o prefeito já foram contratados um fisioterapeuta, uma nutricionista, um médico e será contratado um educador físico para atender as pessoas que vão usar este bem público.

nordestina - fazenda onde será explorado diamanteA maior mina de diamantes do Brasil – Outro assunto relatado pelo prefeito Wilson Matos ao CN, motivo de comemoração, foi à descoberta no mês de abril de uma mina de diamantes, considerada a maior do Brasil. Segundo Ito, a empresa tem licença para funcionar, não vai agredir o meio ambiente e nem usar produtos químicos, só água e por causa dos diamantes, o município deve arrecadar R$ 5 milhões por ano de royalties mineral e serão criados no mínimo 500 empregos diretos. “Fora a arrecadação do Imposto Sobre Serviços, entre outros”, diz o gestor.

Além do aumento de receita, Nordestina deve ganhar em infraestrutura. “A empresa prometeu melhorar as estradas vicinais. E os empresários se prontificaram a melhorar o local”, falou o prefeito.

Para o transporte da nova riqueza, a Lipari Mineração deve construir um aeroporto na cidade e os investimentos em infraestrutura são importantes, garante o prefeito, pois a descoberta deve atrair novos moradores. O local onde deverão ser extraídos os diamantes fica a 07 km da cidade, ou seja, na Fazenda Caldeirão Coberto, próximo a Lagoa dos Bois.

niver de nordestina-portal

“Não tenho dúvida de que vai inflacionar tudo.” Wilson Araújo Matos conta que, com os novos recursos, vai potencializar a Educação, a Saúde e o Saneamento em Nordestina, que também produz ouro.

Por: Valdemí de Assis / fotos Sidicleiton Souza (Zé Bim) e Raimundo Mascarenhas



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.