bahia

sábado, 14 de dezembro de 2013 13:43

Feira do Couro idealizada pela deputada Neusa Cadore mostrou força da economia de Ipirá e região

Produtos produzidos em Ipirá e que já ganharam o mercado nacional estiveram expostos na feira.

feir do couro em ipirá - foto- 10-raimundo mascarenhas

Começou no final da tarde de sexta-feira (13) e terminou no domingo (15), na cidade de Ipirá, localizada no território da Bacia do Jacuípe,o Ipirá Couro Show,arte e artefatos – Uma feira tudo em Couro que agregou mais de 150 fábricas de pequeno e médio porte no Centro Cultural Elofilo Marques na Praça José Leitão.

Neusa ao lado do prefeito municipal exibe uma bolsa de grande qualidade produzida em Ipirá.

Neusa ao lado do prefeito municipal Ademildo Sampaio exibe uma bolsa de grande qualidade produzida em Ipirá.

Atividade secular, desenvolvida principalmente nos distritos de Malhador, Umburanas e Rio do Peixe, responde por uma das principais fontes de emprego e renda para mais de três mil famílias, a primeira feira voltada exclusivamente para venda e divulgação dos produtos foi idealizada pela deputada Neusa Cadore (PT), presente na abertura do evento, disse ao CN, que desde seu primeiro mandato, tem lutado em prol do fortalecimento da cadeia produtiva do couro e neste sentido, foi realizada uma audiência pública em 2009 com a participação de representantes de órgãos do governo e da sociedade civil onde foram apresentadas várias propostas.

 feir do couro em ipirá - foto- 5 -raimundo mascarenhasApós o discurso da deputada e demais lideranças, a parlamentar percorreu os standes conferindo o material exposto e comercializado. “Quem visitou o evento, conferiu as novas tendências em bolsas, sapatos, cintos e carteiras, além de apreciar produtos de empreendedores individuais que produzem artigos de forma artesanal, como objetos de montaria, chinelos e chapéus, além das apresentações musicais que movimentaram a noite ao som de muito forró” concluiu Cadore.

feir do couro em ipirá - foto- 6 -raimundo mascarenhas

Ela lembrou que no início deste ano, a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, provocada pelo seu mandato, se interessou em dialogar com o segmento coureiro para apoiar o processo de estruturação do arranjo produtivo local e o primeiro encaminhamento foi à realização desta feira, que tem dentre seus objetivos, inserir o município no mercado regional e nacional, além de incentivar o turismo e ampliar os negócios.

feir do couro em ipirá - foto- 7 -raimundo mascarenhas

Neusa Cadore conhece bem a região e contou ao CN que seu desejo de realizar este evento surgiu ao visar às comunidades de Malhador, Rio do Peixe e Umburana, onde todos sobrevivem dos trabalhos com couro. “A conversa era uma só: apoio para suas atividades” lembrou Cadore ao se referir os encontros nas referidas comunidades.

feir do couro em ipirá - foto- 3 -raimundo mascarenhas

No primeiro mandato, realizou um seminário e depois de receber em seu gabinete do Magnífico Reitor da Universidade do Estado da Bahia, Prof. Lourisvaldo Valentim da Silva e seu compromisso de parceria, materializou-se a feira de couro de Ipirá. Ao final do pronunciamento, ele disse que estava muito alegre de poder celebrar aquele momento de muita importância, não somente para a economia, quanto para a vida do povo daquela terra. “O Brasil e a Bahia sabem, a partir de hoje, que em Ipirá se produz peças belíssimas, que são verdadeiras obras de artes,” falou a Deputada Neusa Cadore.

Centro Cultural onde está sendo realizado o evento

Centro Cultural onde está sendo realizado o evento

Atuado como interlocutora junto ao governo para garantir a viabilização dos recursos para a continuidade do projeto, a deputada petista parabenizou a gestão municipal e os governos estadual e federal por terem apoiado a realização do evento e todos os segmentos envolvidos. “Temos certeza de que esse é o início de uma grande caminhada para o desenvolvimento de Ipirá”, avalia a parlamentar.

O prefeito Ademildo Sampaio Almeida (PT), abriu oficialmente o evento e disse em seu pronunciamento que um feira deste nível “deixa a gente pra cima”. Ele focou seu discurso no compromisso assumido durante a campanha de geração de emprego e renda, pois não é possível um município do porte de Ipirá e da importância que representa para a Bahia, sobreviver  dos recursos gerados pela Bolsa Família e dos salários dos funcionários públicos.

feir do couro em ipirá - foto- 11-raimundo mascarenhasAdemildo destacou o apoio dos parceiros a exemplo da deputada Neusa, pois se incumbiu de praticamente tudo, indo de secretaria em secretaria solicitando tudo para a realização da feira, dai “posso dizer que só Deus pode lhe pagar por tudo que você tem feito”, falou emocionado o chefe do executivo. Ele também agradeceu a UNEB pelo apoio e falou da luta para implantação de uma Universidade Pública no território do Jacuípe.

Ao finalizar, o prefeito disse que não acreditava numa gestão construída apenas obras físicas e tinha que estar comprometida com a geração de emprego e renda. “A médio e longo prazo, esta feira de couro vai se desdobrar também em cultura e turismo”, finalizou Almeida.

Deputado federal Afonso Florence também se fez presente na abertura da festa.

Deputado federal Afonso Florence também se fez presente na abertura da festa.

A primeira dama do município Iara Lima Almeida, corou o Walter Alves, 65 anos, há 57 trabalhando com artefato de couro na comunidade Umburana, com rei e Joilma Tanan, 54 anos, líder comunitária do Povoado do Malhador, como rainha. Outro momento importante foi apresentação da miss e do mister couro show. 

Nos 20 stands, expositores de renome nacional e empreendedores individuais que produzem artigos de forma artesanal, com destaque para itens de montaria como sela de vaqueiro, estão expostos e prontos para comercialização, bolsas, sapatos, cintos, carteiras, além de acessórios diversos, tudo em couro legítimo.

feir do couro em ipirá - foto- raimundo mascarenhasPara a professora Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Naira Moura, a perspectiva, quando se pensou na construção do projeto em longo prazo, foi visando articular todo o arranjo produtivo local, potencializando e qualificando a atividade, do ponto de vista da economia, da cultura e do turismo. O evento também abriu espaço para a culinária regional e apresentações musicais de artistas locais e regionais.

Paraíba do Acordeom (foto) abriu as apresentações culturais no palco montado em frente ao Centro Cultural na noite de sexta-feira. Teve também Grupo de Samba Amigos para Sempre, Del Feliz, Bate Staka, Bezel Marques,05 Segundos e  A Voz do Forró,

Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.