Bahia: Sec. promove encontro preparatório para a Jornada Pedagógica 2014

A Jornada Pedagógica 2014 terá como foco o planejamento coletivo da escola para o fortalecimento das aprendizagens.

Representantes das 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc) se reuniram durante toda esta quarta-feira (22/01), em Salvador, para conhecer, discutir e apropriar-se das orientações para a organização da Jornada Pedagógica 2014, que irá acontecer nos dias 30 e 31 de janeiro e 6 e 7 de março, em todas as unidades escolares, conforme calendário oficial da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. O encontro preparatório prossegue até essa quinta-feira (23/01), quando os participantes irão elaborar o plano de organização, realização, acompanhamento e avaliação da Jornada de cada Direc.

A Jornada Pedagógica 2014 terá como foco o planejamento coletivo da escola para o fortalecimento das aprendizagens. A superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica, Amélia Maraux, destacou que, nos últimos anos, a Secretaria da Educação vem construindo esse processo de articulação do planejamento pedagógico e sua efetividade. “Temos fortalecido a discussão da agenda das Atividades Complementares (AC) como uma intervenção pedagógica fundamental para a organização da vida da escola”, acrescenta.

 

A superintendente de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional da Secretaria, Eni Bastos, ressaltou a importância da consolidação dos programas da Secretaria da Educação que deram resultados positivos para a conquista de uma educação cada vez melhor na Bahia. “Estamos trabalhando para consolidar o Sistema de Gestão Escolar (SGE) para que ele seja, cada vez mais, um instrumento do cotidiano das escolas da rede. O SGE é uma ferramenta gerencial para a rede pública estadual de ensino da Bahia, criada em ambiente Web, que facilita a administração escolar”, complementa.

 

A diretora de Desenvolvimento da Educação Profissional, Cristina Kavalkievicz,  destacou que essa preparação vai garantir o sucesso da Jornada, que está voltada para o alinhamento do fortalecimento do planejamento pedagógico e, consequentemente, para a qualidade da educação. “A formação do nosso jovem passa pelas mesmas questões que estão sendo pautadas e tem como foco a sua preparação para a vida e para o mundo do trabalho de forma digna”, acredita.

 

Preparação – Para subsidiar a preparação dos diretores e coordenadores da educação básica das Direc, gestores escolares, articuladores de área e professores, para a realização da Jornada Pedagógica nas escolas, a Secretaria da Educação vai disponibilizar um conjunto de materiais pedagógicos. Cada unidade escolar deverá apropriar-se desses recursos – vídeo institucional, textos de referência, indicadores educacionais e instrumentos pedagógicos –, disponíveis no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

 

Para o diretor da Direc 28 (Senhor do Bonfim), Helder Luiz Barbosa, o encontro preparatório é uma oportunidade de se compreender o processo da Jornada Pedagógica. “É um momento importante para traçarmos nossos objetivos e solidificar, dentro da rede, o Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica (Paip), com o qual fazemos o acompanhamento e o monitoramento das escolas”, opinou o gestor.

 

Representando a Direc 11 (Ribeira do Pombal), Simone Figueiredo destacou que o encontro é importante para o fortalecimento do planejamento do ano letivo. “Viemos cheios de esperança e de planos e, esse evento  contribui para que as orientações para a Jornada Pedagógica sejam efetivadas na ponta”.

 

Jornada Pedagógica – Evento integrante do calendário da Secretaria da Educação, a Jornada Pedagógica constitui-se como um espaço coletivo de organização do trabalho pedagógico da escola, a fim de consolidar o planejamento das atividades para o ano letivo. A partir da análise e apropriação dos dados diagnósticos da unidade escolar, a Jornada busca estabelecer metas e estratégias para melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem.

 

Com o tema O Planejamento Coletivo da Escola para o Fortalecimento das Aprendizagens, a Jornada Pedagógica, este ano, terá como foco a construção de um currículo articulado que potencialize as aprendizagens. Além de planejar o ano letivo de 2014, a atividade propõe a discussão da concepção e fundamentos do planejamento coletivo na escola; a elaboração do planejamento; estruturar e fortalecer a organização do trabalho coletivo na unidade escolar e reforçar as aprendizagens de leitura, escrita e nas áreas de matemática, ciências da natureza e ciências humanas em todos os componentes curriculares.

 

Atenciosamente,

 

Cláudia Oliveira 

comentários Esconder »
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.
veja também Ver todos »
O receptor de satélite que teve a falha técnica engloba as cidades de Bom Jesus da Lapa, que tem 69 mil moradores, e Sítio do Mato, com 13 mil.
O agricultor identificado como José Angelo dos Santos explicou que as laranjas que ele colhe pesam em média 300g
Na semana passada, outra situação acirrou dos ânimos entre os candidatos ao Senado, Geddel Vieira Lima (PMDB) e Otto Alencar (PSD), que impuseram ataques por vinculação com postulantes à Presidência.