bahia

segunda-feira, 09 de dezembro de 2013 11:07

Coité – Médica cubana é apresentada na USF da Avenida Luiz Eduardo

Antes de ser apresentada na unidade onde irá atuar, Jady acompanhou o prefeito Francisco de Assis e o vice Alex Lopes até a Praça da Matriz na noite de domingo,08, quando os católicos encerravam os festejos em louvor a Nossa Senhora da Conceição.

Drª Jady irá atender quatro dias na semana a partir da próxima semana

Drª Jady irá atender quatro dias na semana a partir da próxima semana

A médica cubana Yadarys Guerra Solano,31 anos,que pode ser chamada de Jady, é uma das 178 profissionais do Programa Mais Médicos, que desembarcaram em Salvador no dia (1º/12), e chegou a Conceição do Coité na última sexta-feira (6).Ela foi apresentada na manhã desta segunda-feira,09, na Unidade de Saúde da Família (USF) da Avenida Luiz Eduardo Magalhães onde irá atender os moradores do bairro do Cruzeiro.

Foi um ato simples no interior da unidade de saúde, Alex Lopes vice prefeito e secretário de Saúde do município deu boas vindas e médica e disse que espera que os objetivos sejam alcançados e informou que a secretaria vai continuar empenhada e apoiando para que a população tenha a cada dia melhor atendimento.

medica cubana - coité.3A médica que é formada há 7 anos, deixou em Cuba um filho de 5 anos,ainda sem falar o português fluentemente disse que era muito difícil deixar a família, mas ” Pero yo ya me siento como en casa”( mas já estou me sentindo em casa) disse.Ainda sobre o idioma pouco conhecido dela, pediu que as pessoas não se preocupassem que iria prescrever receitas tudo em português.

O prefeito Francisco de Assis elogiou a saúde cubana e disse que aquele pais forma médico para o mundo todo e o Brasil ganha um grande benefício, principalmente que os profissionais do Programa Mais Médicos são todos clinico geral e o paciente não vai chegar para ser atendido e ela mandar procurar outro especialista.

medica cubana - coité.2Quanto a adaptação do idioma, o prefeito disse que a médica irá contar com o apoio do coiteense Lucas Mota que estudou medicina por seis anos naquele país e poderá contribuir para uma rápida adaptação da medica Jady.

Antes de ser apresentada na unidade onde irá atuar, Jady acompanhou o prefeito Francisco de Assis e o vice Alex Lopes até a Praça da Matriz na noite de domingo,08, quando os católicos encerravam os festejos em louvor a Nossa Senhora da Conceição.Eles subiram ao palco e o padre Charles pôde apresentar para mais de 10 mil pessoas.

Segundo Juliana Carneiro, coordenadora de Atenção Básica, esta semana a médica irá conhecer o espaço de trabalho, conversar com a equipe de apoio e na próxima semana iniciará as atividades, cuja escala será de quatro dias semanais.

medica cubana - coité.5Agora,o estado passa a contar com 594 profissionais atuando em 224 municípios e oito pólos de Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI). A previsão é que até o final do ano, o número total de médicos atuando pelo programa chegue a 792, contemplando 324 municípios, além dos DSEI, segundo Alex Lopes, Coité poderá contar com outros médicos no próximo ano.

 

Por: Raimundo Mascarenhas



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.