conceicao-do-coite

sexta-feira, 06 de junho de 2014 08:48

Segunda Edição do FAMA acontece nesta sexta-feira em Conceição do Coité

Veja toda programação.

centro cultural de coité - vista aérea

Nesta sexta-feira, 06, às 15h,no Centro Cultural,na cidade de Conceição do Coité,será lançada a 2ª Edição do Festival de Arte e Meio Ambiente – FAMA. O Projeto é uma iniciativa sociocultural e artístico-ambiental, promovida pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, do Governo Municipal, aberta ao público, que envolve comunidades rurais e urbanas coiteenses.

“A ideia do FAMA é constituir-se em um veículo aglutinador de artes, de modo integrado, almejando despertar, sensibilizar e construir um capital social mais consciente, na sociedade, para “aprender a aprender” a conviver como o meio ambiente, a partir de cada realidade (Comunidade). Tendo em vista a construção, no município, de uma cultura de diálogo artístico- ambiental – social e cidadã integral. E também a consolidação de uma tradição de Festival de Arte e Meio Ambiente (FAMA), através de competições sadias entre comunidades rurais e urbanas, sensibilizadas e interessadas em construir, na união e participação democrática, a bandeira de luta em defesa do “Meio Ambiente, a Casa da Gente”, detaca Fredson Costa co-idealizador do Projeto.

O FAMA em seu segundo ano de realização,tem como novidade, na abertura da nova edição, a apresentação do Espetáculo Teatral “Meio Ambiente, a Casa da Gente”, apresentado pelo BANDO DO PADIM VÔ (Camaçari-Ba), sob a direção do Maestro Enoque Norberto. A peça é uma ação didático-pedagógica, lúdica, interativa e crítico-reflexiva, em 30 minutos de duração, que provoca inquietação, desafio e necessidade de tomada decisão sustentável, diante da crise ambiental apresentada. O Espetáculo, supracitado, foi destaque no Festival de Teatro de Curitiba/PR (FRINGE / edição de 2014).

Objetivando facilitar a compreensão da desta Edição 2014, será proferida uma palestra, pela bióloga Drª Alexandra Buonavoglia (Universidade de Lisboa – Portugal), umas das coordenadoras de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente – SEMA (Governo do Estado da Bahia), com o mesmo tema norteador do FAMA: “Comunidade e Meio Ambiente”. Dentro de uma sintonia com o lema de animação: “Comunidade unida, cuidando da Vida”. Em seguida, a direção do Projeto apresentará, ao público presente, o novo Regulamento do Festival de Arte e Meio Ambiente / FAMA, e a programação do Plano de Trabalho até a culminância do Projeto.

PROGRAMAÇÃO / EDIÇÃO 2014

• SOLENIDADE DE LANÇAMENTO DA SEGUNDA EDIÇÃO:

06/06/14, às 15 horas, no Centro Cultural / Coité

1. Dinâmica de abertura: Espetáculo Teatral: “Meio Ambiente, a Casa da Gente” (BANDO DO PADIM VÔ / Maestro Enoque Norberto (30 minutos));

2. Memória da 1ª Edição (2013): Videoclipe e relatos (5 minutos);

3. Falas institucionais: Mesa com autoridades convidados/as (20 minutos);

4. Palestra / Tema Norteador: “Comunidade e Meio Ambiente” (30 minutos)
– Facilitadora: DRª ALEXANDRA BUONAVOGLIA
– Formação: Biologia (UNESP) / Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais (USP) /
Doutorado em Filosofia da Natureza e Ambiente (Universidade de Lisboa / Portugal)
– Atuação: Coordenação na Diretoria de Educação Ambiental da SEMA (Secretaria do Meio Ambiente – Governo do Estado);

5. Exposição e entrega do REGULAMENTO DO FESTIVAL: Coord. do FAMA (10 minutos);

6. Considerações finais: Secretária Perpétua Sampaio (05 minutos);

7. Dinâmica de encerramento: Maestro Enoque Norberto (Bando do Padim Vô).

Público alvo: lideranças, animadores, educadores, ambientalistas, grupos culturais, artistas, Equipes do FAMA: Comunidades Rurais e Urbanas de Coité (e Público em geral).

• CULMINÂNCIA DO FAMA:
Dia: 06 de setembro de 2014 (Praça da Matriz / Conceição do Coité).

– Parceria: SEMA (Governo do Estado da Bahia) – CONSISAL – Fundação APAEB – Movimento Social – Escolas – Associações – Igrejas – mídias alternativas coiteenses / Secretarias do Governo da Gente (Coité).
Realização: Secretaria de Educação, Cultura e Esporte.
GOVERNO DA GENTE.

Informações Fredson Costa

 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.