colunas

sexta-feira, 25 de outubro de 2013 08:42

Aquela máscara negra – Mário Lima

Caso você não saiba, esse bloco a que você pertence, que adota o nome de black blocs, começou na Alemanha com bandeiras ambientais

Não vai ser bom te ver outra vez! Aquela máscara negra que esconde teu rosto não me deixa saudade! Não me leve a mal, mas você estraga nosso carnaval!

Caso você não saiba, esse bloco a que você pertence, que adota o nome de black blocs, começou na Alemanha com bandeiras ambientais. E tentavam impedir usinas nucleares. E como o bicho por lá pegou,usaram máscaras para livrar a cara.

Esse negócio de se esconder atrás de máscaras vem de um tempo em que o Mar Morto ainda nem estava doente… E sempre teve bons propósitos, como espantar os maus espíritos, animar o teatro grego, Romeu para ficar com Julieta em baile de mascarados, D. Diego se passando pelo Zorro para enfrentar os tiranos…

Ah! Sim, você quer me dizer que essa também é sua praia. Que o teu negócio é combater esse sistema que está aí e então você manda ver em tudo que é símbolo do capitalismo e desse poder burguês corrupto.

“Ta legal! Eu aceito o argumento!”, Não sei se você vai aceitar o meu. “Mas não me altere o samba tanto assim”, “Sem preconceito ou mania de passado…”, tenho que te dizer umas poucas e más.

Você já ouviu falar em spread bancário? É, a grosso modo, o custo do dinheiro que o banqueiro empresta pra nós. Então ele diz que a taxa de juros é alta porque precisa compensar a elevada inadimplência do País, nossa carga tributária e meio mundo de coisas de lá ele.

Pois bem, vem você e sua turma e quebra as agências dos caras. Pensa que eles ligam? Nada. Aí é que eles gostam porque agora ainda tem o vandalismo dos mascarados que não respeitam a sacrossanta propriedade privada e eles tem que desembolsar uma grana extra (que não é pouca, lá ele) para consertar o que sua galera quebrou. E então tome mais juros no lombo da rapaziada.

Por um acaso você já ouviu falar em contratação emergencial? É aquela que não pode esperar uma licitação. Licitação é um instrumento que, em tese, visa proteger o interesse da sociedade, permitindo igualdade de condições na contratação de obras e serviços pelo governo, com o preço mais barato. Só que tem hora ou situações que não dá pra aguardar todos aqueles trâmites e aí então a coisa vai pela dispensa ou inexigibilidade. E aí é onde a viúva dança.

Vem você e seu pessoal e arrepia com prédios e monumentos públicos. Pensa que os caras ligam? Oh! Com o rosto mais compungido vão para a TV e os jornais dizer de sua indignação, mas garantem que a população não pode ser prejudicada e logo logo tudo será reparado. Rapidinho arrumam um contrato emergencial, sem licitação porque licitação demora pra botar tudo no lugar. E aí o natal da criança tá garantido.

É, parceiro… Opa! Foi mal: você não é meu parceiro. Querendo demolir o capitalismo, tudo que você faz é dar discurso para o que há de mais selvagem e corrupto no sistema. É nisso que dá querer fazer revolução só com os músculos.

Sabe de mais uma: com essa sua intolerância, esse seu apego a violência, você não fica devendo nada aqueles imbecis neo-nazistas, os carecas, que também se apresentam como skin heads.

Pode dizer que o que eu sou é um baita reaça, que é nisto que vira aqueles reformistas do PCBÃO. Teus rótulos não me comovem.  Já fui acusado até de comer criancinhas e a história era bem diferente: apenas umas mães, e ainda quando dava certo.

Não ignoro que há momentos em que o confronto precisa ser pela força. É quando não há espaços institucionais para a propagação de idéias, e aí o recurso a violência, conquanto não seja defensável, é justificável. Foi assim nos anos de chumbo.

Só que agora, para varrer o meu terreiro, só preciso de vassoura. Madame gostando ou não do samba, Pai Francisco pode entrar na roda tocando seu violão,que se seu Delegado vier de lá, Pai Francisco agora é Cidadão.

MARIO LIMA

ADVOGADO E PROCURADOR DO ESTADO



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.