bahia

terça-feira, 21 de maio de 2013 10:56

Prefeitura de Coité implanta educação em tempo integral em 47 escolas públicas

As escolas municipais participam do programa Mais Educação,uma parceria com o Governo Federal permitindo que as crianças fiquem mais tempo nas escolas e longe da violência.

mais educação - salgadaliaA Prefeitura de Conceição do Coité, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME),lançou na manhã de segunda-feira (20),na Igreja de São José, no distrito de Salgadália e a tarde no distrito de Aroeira (sede) e Açude, o programa Mais Educação para 47 escolas da rede pública municipal de ensino.

Segundo Perpétua Sampaio, secretária de Educação, a proposta do programa é manter os alunos por mais tempo nas escolas, por meio de atividades pedagógicas e esportivas. Em 2012, Conceição do Coité contava com três escolas de tempo integral, com o programa e passou para 50 em 2013. oferecendo mais horas de atividades. “O Mais Educação agrega mais valores, aulas de reforço, oficinas de diversas modalidades esportivas e jogos pedagógicos”, explicou a secretária.

perpétua - mais educação - coité.jpg2Em Salgadália, Perpétua Sampaio agradeceu ao apoio dos pais nas reformas das escolas, em especial na participação dos mutirões. Ela disse também que a contrapartida da Prefeitura, conforme o programa foi implantado por meio de um convênio da Prefeitura com o Ministério da Educação (MEC). De acordo com a secretária, o Governo Federal repassou recursos para o município comprar materiais e contratar os monitores das oficinas e a Prefeitura ampliou os prédios, alugou imóveis para o funcionamento de oficinas e vai garantir a merenda escolar, sendo quatro refeições diárias. “Nós garantimos esse funcionamento. O município entra com 50% e o Governo Federal com 50%. Esse dinheiro é anual, dentro de um ano renova-se o convênio”, esclareceu a secretária.

perpétua - mais educação - coitéO município de Conceição do Coité tem 106 escolas e o programa beneficiam alunos em 47 estabelecimentos com previsão de implantação em mais duas em 2014. Segundo Juliana Ramos, coordenadora municipal do programa, a ideia inicial era atender 6.398 alunos, baseando-se nos dados da matrícula em 2012, mas este número foi reduzido e serão beneficiados aproximadamente 4 mil.

“Além de elevar o tempo de permanência destes alunos nas escolas com o objetivo de diminuir o tempo de exposição às drogas e criminalidade, outras ações previstas pelo programa são ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos com diferentes atividades educativas, oferecer acesso às novas tecnologias para estimular a pesquisa e buscar a participação da comunidade na escola, na execução e elaboração de oficinas”, concluiu Juliana.

assis - mais educaçao - coité -O prefeito Francisco de Assis (PT) acredita que o programa é uma maneira de fortalecer as famílias, principalmente porque hoje as mães têm que trabalhar para contribuir com a renda familiar. “Esse projeto inclui tantas crianças para que essas mães tenham oportunidade de desenvolver outras atividades”, destacou. Assis, como é conhecido, lembrou que o projeto é um incentivo do governo para a melhoria do aprendizado dos alunos na rede municipal, com o objetivo de ampliar e qualificar o tempo escolar complementando o trabalho pedagógico de sala de aula, as crianças e jovens que se relacionam com áreas diversas tais como: reforço escolar, esportes, lazer e cultura.

No inicio da tarde o prefeito foi ao Distrito de Aroeira onde participou de uma reunião com os pais e alunos das escolas da região. Falando para uma grande plateia, o prefeito disse que as crianças só se desenvolvem com educação e pediu para que os pais mantivessem seus filhos na escola e acreditasse na equipe de trabalho. “Esse pessoal vai cuidar dos filhos”, externou o prefeito enquanto apresentava a equipe.

coite - mais educação

Ao falar sobre os professores, Assis lembrou que também já exerceu esta função por sete anos e eram necessários 16 meses para receber o salário mínimo. Ele falou ainda sobre a necessidade de valorização das coisas públicas, pois são colocados a serviço das pessoas para melhorarem suas qualidades de vida.

Ao ser recepcionado em Açude de Aroeira pelos alunos do PETI, Assis falou ao CN que conhecia as pessoas daquela comunidade, seus problemas e tinha projetos, começando pela educação. “Começa um tempo diferente no Açude”, falou Assis.

assis - mais educação - açude de aroeira

Em uma sala da Escola Raquel de Queirós o prefeito conversou com os alunos, na maioria abaixo de dez anos, utilizando de uma linguagem pedagogia e arrancou aplausos da “gurizada” ao convocar todos para estudarem, pois estava diante de muita gente inteligente. Em outro momento, conversou com os pais que lotaram as dependências de outra sala.

assis - mais educação - açude de aroeira.2Antes da fala oficial do prefeito, os monitores do programa apresentaram um cordel, utilizando de objetos representativos para aumenta a oferta educativa na escola por meio de atividades optativas como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes.

O prefeito reconheceu o trabalho dos profissionais da Secretaria de Educação, pois estão trabalhando para melhorar a educação em Conceição do Coité. “Os filhos de vocês serão bem cuidados pela nossa equipe”, afirmou Assis no final tarde em Açude de Aroeira, encerrando a extensa agenda de implantação do programa.

Veja abaixo a lista das escolas beneficiadas e assista ao vídeo produzido pela assessoria Prefeitura de Conceição do Coité no lançamento do programa em Salgadália.

Escolas com recursos

 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.