conceicao-do-coite

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013 18:47

Atletas coiteense de malas prontas para corrida de São Silvestre

Kalunga e Bilia treinam forte para tentar subir ao pódio da maior maratona de rua do planeta.

Kalunga exibe duas medalhas conquistadas nas duas maratonas que participou e Bilia a bandeira coiteense.

Kalunga exibe duas medalhas conquistadas nas duas maratonas que participou e Bilia a bandeira coiteense.

Os coiteenses Antonio Ferreira Piancó, 34 anos, conhecido Kalunga Tosador e Elias de Souza Lima, conhecido por Bilia “o atleta do Povo”, 32 anos,vão encarar  pela primeira vez a corrida Internacional de São Silvestre no dia 31 de dezembro, na cidade de São Paulo. Ambos vêm treinando bastante e prometem fazer bonito na mais tradicional corrida de rua do Brasil que recebe atletas de vários países.

Segundo o atleta Kalunga vai para chegar pelo menos entre os primeiros, no percurso dos 15 quilometros e tem se cuidado bastante tanto nos exercícios físicos  em academia como nas corridas livres, sem esquecer da parte nutricional.

kalunga

“Treino três vezes na semana pela manhã, numa distância maior do que vou precisar correr, (17 km) e conforme os meus cálculos não posso correr menos de  20 quilômetros por hora em 10 km, não só eu, mas qualquer um dos concorrentes que pense em chegar entre os primeiros precisar atingir essa marca”,explica Kalunga. Sem uma profissional em nutrição Antônio revelou que tem feito uma dieta balanceada e busca na internet a tabela para ajudá-lo na ingestão dos alimentos.

Kalunga conta que estreou em maratonas este ano de 2013 e conquistou duas medalhas, uma na Meia Maratona de Salvador ficou em 7º lugar concorrendo com quase  três mil atletas e a outra foi na corrida Duque de Caxias, em Jacobina, ficou em quatro lugar na sua categoria 35 anos.O atleta disse ainda ao CN que está muito melhor preparado para a São Silvestre, pois em Jacobina percorreu 40 minutos em 10 km e agora nos treinos baixou 10 minutos em 10 km.Segundo ele não é possível baixar mais que isso.

kalunga.2Kalunga disse ainda que está preparado para a competição e vai usar estratégia para corrida,viaja para São Paulo dia 25, e vai correr no percurso para fazer o reconhecimento da prova, “preciso conhecer o piso, as curvas, ladeiras, para quando sair na corrida valendo saber dos possíveis obstáculos”, finalizou Kalunga que embora tenha estreado em corridas neste ano, demonstra maturidade.

O atleta que vive do ramo de tosar cães, disse que já tem a passagem garantida, mas esbarra na falta de patrocínio e vai aproveitar essa ultima semana antes da  viagem para tentar conseguir recursos financeiros que possa lhe dar maior tranquilidade para a viagem.

Elias de Souza Lima

bilia-2

Bilia já tem mais experiência em corridas, segundo ele está indo a São Silvestre confiante depois de ter conquistado o 1º Lugar XXVII Corrida Duque de Caxias (Jacobina Bahia) 2º Lugar na Corrida do Fogo, Corpo de Bombeiros (Feira de Santana) 3º Lugar 2ª meia maratona Caixa Bahia (Salvador 2012) 4º Lugar 3º meia maratona Caixa Bahia (Salvador 2013) e 4º Lugar Meia Maratona Iguatemi Farol a Farol.

biliaO “atleta do povo” é um ex-viciado em drogas e disse que influenciado pelo ex-delegado de policia de Conceição do Coité Gustavo Coutinho, que o incentivou a deixar o vicio e encarar a sério o esporte, o presenteou com um tênis e  “depois disso superei as drogas e meu vicio hoje é correr e competir”, conta Elias.

Bilia se candidatou a vereador nas eleições de 2012 mas não obteve êxito, e o mais curioso, foi a forma como chegava aos comícios fora da sede do município, enquanto todos iam de carro ele ia correndo. O compromisso com o atletismo é tão grande que ele mantém sob a roupa de trabalho, já que exerce a função de porteiro de uma escola, a roupa de treinamento, e se depender do seu empenho de treinar até cinco vezes por dia vai está no pódio da São Silvestre.

Elias disse que viaja dia 29, dois dias antes da prova e está tranquilo quanto a viagem, disse ter patrocinador, nutricionista e garantiu que até academia tem a sua disposição bem como os pares de tênis por conta de um patrocinador.

Bilia e Kalunga recebem apoio da prefeitura e como gratidão e orgulho de ser coiteense, Bilia já separou a bandeira do município certo que irá exibir para todo o planeta. Eles pagaram cada um o valor de R$ 125 de taxa de inscrição.

Bilia do trabalho para o treino, do treino para o trabalho diariamente.

Bilia do trabalho para o treino, do treino para o trabalho diariamente.

A corrida acontece dia 31 de dezembro no período da manhã. Aos cadeirantes, a largada está prevista para acontecer às 6h50 e, aos portadores de necessidades especiais, a largada será às 6h55. A categoria Feminina começará a prova às 8h40 e, a Masculina, às 9 horas.

O percurso conta com 15 quilômetros entre a Avenida Paulista, altura da rua Frei Caneca, e a chegada acontecerá em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero, no número 900 da mesma avenida.

Raimundo Mascarenhas



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.