Monte Santo: prefeito Jorge Andrade recebe reivindicações de várias associações comunitárias

No final do movimento, o prefeito Jorge Andrade se juntou aos manifestantes e almoçou pelos corredores do prédio da prefeitura e assinou termos de responsabilidade ao cumprimento da pauta.

jorge andrade recebe reivindicações

Cerca de 300 pessoas mobilizaram-se na manhã de terça-feira,12, no prédio da Prefeitura Municipal de Monte Santo onde levaram uma pauta de reivindicações para o poder executivo municipal.No ensejo,agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, que aderiram à paralisação nacional,juntaram-se com os manifestantes das comunidades rurais do município.

jorge andrade recebe reivindicações.2Na pauta os comunitários pediam a limpeza e ampliação de aguadas,barragens e açudes;recuperação e cascalhamento de estradas; construção de cisternas de bicas; construção de PSF regional; transportes para saúde; melhoramento da iluminação pública; instalação de dessanilizador na comunidade de Lagoa do Saco e melhoramento de qualidade e do abastecimento da água pelo exército.

Uma comissão de representantes da ARESOL, Associações Comunitárias Rurais, Associações de Fundo e Fecho de Pasto, representantes da ACOTERRA, AREFASE e CPT de Senhor do Bonfim foi criada e reunida junto ao prefeito Municipal, Jorge Andrade, que não se omitiu em ouvir todas as reivindicações e cumpriu toda a pauta em questões de horas. Na chegada do prefeito, a comissão já estava formada e na companhia da assessoria jurídica, do vice prefeito e de secretários, reuniram-se por cerca de 02h30, onde discutiam a pauta e procuravam uma solução para os problemas ali, apresentados.

jorge andrade recebe reivindicações.3A situação do povoado de Tapera, foi tratado de uma forma especial devido a parceria que é pensada com o governo do estado para a recuperação de um dos maiores e mais importantes açudes da região. Charles Conceição, representante da Associação de Tapera, ressaltou que além de sua importância hídrica o açude tem uma grande história. “O açude de Tapera tem uma existência a cerca de 30 anos e desde a sua construção até hoje, ninguém nunca conseguiu ver o chão dele, pra se ter uma ideia, ele foi totalmente construído de forma braçal e é o sustento de muita gente não só naquela localidade.”destaca.

Uma reunião será marcada em breve, com o secretário da Casa Civil, Rui Costa e com o vice governador, Otto Alencar, na presença de representantes da Associação Comunitária de Tapera, para apresentar a situação do açude.

montesanto

Em sua fala,Jorge Andrade agradeceu à todos que se faziam presentes e explicou como seria aceita a pauta. De início, a limpeza de aguadas de localidades foram acertadas com uma certa emergência devido a proximidade das “chuvas de verão” e os trabalhos já começaram antes mesmo da reivindicação, a exemplo da aguada do “Paredão do Lou”. Três roteiros foram criados para facilitar os trabalhos, sendo: São Gonçalo, Bento, Poço do Boi, Barra, Flores, Paciência, Lagoa Bonita, Santo Antônio do Mestre, Penedo e Caraíba o primeiro; Desterro do Alto Alegre, Saguim, Jacurici e Pedra do Dórea o segundo e respectivamente; Barreiras do Jardim, Paus Verdes, Fazenda Velha e Caramujo o terceiro.

Antes mesmo das reivindicações algumas das localidades, as quais não estavam em pauta, já estavam recebendo patrolamento e cascalhamento de estradas vicinais, limpeza e recuperação de aguadas e a construção de cisternas pelo município afora.

jorge andrade recebe reivindicações.4Em acordo com os representantes das associações, o cascalhamento de estradas será iniciado após o serviço com as aguadas. Com a saúde abordada, a prefeitura se comprometeu em aumentar o efetivo dos transportes destinados à emergências. Já a iluminação pública, que também foi pautada, a prefeitura municipal se comprometeu em realizar banho de luz até junho do ano que vem, nas comunidades apresentadas e em outras que necessitam. E na reivindicação dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, uma reunião para o próximo 6 de dezembro foi marcada.

No final do movimento, o prefeito Jorge Andrade se juntou aos manifestantes e almoçou pelos corredores do prédio da prefeitura e assinou termos de responsabilidade ao cumprimento da pauta com todos os representantes das associações. Todos saíram com um sorriso no rosto em saber que a democracia venceu mais uma vez.

Fonte: Monte Santo.Net/fotos Montesanto e Raimundo Mascarenhas

comentários Esconder »
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.
  1. Betinho: 
    Santaluz - 14 de novembro de 2013
    Isso que é Prefeito!!!
  2. Aline - Fundo de Pasto: 
    Monte Santo - 14 de novembro de 2013
    Só pra esclarecer: os trabalhos de limpeza das aguadas, como a do Paredão do Lôu, começaram antes da mobilização, porque os "puxa saco" fizeram chegar aos ouvidos do PREFEITO que iria acontecer esta mobilização. Numa tentativa de impedir que esta acontecesse, o PREFEITO mandou uma máquina pra comunidade, um dia antes da Mobilização.!!!
veja também Ver todos »
A maratona política teve inicio às 09h em Nordestina e encerrou por volta das 22h em Euclides da Cunha.
Segundo informações Marcos seria diplomado em medicina por uma faculdade da Bolívia, mas não passou na prova de revalidação do diploma no Brasil
A Policia investiga a autoria e motivação do crime.