queimadas

quinta-feira, 19 de junho de 2014 21:43

Missa e Procissão marcam o Dia de Corpus Christi em Queimadas

As atividades aconteceram durante a tarde.

G

O feriado de Corpus Christi foi celebrado pelos católicos de Queimadas nesta quinta-feira,19. A celebração litúrgica dedicada a solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo prevê a celebração de missa em seguida procissão onde o Santíssimo Sacramento é conduzido por ruas e praças com fiéis cantando e rezando.

Frei Jarilson falou do significado de Corpus Christi

Frei Jarilson falou do significado de Corpus Christi

Desde as primeiras horas do dia, antes do sol nascer, fiéis se reuniram na Pça. Coronel Benevides para confeccionar o tradicional tapete utilizando matéria prima como serragem borra de café,sal,flores e tinturas.

A celebração ocorreu na Igreja matriz na parte da tarde por volta das 16h presidida pelo Frei Jarilson, e concelebrada pelo Frei Miguel. A Igreja ficou completamente lotada pelos fiéis que participaram da celebração com cantos e orações. Em sua Homilia o Frei jarilson falou da importância do Sacramento da Eucaristia.

Após a celebração aconteceu a tradicional procissão, saindo da Igreja Matriz percorrendo principais ruas da cidade, com destino a Igreja do sagrado coração de Jesus que fica situado no bairro Loteamento Nova Queimadas onde foi dada a benção do santíssimo aos fiéis.

Origem de Corpus Christi

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.

A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

No Brasil

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.

A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

Texto e fotos: Zé Bim /Origem da celebração de Corpus Christi / Canção Nova



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.