bahia

quarta-feira, 04 de junho de 2014 08:29

Secretaria da Educação lança cadernos do Programa Gestar na Escola

Os cadernos complementares de língua portuguesa e matemática, elaborados por especialistas do Gestar, são direcionados aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamenta

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia lança, nesta quarta-feira (4), às 11h, os cadernos complementares de apoio à aprendizagem estudantil do Programa Gestar na Escola. O evento acontece durante o encontro de capacitação dos formadores do Gestar, no Hotel Vila Galé, em Guarajuba, no litoral norte, com a participação do secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, e de representantes das 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc).

Os cadernos complementares de língua portuguesa e matemática, elaborados por especialistas do Gestar, são direcionados aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, e têm como objetivo apoiar as atividades dos professores e estudantes alunos em sala de aula. “Os cadernos trazem uma série de propostas didáticas que serão desenvolvidas pelos alunos, mas sem prender os professores, deixando-os livres para explorar as competências e habilidades previstas para o momento do ano letivo, de acordo com o plano de curso”, explica a coordenadora do Gestar, Daday Sales.

Capacitação

A formação do Gestar – que é desenvolvido pela Secretaria da Educação – foi iniciada no último domingo (1º) e continua até o próximo sábado (7) em Guarajuba. Participam das atividades 148 profissionais, entre coordenadores pedagógicos, supervisores pedagógicos e de curso, especialistas e formadores do programa de todo o estado. A programação inclui minicursos, workshops e discussões para o alinhamento das ações.
Segundo Daday Sales, por meio da capacitação, “são construídas as propostas pedagógicas e instrumentos que orientam a execução do Gestar”. Entre os destaques da programação, está a discussão sobre avaliação complementar bimestral realizada para aferir o rendimento dos estudantes, além das palestras da professora Roxane Rojo, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sobre oralidade e letramento, e do professor Carlos Eduardo Oliveira, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abordando as ferramentas multimídia aplicadas no ensino da matemática.

O programa atua no sentido de melhorar o desempenho dos estudantes do ensino fundamental II em língua portuguesa e matemática. Por meio do acompanhamento e da avaliação in loco nas escolas, realiza formação continuada dos professores, elabora e distribui material pedagógico, disponibiliza caderno de atividades complementares para o estudante e estimula o protagonismo estudantil com oficinas formativas. Em 2013, o Gestar atendeu 257 mil alunos da segunda fase do ensino fundamental, em 798 escolas.



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.