conceicao-do-coite

quarta-feira, 09 de outubro de 2013 09:33

Coité: Sarau Social na véspera do Dia das Crianças torna-se vitrine de projetos

Participarão do Sarau projetos de música, teatro, literatura e dança. Na programação inclui visitação a stands e muitas surpresas.

Primeiro Sarau reuniu centenas de pessoas ; foto: Raimundo Mascarenhas

Primeiro Sarau reuniu centenas de pessoas ; foto: Raimundo Mascarenhas

Na véspera do Dia da Criança Conceição do Coité volta a viver o Sarau Social. Um evento que pretende servir de vitrine para envolver cada vez mais os projetos sociais na comunidade local. O encontro das artes será no Pátio do Fórum da Comarca no dia 11 de outubro, às 17h, e visa destacar o papel social da Justiça oferecendo um espaço de acolhimento e de alegria para os coiteenses.

Sarau social - batuque de surdos - foto-raimundo mascarenhas

“Participar do Sarau é motivo de orgulho para mim e meus alunos”, defini Ramon Silva, que desenvolve projeto de música percussiva. Já para o Maestro Josevaldo, da Orquestra Santo Antônio, é uma oportunidade de conseguir mais apoiadores. “Desenvolvemos hoje diversos cursos profissionalizantes para os jovens, oficinas de restauração e construção de instrumentos musicais, estamos construindo um teatro, temos verba da Prefeitura que nos permitiu dobrar o atendimento este ano e grande apoio da Justiça local, já ganhamos vários projetos e prêmios, saímos em diversos meios de comunicação, mas ainda não temos nenhum patrocinador. Essa é mais uma oportunidade para mostrarmos que precisamos de mais apoio”, esclareceu o maestro Nim.

Sarau social - gerivaldo fotografando - foto-raimundo mascarenhasO Fórum Durval da Silva Pinto fica na Praça Porcina Rosa de Araújo e segundo o Juiz de Direito, Gerivaldo Alves Neiva, o evento pretende ser o mais intenso de todos os tempos. “Nós vãos reunir aqui no espaço cultural que criamos a alguns anos o que temos de melhor na nossa cidade. É uma oportunidade ímpar para a população conhecer as boas práticas culturais do município. Coité também tem muita coisa boa”, considera o meritíssimo Juiz que é apaixonado pela cultura local.

O prefeito da cidade Francisco de Assis estará presente no encontro. Ele que entende que os projetos sociais, especialmente voltados para crianças e adolescentes, são forças importantes que o município possui. “Tenho motivos de sobra para acreditar no presente e no futuro de Conceição do Coité”, disse Assis. Ele lembra que várias iniciativas da comunidade como a Brigada Anjos da Vida, Orquestra Santo Antônio, ADEC, as escolinhas de futebol, o Batuque Social, o Programa Mais Educação, dentre outras ações, “estão conduzindo a juventude para bons caminhos”, acrescentou.

Participarão do Sarau projetos de música, teatro, literatura e dança. Na programação inclui visitação a stands e muitas surpresas.

Programação: 17h

· Roda de capoeira Mundo Capoeira (Mestre Samuray).

.Visitação aos stands do Grupo de Produção Esperança e da Mobilização Social contra a Dengue.

.Abertura Oficial pelas autoridades

.Teatro: Grupo Cactus

.Poesia: Declamação de poema com a temática “Esperança” com jovem do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (antigo Projovem) e uma criança dos Grupos PAIF do CRAS.

.Orquestra Sinfônica Santo Antônio

.Música com pacientes CAPS

.Teatro: Encenação do Trabalho Infantil

.Percussão com alunos da Escola Amado João (Terra Nova) junto com o Batuque Social

.Poema Contemporâneo do SCFV São João

.Teatro: Escola João Paulo

.Balé de Salgadália

.Teatro: Escola João Paulo Fragoso

.Dança: Escola Leandro Gonçalves da Silva – Amorosa

.Roda de Capoeira e Maculelê das Escolas Educandário, Ana Rios e Emídio Lima

.Levada final com Batuque Social.

Sobre os projetos:

Programa Mais Educação: Em 2013, o Mais Educação foi ampliado em Conceição do Coité de 03 para 47 escolas. Os resultados são impressionantes com diversas ações sendo desenvolvidas em todo o município. A iniciativa envolve artistas, produtores culturais e mestres populares com as ações pedagógicas das escolas municipais. Pais, estudantes e professores produzindo conhecimento de forma lúdica e prazerosa nas escolas, praças e espaços esportivos. A estratégia de desenvolver Educação Integral compõe as ações previstas no Plano de Desenvolvimento da Educação, o qual prevê que a formação do estudante seja feita, além da escola, com a participação da família e da comunidade. Em cada escola os alunos frequentam um turno em aula regular e no contraturno com oficinas diversificadas de educação, esporte e lazer.

Orquestra Sinfônica Santo Antônio: A ideia do projeto surgiu com a finalidade de estimular a cultura de crianças e adolescentes dos bairros Alto da Colina e Mansão da Paz. E com o apoio da comunidade e do Governo da Gente agora atende a jovens de todo o município. É desenvolvido pelo músico e regente Josevaldo Silva (Nim) e coordenado por Maria Valdete, que fazem um trabalho de interferência cultural e social, na vida de meninos e meninas da comunidade, a partir da música. O objetivo do projeto é contribuir a autoestima de adolescentes e jovens coiteenses. A inclusão social é feita por meio do ensino de instrumentos musicais e de atividades culturais. Como exemplo de curso profissionalizante para os jovens, a oficina de restauração de instrumentos de sopro. Para ajudar a iniciativa deposite qualquer valor nas contas da Associação de Moradores do Alto da Colina, CNPJ: 16.436.065/0001-14. SICOOB: Banco 756, Agência 3017, C/C 15.509-8 e Caixa Econômica Federal: Banco 104, Agencia 1448, Conta Poupança 013.78422-3.

Batuque Social: Tem o objetivo de inclusão social através da música percussiva e de formar cidadãos contribuintes para uma sociedade cada vez mais justa, menos violenta, longe das vulnerabilidades próprios da juventude e do meio social empodrecido, tornando-o mais aprazível de viver. Ramon Silva é o instrutor e idealizador do Projeto, conta com apoio da comunidade e com alguns comerciantes locais. Para ajudar o projeto entre em contato com Ramon Silva, tel. 75.9179-0643.

Mundo Capoeira: O professor Samuray desenvolve há 19 anos trabalhos comunitários com a capoeira, incentivando, formando e contribuindo para que jovens carentes sejam personagens de novas ações e valores sociais do seu município. A valorização das manifestações populares e afro-descendentes como a capoeira integram a pauta das discussões a cerca da preservação da memória e das identidades. Para ajudar o projeto entre em contato com Mestre Samuray, tel. 75.9126-9208.

Grupo de Produção Esperança: Formado por 10 mulheres moradoras dos bairros Matadouro e Cruzeiro em Conceição do Coité, o Grupo de Produção Esperança surgiu no intuito de gerar renda às famílias dessas mulheres que fizeram os cursos de culinária oferecidos no CRAS Matadouro. Para dar continuidade ao objetivo do curso, que é gerar renda às famílias para que estas possuam melhor qualidade de vida. O grupo aceita contribuições e encomendas. Para ajuda-las basta tornar-se clientes das deliciosas guloseimas. Visite o stand durante o Sarau Social.

Serviços Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV): um serviço realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com seu ciclo de vida, com o objetivo de: assegurar espaços de convívio familiar e comunitário e o desenvolvimento de relações de afetividade e sociabilidade; valorizar a cultura de famílias e comunidades locais pela revalorização de suas culturas e a promoção de vivências lúdicas; desenvolver o sentimento de pertença e de identidade; promover a socialização e convivência. São acompanhados pelas equipes da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura, através dos CRAS locais.

Música no CAPS (Loucos uns pelos outros): A ideia de introduzir a música nas terapias desenvolvidas no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Coité partiu da necessidade de levar alegria e motivação às pessoas que têm algum tipo de sofrimento mental, de integra-los como cidadãos de direitos, com direito a cultura e ao lazer, pegando a força da música para apoiar as demais atividades. As oficinas ou como prefere chamar a equipe do CAPS, a musicoterapia é conduzida pelo Maestro Josevaldo (Nim) e são acompanhadas pela equipe técnica da instituição. O CAPS integra a Secretaria Municipal de Saúde e fica localizado na Rua Euclides da Cunha, 171, tel. 75.3262-1652.

Grupo Teatral Cactus: O grupo surgiu da iniciativa de lideranças jovens da Igreja Católica de Conceição do Coité, pela carência de espaços culturais no município e pela necessidade de estimular a arte entre os adolescentes e jovens dessa comunidade, bem como ampliar o seu repertório cultural. Entendendo a importância do teatro como manifestação humana na história e como um fator relevante da cultura brasileira, a proposta do grupo é de contribuir na formação cultural e social dos envolvidos, pois compreende que o contato com a linguagem teatral, ajudará os adolescentes e jovens a desenvolverem ações coletivas e o exercício da cidadania.

Por: Paulo Marcos : SECOM PMCC



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.