politica

quinta-feira, 17 de outubro de 2013 15:27

Novo modelo para escolha de deputados e vereadores é aprovado por Grupo da Câmara

A previsão é que os projetos aprovados pelo grupo comecem a ser analisados em novembro pela Câmara.

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.OeRGf7Hj9vNa reta final dos trabalhos, o grupo da Câmara que discute sugestões para a reforma política aprovou nesta quinta-feira (17) um novo sistema para eleição de deputados e vereadores.

O modelo segue o que parlamentares chamaram de voto proporcional regionalizado. Com isso, segundo a Folha, os estados serão divididos por regiões e os candidatos vão disputar os votos nesses distritos e não mais em toda unidade da Federação.

A proposta foi costurada pelo grupo em cima de uma sugestão apresentada pelo deputado Marcos Pestana (PSDB-MG). Ele alegou que essa ideia aproxima o eleitor do candidato e amplia o controle social. O tucano disse que em 2010 percorreu 116 municípios mineiros atrás de voto.

O grupo rejeitou uma proposta para voto em lista fechada. Na próxima semana, os deputados vão discutir financiamento de campanha. A tendência é que seja aprovado um sistema misto, com financiamento público e privado.

Os deputados também devem debater o fim da reeleição e o mandato de cinco anos. Os trabalhos do grupo devem ser concluídos no fim do mês.

A previsão é que os projetos aprovados pelo grupo comecem a ser analisados em novembro pela Câmara.

Com informações do Bahia Notícias*



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.