educacao

terça-feira, 06 de agosto de 2013 14:26

Sisutec oferece quase 8 mil vagas na Bahia

7.760 vagas serão destinadas somente para a Bahia. As inscrições começam hoje e acontecem até o próximo dia 12 no site do Sisutec

Sisutec oferece quase 8 mil vagas na Bahia; confira lista de cursos e vagas em Salvador
O Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec), lançado ontem pelo Ministério da Educação, disponibilizará 239.792 vagas gratuitas para cursos técnicos e profissionalizantes no segundo semestre deste ano. Somente para a Bahia, serão destinadas 7.760 vagas.

Os cursos técnicos estão distribuídos entre 586 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, instituições do Sistema S de ensino (Senai e Senac), escolas técnicas das redes estaduais e universidades. A maior parte das vagas será oferecida por instituições privadas. As inscrições começam hoje e acontecem até o próximo dia 12 no site do Sisutec. As aulas terão início entre os dias 22 de agosto e 21 de outubro.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

Benefício
Poderão participar do Sisutec alunos que realizaram a edição de 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Das vagas disponíveis, 85% estão reservadas para alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou particulares na condição de bolsistas integrais.

O candidato poderá escolher até dois cursos, que têm de um a dois anos de duração, com carga horária entre 800 e 1.200 horas-aula. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a oferta de ensino técnico profissionalizante é uma alternativa para os estudantes que não vão ingressar no ensino superior e para quem já está no mercado de trabalho e quer se especializar. “Quem já está no mercado de trabalho sabe que se fizer o curso cresce mais rápido, melhora os salários e a carreira. Outros que querem entrar no mercado de trabalho têm uma excelente opção”, explicou.

O Sisutec é uma espécie de braço do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Demanda
Os cursos com maior oferta de vagas são os ligados à tecnologia da informação, à saúde e à área industrial. Lideram a lista os de técnico em informática (23 mil), técnico em enfermagem (14 mil), técnico em logística (13 mil), técnico em segurança do trabalho (13 mil) e em redes de computadores (11 mil).

A divulgação dos resultados em primeira chamada está prevista para o dia 14 de agosto, com matrículas nos dois dias seguintes. A segunda chamada deve ser divulgada em 19 de agosto, com matrículas no dia 20. Caso o total de de 239,7 mil vagas não seja preenchido, as vagas remanescentes poderão ser ocupadas por estudantes com ensino médio completo que não tenham realizado o Enem.

Cotas
Para negros, indígenas e pardos também está reservado um número de vagas. Segundo o edital, as cotas raciais do Sisutec estão atreladas à rede de ensino onde o candidato terminou o ensino médio.

Nas instituições federais, nas vagas destinadas a negros, pardos e indígenas, será reservado um percentual correspondente à porcentagem dessa população na Unidade Federativa do município onde a vaga é oferecida, segundo o censo mais recente.

Por exemplo, em um município onde há 100 pessoas, e cinco são negras, pardas ou indígenas, caso haja 20 vagas para um determinado curso, quatro delas serão destinadas às cotas.

Haverá dois tipos de cotas raciais: uma é específica para alunos que fizeram o ensino médio na rede pública, ou como bolsista integral na rede particular, desde que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.

A outra exige que os estudantes interessados na cota racial tenham cursado a rede pública ou tenham tido bolsa integral na rede privada, mas não atrela a participação dos estudantes à renda familiar. As demais vagas serão de ampla concorrência.

RTEmagicC_SISUTECINFOS.jpg

RTEmagicC_lista-de-cursos-e-vagas-para-salvador-grande.jpgCom informações do Correio*



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.

  • + LIDAS