esporte

quarta-feira, 30 de outubro de 2013 14:06

CBF irá instaurar procedimento no MJ e Diego Costa poderá perder nacionalidade brasileira

O procedimento, segundo o advogado, terá como base o Artigo 12 da Constituição

20131029150403033AP

Foto: Reprodução

Além de contestar juridicamente na Fifa a opção de Diego Costa de jogar pela seleção espanhola, a CBF vai instaurar um procedimento contra o atacante no Ministério da Justiça para que seja declarada a perda da nacionalidade brasileira. Diretor jurídico da confederação, Carlos Eugênio Lopes disse que o jogador do Atlético de Madrid, artilheiro e destaque do atual Campeonato Espanhol, escolheu a Espanha por razão “financeira”.

— Não tenha dúvida de que Diego Costa foi aliciado. Sofreu duas horas de pressão dos espanhóis na noite de ontem (segunda-feira) e mais duas horas na manhã de hoje (terça). É óbvio que a razão da escolha foi financeira. O presidente (da CBF, José Maria Marin) me autorizou a instaurar um procedimento no Ministério da Justiça, pedindo a perda da cidadania brasileira, que Diego Costa repudiou — afirmou Lopes ao GLOBO, no início da noite de terça.

O procedimento, segundo o advogado, terá como base o Artigo 12 da ConstituiçãoO procedimento, segundo o advogado, terá como base o Artigo 12 da Constituição, que diz: “Será declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que adquirir outra nacionalidade, salvo nos casos de reconhecimento de nacionalidade originária pela lei estrangeira; que tem posição de naturalização pela norma estrangeira ao brasileiro residente em estado estrangeiro, como condição para permanência em seu território ou para o exercício de direitos civis.”

— Essas duas condições não se aplicam a Diego Costa. Ele fala em amor ao Brasil na carta que enviou à CBF, mas optou pela Espanha no mesmo ano em que jogou duas partidas amistosas pela seleção brasileira (contra Itália e Rússia, em março passado), e, agora, na mesma semana em que estava convocado para mais dois amistosos em novembro — criticou Lopes.

Com informações de O Globo*



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.