nordestina

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013 11:00

Nordestina – Vereador Tião Nascimento presta conta do primeiro ano de mandato

O vereador que só não esteve presente em duas sessões em 2013 garante que fez valer o que prometeu ao povo brigar por melhorias e fiscalizar o poder executivo.

Vereador Tião Nascimento

Com o encerramento do primeiro período ordinário referente à legislatura 2013/2016, o vereador Sebastião do Nascimento Viana (PMDB), conhecido por Tião, eleito com 9,63% pela coligação “Unidos em defesa do Povo”, formada pelo PMDB, PCdoB e PRP, ou seja, obteve 632 votos, ficando em primeiro lugar entre os eleitos e o mais votado da história do Município. Em contato com a equipe do CN, após a sessão ordinária que aconteceu na manhã de terça-feira (24), prestou contas das ações realizadas pelo seu mandato. Foram inúmeras indicações, após ouvir as comunidades e denúncias das ações que considerou ilegais ou duvidosas realizadas pelo chefe do executivo e sua equipe.

Vereador Tião Nascimento.3Uma das denúncias ocorreu no inicio do mês de julho, quando o vereador Tião Nascimento, acompanhado dos colegas Marivaldo Ferreira de Oliveira (PMDB) e Pedro Mendes Queiroz (PDT), popularmente chamado de Costinha, flagrou centenas de medicamentos vencidos sendo queimados por equipes da Secretária do Município e alguns deles iam vencer no ano 2014. Na época, a ação dos parlamentares repercutiu na imprensa e nas redes sociais e a vigilância Sanitária Municipal informou que a quantidade de medicações incineradas não chegou a 20% do montante do material queimado naquele dia, pois o restante eram caixas de medicamentos proveniente da Farmácia Básica do Hospital Otto Alencar e diversas caixas contendo mercadorias vencidas e apreendidas nos últimos dois meses durante fiscalizações sanitárias realizadas nos mercados, padarias e farmácias do município.

Medicamentos queimados, alguns ainda não estavam vencidos

Medicamentos queimados, alguns ainda não estavam vencidos

Tião disse ao CN que, ao lado dos colegas Marivaldo e Costinha, agiu certo, pois tem consciência do seu papel, pois foi eleito por meio de eleições diretas e, dessa forma, escolhido pela população para ser seu representante. “Nosso papel é fiscalizar o poder executivo e neste caso do medicamento, queríamos saber porque estavam queimando os remédios e alguns deles iam vencer no próximo ano e os vereadores, dentre outras funções, também são responsáveis pela fiscalização das ações tomadas pelo poder executivo, isto é, pelo prefeito, cabendo-lhes a responsabilidade de acompanhar a administração municipal, principalmente no tocante ao cumprimento da lei e da boa aplicação e gestão do erário, ou seja, do dinheiro público”, externou. A denuncia foi formalizada e está no Ministério Público.

cadeira do dentistaO vereador disse também que sempre que acionado pela população procura verificar a veracidade do fato, a exemplo da denúncia que recebeu dos moradores do Povoado do Jacu a respeito da cadeira do dentista do Posto Saúde da Família (PSF). “As pessoas estavam reclamando que estava quebrada há 10 meses e fui até lá e constatei a veracidade dos fatos. Enviamos dois ofícios para a secretaria de saúde e consequentemente ao prefeito de Nordestina e até o momento nada foi feito. Esperamos que com a publicação das fotos aqui no CN, alguém possa dar explicação para a população de Jacu e comunidades vizinhas que são os mais prejudicados com todo esse descaso com a população”, desabafou.

posto de saúde - tião nascimentoNo inicio de setembro o vereador Tião oficializou na Tribuna da Câmara, conforme placa de inauguração fixada no prédio do Posto de Saúde, Bairro São José, inaugurado em 09 de maio de 2012, que o mesmo estava sem funcionar até aquela data. “Este posto de saúde fica ao lado da Creche Tia Dária e a situação em que se encontra era abandono total. Depois que denunciamos, postamos algumas fotos no facebook, o prefeito se preocupação e colocou para funcionar”, lembrou o pmdebista.

escola nordestina - tião nascimentoAs reformas dos colégios Custódia Amambahy e Adelaide Amambahy foram licitadas em Junho de 2012 e a prevista para concluir em Dezembro de 2012, mas até o momento, nada foi feito e a fiação exposta, banheiros destruídos, “enfim, abandono total”, denúncia o parlamentar.

O mês de agosto foi marcado por uma série de denúncias e além das citadas acima, o parlamentar questionou a manutenção da caminhonete S 10, de propriedade da Prefeitura. Segundo Tião, o veículo está sucateado, parado a mais de dois anos e aparecem despesas com este carro.

Vereador Tião Nascimento.4O vereador pemedebista também denunciou a supostas irregularidade na contratação da empresa prestadora de serviço, AME construtora Ltda. Segundo ele no endereço existente nas notas e processos da Prefeitura, pois foi verificado em loco pelo parlamentar, ninguém conhece e nunca funcionou uma construtora.

Filho de agricultor, casado,no exercício do primeiro mandato,  Tião nunca ocupou cargo público e ao findar 2013, disse ao CN que seu mandato funciona como uma ponte entre os cidadãos e o prefeito, por meio de um recurso chamado indicação, após ouvir as comunidades, prepara um documento que é apresentado em plenário e depois envia à prefeitura, ou outro órgão municipal, encaminhando uma reivindicação, cujo pedido pode variar desde a poda de uma árvore, até a reforma de uma escola.

poste no meio da rua - nordestina - vereador tiãoEm abril, Tião comunicou ao prefeito a existências de postes da rede elétrica no centro da Travessa Laudelino de Moura e Silva, próximo ao Pelotão da Política Militar, outro na Rua Lindolfo Cavalcante Pinheiro, conhecida Rua do Prédio, na Rua José Paulista e no meio da Travessa Mário Alves de Santana, próximo ao Bar da Edite. Ele também indicou a retirada de todos eles, evitando que ocorra acidente e até o fechamento deste primeiro ano de mandato, não recebeu nenhuma resposta do poder executivo. “Considero uma indelicadeza por parte do prefeito em não responder a indicação de um vereador, mesmo sendo ele da bancada de oposição”, criticou.

braço de luz - tião nascimentoO mandato de Tião Nascimento também indicou para que fosse colocado braço nos postes de iluminação pública no Povoado de Mari e na sede, a exemplo da . Travessa Gustavo Belarmino dos Reis, perto da torre da TIM, também sem resposta.

Após uma das visitas ao Povoado do Mari, o maior do município, constatou o descaso com a quadra poliesportiva e fez tramitar na Câmara uma indicação para que houvesse uma reforma completa no piso, alambrado, arquibancada, pintura, e refletores. “Também este pedido não foi aceito e os desportistas amargam a triste realidade de virar o ano com a quadra em total abandono”, lamentou.

Vereador Tião Nascimento.2Indicamos a construção de Posto Saúde da Família na Comunidade de Lagoa da Salina, distante 05 km da sede, que beneficiaria os moradores de Lagoa dos Bois, Lagoa da Cruz e Caldeirão do Sangue, num total aproximado de 800 famílias que vivem da agricultura familiar e em uma área reconhecida com Quilombola, já cadastrada na Fundação Palmares. “Fiz está indicação por conhecer a estratégia Saúde da Família e é desenvolvida semanalmente através de visitas domiciliares e trimestrais coletivamente, pela equipe de saúde que é integrada po um médico, enfermeira, agentes comunitários de saúde e população da zona rural. É uma abordagem, diferente da habitual, pois auxilia no atendimento mais próximo abrangendo a população que tem dificuldade de acesso ao atendimento na zona urbana. Com certeza se está indicação fosse atendida, iria melhorar vida de todas aquelas comunidades” justificou o vereador Tião.

Tião pediu e foi atendido a colocação da rede de proteção do alambrado da quadra das Populares, mas garante que a obra é muito lenta

Tião pediu e foi atendido a colocação da rede de proteção do alambrado da quadra das Populares, mas garante que a obra é muito lenta

Tião também indicou que fosse colocado a serviço do Povoado de Jacú distante 06 km da sede e das comunidades de Trindade, Lagoinha, Quibá, Lagoa do Curral e Fumaça, uma ambulância. “Cada um se vira como povo na hora da necessidade de atendimento a saúde. Tem que fretar carro ou pedir favor. Nós queremos que esta realidade seja modificada”, apelou o edil.

“Indicamos também a extensão da rede de água do Povoado do Jacu para o Umbuzeiro, distante 02 km, evitando assim que seja necessário colocar água com carro-pipa”, concluiu Tião sobre as indicações apresentadas no mês de abril.

Em maio, indicou para o executivo colocar um guarda municipal no Jacu, pois é frequente o arrombamento de casas e desta forma iria inibir os autores destes delitos e proteger o patrimônio público. “Nem este pedido o executivo atendeu”, lamentou mais uma vez.

Luz para todosNo mês de junho, a indicação de extensão da rede elétrica na Fazenda Caldeirões, próximo a Fazenda Bitonho, foi atendida. “Com este nosso pedido, foram beneficiadas 08 residências, dentre elas a dois irmãos Luiz e Agnelo da Silva Lisboa.

“Indicamos a construção de quebra-molas no Beco do Tanque, na Travessa com a Rua Mário Alves de Santana e Rua do Prédio. Estes pedido foram atendidos”, informou o vereador Tião.

No mês de Setembro foi indicado o melhoramento do acesso a Rua do Tanque Velho, no Povoado do Mari e solicitado a remoção de um quebra-molas na Avenida Luiz Eduardo, pois está atrapalhando o trabalho de carga e descarga na área, até o momento não foi retirado.

pavimentação de rua - tião nascimentoEm novembro foi indicado o calçamento da Travessa Gustavo Berlarmino, pois a situação é complicada na época de chuva. “Também indicamos a construção de dois quebra-molas na Rua Durval Araújo Peixinho, recentemente calçada e os carros passam em velocidade dos carros, colocando a vida das crianças e adultos em risco”, continua o vereador .

Foi indicada a construção de uma passagem molhada no Riacho do Casumba, próximo do Povoado Angico e após um ano de construída, a quadra do Povoado de Picadas estava sem energia.

fonte luminosaTião postou no facebook um vídeo sobre a realidade da fonte luminosa que estava servindo de depósito de larvas. “Na qualidade de vereador fui procurado por moradores preocupados com a situação da fonte luminosa situada na praça da igreja matriz. Realmente uma situação é crítica e fiz uma indicação pedindo providencias por parte do gestor municipal. Realmente ela foi limpa, mas só funcionou uma vez”, ressaltou.

Durante todo o ano de 2013, o vereador Tião visitou todos os meses o Tribunal de Contas do Município e faltou apenas duas sessões. Ele também disse ao CN que participou de todas as audiências públicas e conferencias.

Fonte Luminosa sem funcionar é uma porta de entrada para o mosquito da dengue

Fonte Luminosa sem funcionar é uma porta de entrada para o mosquito da dengue

O vereador Tião Nascimento também foi a Salvador e viu a situação preocupante da casa de apoio e a as condições sub-humana para quem necessita daquele atendimento e o fato fica mais grave por se tratar de pessoas que buscam a melhoria da saúde e, segundo o vereador, tinha que se tratado com mais “carinho e respeito”.não dividir o espaço com ratos, baratas, passarinhos e outras espécies.

No findar do ano, as véspera do natal, no dia 24, foi realizado uma sessão para discutir as mudança do código Tributário do Município. Entendendo, dentre os absurdos, colocar os consumidores de energia acima de 31 kwh para pagar a Taxa de Iluminação Pública. Houve uma resistência dos vereadores da oposição e o foi modificado para 100 kwh o consumo residencial e e 150 kwh comercio.

niver de nordestina-portalO vereador pediu explicação ao chefe do executivo por meio de um requerimento a respeito do convênio de nº 1049093, que se refere a aquisição de um caminhão equipado com compactador de lixo. O convênio foi publicado no Portal da Transparência em 07 de janeiro de 2011 no valor de R$ 200 mil e aparece como aguardando a prestação de conta. O fato que chamou atenção do parlamentar foi que até o momento o caminhão não chegou ao município.

A prefeitura respondeu ao vereador que o “convênio não vingou”, pois o município de Nordestina não tem aterro sanitário, porém permanece a informação que não houve prestação de contas e Tião falou que não está convencido da resposta enviada pelo executivo.

tiao vereador destaque

Tião usou da sua página de relacionamento no facebook, “Tião Nascimento”, para divulgação de suas ações e no oitavo mês de mandato confessou aos seus seguidores que durante este período vinha tentando conseguir levar água para 06 famílias no povoado de Angico e que conseguiu com recursos próprios realizar o sonho daqueles conterrâneos. “Quero agradecer primeiramente a Deus, que sempre me dar força e coragem para lutar pelos meus irmãos nordestinenses , fazendo valer assim os votos que em mim foram depositado”, escreveu..

O vereador foi agraciado no mês de outubro como certificado de vereador destaque, resultado de uma pesquisa feita pela empresa TLN, onde o foco foi identificar as pessoas que se destacaram por fornecer um ótimo atendimento ao público.

Ao concluir a entrevista com CN, o parlamentar desejou às famílias de Nordestina, um próspero ano novo. “Que seja repleto de paz, saúde e realizações. “Em 2014, estaremos de volta com muita determinação, com o nosso mandato popular a serviço do povo e da cidade, buscando honrar os votos que recebemos”, reforçou, afirmando que está feliz, pois pôde encaminhar boas propostas, com a consciência tranquila porque agiu com honestidade, sinceridade, compromisso, ética e respeito ao povo.

nordestina

Nordestina, segundo o senso de 2012, tem uma população estimada de 12.458 habitantes. Conta a história que o local era denominado Fazenda Cajueiro, mais tarde Cajueiro, que alcançou rápido desenvolvimento, se formou o município hoje denominado Nordestina, criado com território desmembrado de Queimadas, por força de Lei Estadual de 9 de maio de 1985 e sua sede foi elevada a cidade quando da criação do município. O acesso, a partir de Salvador, é efetuado pelas rodovias pavimentadas BR-324, BR-116, BA- 120 num percurso total de 340 km.

Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas e Facebook do vereador



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.