bahia

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013 19:28

Distrito de Ibó, na divisa da Bahia com Pernambuco, implora instalação do sistema de telefonia móvel

Mesmo tendo grande importância por está localizada as margens do "Velho Chico" a comunidade de Ibó sofre com a falta de comunicação via celular.

BR 116 - Euclides - Ibó - foto -Raimundo Mascarenhas Calila Noticias -10A falta da cobertura da telefonia móvel é um dos problemas enfrentados pelos moradores do distrito de Ibó, município de Abaré, as margens do Rio São Francisco, divisa do estado da Bahia com Pernambuco. Com intuito de sanar a falta do serviço no distrito, o vereador Ronison Gomes Cruz (PMDB), mobilizou a comunidade, cujos moradores assinaram uma “abaixo-assinado”, que seja encaminhada a ANATEL e as operadoras, no sentido de sensibiliza-las e terem este problema resolvido.

rony-pmdb-15555Rony, como é conhecido o vereador, destacou que o desenvolvimento econômico do distrito, hoje, aproximadamente dez mil habitantes, entre a sede e o entorno, está sendo prejudicado com a falta da tecnologia. “Estamos localizado as margens do Rio São Francisco, na divisa com Pernambuco, contamos com uma população de aproximadamente 5.000 habitantes na sede e no entorno de 20 km contamos com a agrovila de Pedra Branca e outras 18 agrovilas, totalizando 4 mil habitantes, além das aldeias reconhecidas pela FUNAI e comunidades importantes no fortalecimento da agricultura familiar, a exemplo do Icozeiro. Não podemos esquecer que nossa sede é nas margens da BR 116, onde passam mais de 10 mil veículos dia”, lembrou o pemedebista.

BR 116 - Euclides - Ibó - foto -Raimundo Mascarenhas Calila Noticias -11Sobre a instalação do serviço de telefonia móvel, o vereador Ronison Gomes, disse também o sistema beneficiará a comunidade de Ibó/Pernambuco, onde moram mais de um mil pessoas. “Hoje só tem sinal de celular na comunidade aquelas famílias com um melhor poder aquisitivo e coloca uma antena particular em casa e no caso dos aparelhos celulares, só usam em outros municípios e na maioria com DDD de Pernambuco”, explicou.

Caminhão sobre a ponte do Rio São Francisco sentido Penambuco/Bahia

Caminhão sobre a ponte do Rio São Francisco sentido Penambuco/Bahia

Ao receber a equipe no CN, Rony disse que não tem medido esforços para resolver o problema e levar o sinal da telefonia para todos. No inicio da semana, o vereador recebeu na comunidade o vice-prefeito de Conceição do Coité, Alex Lopes, que também é membro da executiva estadual do PMDB e lhe incumbiu que levasse o documento assinado pela população às operadoras, cujas sedes ficam localizadas em Salvador.

ALEX2Alex garantiu que irá entregar pessoalmente o documento e solicitar agilidade na viabilidade do sinal para Ibó, pois beneficiar não apenas aquela comunidade, mas a todos que trafegam pela BR 116/Norte. “São 217 km, desde Euclides da Cunha até a divisa com Pernambuco, que não encontramos área com sinal, ou seja, um ponto ou outro, mas em regra geral este importante trecho da BR 116 é totalmente desassistido pelo poder público neste quesito”, falou Alex da Piatâ, como é conhecido o líder pemedebista da região nordeste do estado.

“É completamente indispensável ao cotidiano das pessoas, sejam de grandes e pequenas cidades, até povoados, o telefone celular se tornou um bem de primeira necessidade nas relações interpessoais e na realização de atividades econômicas. Sem o sistema ficam privados de uma comunicação rápida e eficaz”, avalia o Alex.

Da redação

 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.