educacao

terça-feira, 04 de junho de 2013 00:45

Pé de Serra- Município realiza II Conferência Municipal de Educação

A Conferência Municipal de Educação de Pé de Serra terminou com apresentações culturais.

pe de serra conferenciaCom o objetivo de discutir propostas e elaborar políticas públicas de acordo com as demandas educacionais do município, a II Conferência de Pé de Serra foi realizada nesta  segunda-feira,03, com a abertura do evento realizada pela secretária de Educação, Maria Paula, além da participação do chefe de Gabinete, Rildo Rios, que representou o prefeito, Hildefonso Vitório.

Além da Conferência Municipal de Educação, serão realizadas ainda este ano em Pé de Serra, as  Conferências, das Cidades, de Cultura e Meio Ambiente.
 
Após a abertura do evento, a secretária Municipal de Educação de Riachão do Jacuípe, Ana Rita Rios, convidada para fazer a palestra inicial, exibiu vídeo musicado com a canção de Geraldo Vandré, cantada por Zé Ramalho: “Pra não dizer que não falei das flores”, ilustrado por imagens de conflitos entre policiais e estudantes durante a Ditadura Militar.
 
pe de serra conferencia.2A secretária iniciou sua fala lembrando que não dá para falar de Educação sem fazer uma retomada no contexto histórico do nosso país, assim, para ela, é importante lembrar do período ditatorial do Brasil, em que não tínhamos uma oportunidade como esta; a de realizar, a partir de Conferências, mudanças de paradigmas em nossa educação, isso concretizado, a partir da mudança de práticas, que efetivamente melhore a qualidade de nossa educação.
 
“São nestes momentos que fazemos nossas reflexões, apesar da democracia, sabemos que vivemos em um país em que a Educação ainda não é prioridade, se assim fosse, hoje estaríamos em pautas e manchetes de meios de comunicação por estarmos realizando eventos como estes: espaços de debates tão importantes, mas que, muitas vezes não passam de discursos”, destacou Ana Rita Rios, que abordou o seguinte tema: “PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.
 
A secretária falou da importância do PNE e da participação popular em sua elaboração, porém ressaltou que a população precisa resgatar a coragem e a participação do brasileiro, mais efetiva no período ditatorial, que mesmo sob regime de censura e repressão, questionavam mais a mudança das coisas.
 
Ainda em palestra de abertura, Ana Rita falou da importância em resgatarmos a nossa identidade regional, exibindo vídeo musicado com Asa Branca de Luiz Gonzaga e costurado com imagens do artista e da cultura nordestina, evocando nossa identidade regional, motivo que enaltece o Nordeste também como um espaço de produção de saberes em detrimento da visão midiática sobre o Nordeste brasileiro.
 
O início do Evento contou ainda com a apresentação do grupo de Capoeira Quibamba. Após a abertura do evento foi servido coofe brak e dividida as turmas com base nos seguintes eixos de discussões:
 
Eixo 1- O PNE e o Sistema Nacional de Educação
Eixo 2- Educação e Diversidade; Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos, mediado pelos professores Eudes Lima e Giomara da Silva
Eixo 3: Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente, mediado pelos professores Cristiane Rios, Mônica Matos e Jucélia da Silva.
Eixo 4: Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem, mediado pelos professores Isabela Rios e Lucineide Carneiro
Eixo 5:Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social, mediado pelos professores Marinei Oliveira, João Neres e Roque Américo.
Eixo 6: Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho, mediado pelos professores Rosivande Rios e Jomar Araújo.
Eixo 7: Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recurssos
 
Pela tarde após almoço e fim das discussões dos eixos temáticos, a Conferência foi aberta para as apresentações das decisões dos grupos em cada Eixo, em seguida foram eleitos os delegados para representarem o município na Conferência Territorial de Educação, a ser realizada na próxima semana, dia 11, em Riachão do Jacuípe e a Estadual em Salvador.
 
A Conferência Municipal de Educação de Pé de Serra terminou com apresentações culturais.
 
Por Laura Ferreira/Ascom-Pé de Serra


COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.

  • + LIDAS