bahia

segunda-feira, 09 de junho de 2014 20:41

Coité – Programa Saúde na Escola realiza exame de vista em 700 estudantes da rede municipal de ensino

As crianças que apresentaram problemas e a necessidade de usar óculos receberão em trinta dias gratuitamente.

 

projeto olhar -des

Através de uma parceria entre o Governo Municipal de Conceição do Coité e o Governo da Bahia, foi realizada durante todo o dia de hoje (09) em frente ao Centro Cultural atendimento oftalmológico para 700 estudantes da rede municipal de ensino,com idade de 7 a 14 anos.

O Programa Saúde na Escola através do Projeto Olhar Brasil, envolveu equipes da Secretaria de Saúde do Estado-SESAB que contou com o apoio das secretarias municipais de Educação e de Saúde, que mobilizou alunos da sede e zona rural.A atividade que começou às 06h e terminou por volta das 17h.

Dia especial para os irmãos gêmeos, Igor e Yure, estudantes da escola Educandário Batista, que completam 9 anos de idade. Simone Almeida, mãe dos aniversariantes, elogia o projeto e parabeniza o governo e os filhos. ”Meus filhos estão aqui hoje, no dia do aniversário, para fazer este exame que acho importante. Aproveito para parabenizar o governo pelo trabalho e os meus filhos também”, disse Simone.

projeto olhar -1

Leandro Soares, diretor da escola Rio Branco de Juazeirinho, fez avaliação positiva da iniciativa: “esse projeto é muito importante, pois beneficia os alunos com problema de visão, e desse modo vão ter mais facilidade para aprender”.

A coordenadora do PSE – Programa Saúde na Escola, Maiara Gordiano, revela que muitas crianças foram diagnosticas com problemas de vista, e existe uma demanda de exames maior do que o numero atendido hoje. “Fizemos um levantamento nas escolas públicas, identificamos muitas crianças e adolescentes com dificuldade de enxergar, o que prejudica o aprendizado. Hoje estamos atendendo 700, mas o programa deve voltar aqui, pois há uma demanda maior”, revelou a coordenadora do PSE de Coité.

projeto olhar -2

Silvana Souza, coordenadora do “Saúde em Movimento” no Estado da Bahia, explicou que a estrutura envolve uma carreta com modernos equipamentos e profissionais experientes e agradeceu o apoio do governo local: “temos uma grande carreta, onde ficam os consultórios e equipamentos. Os profissionais experientes e qualificados. O governo municipal, através das secretarias de Educação e Saúde nos deu apoio necessário, e estão de parabéns pelo empenho para realizar este evento aqui hoje”, reconheceu.

assis-oculos

O prefeito Francisco de Assis esteve no local, conversou com os profissionais, coordenadores do programa e apontou o mérito do projeto: ”estamos trabalhando nas prioridades certas e a educação é uma delas. As crianças que têm dificuldade visual estão fazendo exame de vista e recebendo os óculos, isso vai melhorar a auto-estima o aprendizado das crianças, é mais um passo que a gente dá na melhoria da educação no nosso município” garantiu o gestor.

 

De acordo com o secretário de Saúde de Conceição do Coité Leonardo Mascarenhas, antes de acontecer essa atividade cerca de 3 mil alunos passaram pela triagem para detectar problemas visuais,e “já estava definido o exame de vista para essas crianças, demos todo suporte que foi atribuído a nossa secretaria e estamos satisfeitos por mais uma grande ação em nosso município.Em breve vamos distribuir óculos gratuitamente para aquelas crianças que vão precisar”, garantiu o secretário.

Adelmo Silva representante da SESAB disse que a carreta tem percorrido toda Bahia e agradado aos pais de alunos, pois não existe nenhuma dificuldade para realizar o exame e caso seja detectado problema de visão no aluno, ele é conduzido a uma ótica onde será escolhido o modelo e formato da armação e depois de pronto o próprio município vai fazer a entrega nas escolas no prazo de 30 dias.

Redação CN * Informações SECOM/fotos: Raimundo Mascarenhas/Teones Carneiro



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.