sao-domingos

domingo, 26 de maio de 2013 14:20

Oficinas de fotografia do projeto ‘Fotocultura Sisal’ iniciaram neste sábado, 25

O projeto atende jovens de 15 a 17 anos de escolas públicas da cidade.

DSCF5630O projeto ‘Fotocultura Sisal’, contemplado no Programa Cultural Banco do Nordeste – BNDES, cujo tem apoio do Governo Federal, fomentado e coordenado por Rilzimar Carneiro, comunicólogo formado pela UNEB Campus XIV de Coité, teve inicio das oficinas de fotografia neste sábado, 25, no auditório do PETI, em São Domingos, tendo como monitor,  Teones Araújo (também comunicólogo), de Conceição do Coité.

O projeto atende jovens de 15 a 17 anos de escolas públicas da cidade, tem como objetivos, propiciar conhecimento teórico e prático acerca da fotografia e registrar as manifestações culturais de São Domingos, aproveitando a realização da Semana da Cultura, no próximo dia 08 de junho.

No primeiro dia de oficina os participantes tiveram aula expositiva sobre a história, evolução da fotografia, conceitos e como funcionam as partes de uma câmera. Na próxima, os alunos terão aula prática, como treino para o trabalho final: a produção das fotos, que serão expostas em praça pública para a comunidade são-dominguense, depois de selecionadas e reveladas.

 teones e rilzy“Tem sido uma experiência interessante. Passar o conhecimento para estes jovens, por mais que seja básico, é muito gratificante, pois além de entender mais sobre essa arte que é a fotografia, uma das mais fascinantes invenções do homem, eles vão registrar a cultura local, valorizando-a, através de foto, e futuramente pode ser um acervo histórico relevante para a memória cultural de São Domingos”, comentou  Teones Araújo.

Rilzimar Carneiro explica o procedimento do projeto e fala da expectativa: “O FotoCultura Sisal é um projeto que foi pensado em oportunizar jovens de 15 a 17 anos de São Domingos a conhecer essa grande arte que é a fotografia,  buscar conhecimentos a cerca da cultura local, que cada vez mais vem se tornando desconhecida. A expectativa é muito positiva, tendo em vista que a procura por vagas, e informações sobre o projeto foi muito grande. Espero que todos os adolescentes que compareceram na abertura possam continuar participando, pois esse projeto que foi pensado e feito pra eles. Penso que poderia ser executado em outras cidades, se tiver apoio”.

Da Redação CN



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.