esporte

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013 15:30

Com ações no STJD, Flamengo pode ser rebaixado no Brasileirão

Flamengo e Portuguesa ocupariam as vagas de Vasco e Fluminense

O Brasileirão 2013 ainda promete muito pano para manga. Se Vasco e Fluminense, rebaixados em campo, ainda mantêm esperanças em continuar na primeira divisão por conta de medidas judiciais, do outro lado a Portuguesa e também o Flamengo se veem ameaçados de jogar a Série B de 2014. Sim, o Flamengo.

Acontece que, se todos os clubes supostamente irregulares perderem pontos no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) – são eles Portuguesa, Atlético-PR e Flamengo -, o rubro-negro carioca estaria pela primeira vez na sua história rebaixado para a segunda divisão do Brasileiro.

Portuguesa
Está em pauta a escalação supostamente irregular do meia Heverton na partida contra o Grêmio, último domingo, última rodada do Brasileirão. O jogador havia sido expulso no jogo anterior, contra o Bahia, e pegou gancho de dois jogos de suspensão. Cumpriu apenas um e voltou na partida contra a equipe gaúcha.

O caso já está no STJD, que deve julgá-lo nos próximos dias. O vice-presidente da Lusa alega que o advogado do clube informou que Héverton tinha pego apenas um jogo. O advogado, por sua vez, disse que vai conversar com dirigentes do clubes antes de se pronunciar.

Caso a Portuguesa seja punida, de acordo com o regulamento, perde três pontos e mais os pontos conquistados na partida contra o Grêmio – um apenas, porque o jogo terminou empatado. Com quatro pontos a menos, a Lusa cairia para 17ª colocação, com 44, salvando o Fluminense do rebaixamento.

Vasco
Já o Vasco reclama no STJD os pontos da derrota para o Atlético-PR por 5 a 1, na última rodada do Brasileirão. Por causa da briga entre torcedores e confusão generalizada, a partida ficou interrompida por 73 minutos, mas retornou. Segundo o regulamento, o árbitro pode esperar até 60 minutos. Ultrapassado esse tempo, o jogo teria que ser adiado. A alegação é de que o time carioca não queria voltar, mas foi obrigado. Com autorização do presidente Roberto Dinamite, o clube já entrou com recurso e espera a impugnação da partida.

Ganhando a causa, o Vasco somaria mais três pontos na tabela do Brasileirão. Sairia da 18ª colocação para a 16º, com 47. Neste cenário, rebaixaria o Criciúma, que tem 46 e, em campo terminou o Brasileirão em 16º. Mas é aí que o nó aperta para o Flamengo, acusado de ter escalado o lateral André Santos de forma irregular contra o Cruzeiro, na última rodada da Série A.

Flamengo
André Santos foi expulso na final da Copa do Brasil. Segundo o procurador geral Paulo Schmidt, ele não deveria enfrentar o Cruzeiro porque foi julgado e pegou um jogo de suspensão. Assim, deveria cumprir em jogo do campeonato brasileiro 2013, já que a Copa do Brasil encerrou antes. O Fla corre o risco de perder quatro pontos – três de regra e um do empate da partida. Com menos quatro, cairia para 45, atrás de Criciúma e Fluminense.

O STJD analisa nesta quarta-feira o caso da Portuguesa, que vai tentar se defender para manter o time na primeira divisão. Já o julgamento sobre a briga entre torcedores de Atlético-PR e Vasco, na Arena Joinville, acontece na próxima sexta-feira. O Flamengo, por sua vez, ainda não se pronunciou sobre o caso André Santos e a possibilidade de ser rebaixado para a Série B.

Com as mudanças, veja como ficariam as últimas colocações do Brasileirão 2013

12 Bahia – 48 pontos
13 Internacional – 48 pontos
14 Vasco – 47 pontos
15 Criciúma – 46 pontos
16 Fluminense – 46 pontos
17 Flamengo – 45 pontos
18 Portuguesa – 44 pontos
19 Ponte Preta – 37 pontos
20 Náutico – 20 pontos

Reportagem: iBahia



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.