Monte Santo: prefeito Jorge Andrade recebe reivindicações de várias associações comunitárias

No final do movimento, o prefeito Jorge Andrade se juntou aos manifestantes e almoçou pelos corredores do prédio da prefeitura e assinou termos de responsabilidade ao cumprimento da pauta.

jorge andrade recebe reivindicações

Cerca de 300 pessoas mobilizaram-se na manhã de terça-feira,12, no prédio da Prefeitura Municipal de Monte Santo onde levaram uma pauta de reivindicações para o poder executivo municipal.No ensejo,agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, que aderiram à paralisação nacional,juntaram-se com os manifestantes das comunidades rurais do município.

jorge andrade recebe reivindicações.2Na pauta os comunitários pediam a limpeza e ampliação de aguadas,barragens e açudes;recuperação e cascalhamento de estradas; construção de cisternas de bicas; construção de PSF regional; transportes para saúde; melhoramento da iluminação pública; instalação de dessanilizador na comunidade de Lagoa do Saco e melhoramento de qualidade e do abastecimento da água pelo exército.

Uma comissão de representantes da ARESOL, Associações Comunitárias Rurais, Associações de Fundo e Fecho de Pasto, representantes da ACOTERRA, AREFASE e CPT de Senhor do Bonfim foi criada e reunida junto ao prefeito Municipal, Jorge Andrade, que não se omitiu em ouvir todas as reivindicações e cumpriu toda a pauta em questões de horas. Na chegada do prefeito, a comissão já estava formada e na companhia da assessoria jurídica, do vice prefeito e de secretários, reuniram-se por cerca de 02h30, onde discutiam a pauta e procuravam uma solução para os problemas ali, apresentados.

jorge andrade recebe reivindicações.3A situação do povoado de Tapera, foi tratado de uma forma especial devido a parceria que é pensada com o governo do estado para a recuperação de um dos maiores e mais importantes açudes da região. Charles Conceição, representante da Associação de Tapera, ressaltou que além de sua importância hídrica o açude tem uma grande história. “O açude de Tapera tem uma existência a cerca de 30 anos e desde a sua construção até hoje, ninguém nunca conseguiu ver o chão dele, pra se ter uma ideia, ele foi totalmente construído de forma braçal e é o sustento de muita gente não só naquela localidade.”destaca.

Uma reunião será marcada em breve, com o secretário da Casa Civil, Rui Costa e com o vice governador, Otto Alencar, na presença de representantes da Associação Comunitária de Tapera, para apresentar a situação do açude.

montesanto

Em sua fala,Jorge Andrade agradeceu à todos que se faziam presentes e explicou como seria aceita a pauta. De início, a limpeza de aguadas de localidades foram acertadas com uma certa emergência devido a proximidade das “chuvas de verão” e os trabalhos já começaram antes mesmo da reivindicação, a exemplo da aguada do “Paredão do Lou”. Três roteiros foram criados para facilitar os trabalhos, sendo: São Gonçalo, Bento, Poço do Boi, Barra, Flores, Paciência, Lagoa Bonita, Santo Antônio do Mestre, Penedo e Caraíba o primeiro; Desterro do Alto Alegre, Saguim, Jacurici e Pedra do Dórea o segundo e respectivamente; Barreiras do Jardim, Paus Verdes, Fazenda Velha e Caramujo o terceiro.

Antes mesmo das reivindicações algumas das localidades, as quais não estavam em pauta, já estavam recebendo patrolamento e cascalhamento de estradas vicinais, limpeza e recuperação de aguadas e a construção de cisternas pelo município afora.

jorge andrade recebe reivindicações.4Em acordo com os representantes das associações, o cascalhamento de estradas será iniciado após o serviço com as aguadas. Com a saúde abordada, a prefeitura se comprometeu em aumentar o efetivo dos transportes destinados à emergências. Já a iluminação pública, que também foi pautada, a prefeitura municipal se comprometeu em realizar banho de luz até junho do ano que vem, nas comunidades apresentadas e em outras que necessitam. E na reivindicação dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, uma reunião para o próximo 6 de dezembro foi marcada.

No final do movimento, o prefeito Jorge Andrade se juntou aos manifestantes e almoçou pelos corredores do prédio da prefeitura e assinou termos de responsabilidade ao cumprimento da pauta com todos os representantes das associações. Todos saíram com um sorriso no rosto em saber que a democracia venceu mais uma vez.

Fonte: Monte Santo.Net/fotos Montesanto e Raimundo Mascarenhas

comentários Esconder »
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.
  1. Betinho: 
    Santaluz - 14 de novembro de 2013
    Isso que é Prefeito!!!
  2. Aline - Fundo de Pasto: 
    Monte Santo - 14 de novembro de 2013
    Só pra esclarecer: os trabalhos de limpeza das aguadas, como a do Paredão do Lôu, começaram antes da mobilização, porque os "puxa saco" fizeram chegar aos ouvidos do PREFEITO que iria acontecer esta mobilização. Numa tentativa de impedir que esta acontecesse, o PREFEITO mandou uma máquina pra comunidade, um dia antes da Mobilização.!!!
veja também Ver todos »
Deputada pede a presença maciça do povo de Monte Santo nas urnas para evitar o alto índice de abstenção e consequentemente aumentará a frente de Dilma em relação ao primeiro turno.
Este ano é esperado em torno de 50 mil pessoas na cidade para acompanhar os festivos de Todos os Santos.
A maratona política teve inicio às 09h em Nordestina e encerrou por volta das 22h em Euclides da Cunha.