conceicao-do-coite

terça-feira, 23 de setembro de 2014 11:13

Coité – Milhares de pessoas lotam Praça do Mercado no encerramento da 23ª Semana da Cultura Evangélica

O evento contou com a participação do cantor Marquinhos Gomes.

23ª Semana dos Evangélicos (22)

Os evangélicos em cerca de 60 municípios baianos comemoram nesta terça-feira, 23 de setembro o seu dia, e na grande maioria a data essa data é feriado municipal, entretanto, Conceição do Coité, primeira cidade da Bahia a comemorar, uma iniciativa do então vereador Valdemí de Assis, em 1989 em projeto aprovado pelos vereadores, acontecia no período (17 a 23 de setembro) e mesmo formato dos dias do hoje, mas não era feriado municipal o último dia da festa, eis que a vereadora Maria Eugênia conhecida Geninha que é evangélica, entrou com novo projeto de tornar o dia 23 de Setembro feriado municipal, quando estabeleceu a Lei n. 178, de 15 de dezembro de 1997.

23ª Semana dos Evangélicos (1)

Hoje em dia várias cidades estão comemorando o feriado e cada uma delas realizando sua festa, no caso de Conceição do Coité, a Prefeitura antecipou o feriado de terça para segunda-feira,22, depois de realizar atividades nos distritos de Salgadália, Bandiaçu e Juazeirinho e povoado de Santa Rosa, pela manhã aconteceu a tradicional carreata e a noite todos se reuniram no Largo do Mercado Municipal e o que se viu foi um grande público para uma grande noite de louvor.

Pastor da Assembleia de Deus e presidente da OMEC Ademilson Brito.

Pastor da Assembleia de Deus e presidente da OMEC Ademilson Brito.

A Semana dos Evangélicos é coordenada pela Ordem dos Ministros Evangélicos de Coité – OMEC que tem como presidente o pastor da Igreja Assembleia de Deus Ademilson Brito Ferreira. Ao fazer uso do microfone o pastor fez questão de passar para as pessoas a importância dos evangélicos para o desenvolvimento do país, pois segundo ele, hoje são cerca de 40 milhões de evangélicos em todo Brasil e nesse universo vários ocupado cargos de fundamental importância, ao relacionar no meio político assunto em grande evidencia no momento disse que hoje se encontra evangélico em todo cargo político, desde as câmaras municipais até o Senado.

O pastor citou também a participação dos evangélicos na área social, temos alguns hospitais evangélicos, eu conheço alguns deles.Em Vitória, no Rio de Janeiro, Curitiba, Cuiabá, Salvador, todas instituições filantrópicas. Temos também inúmeros centros de recuperação inclusive em Conceição do Coité e renomadas universidades”, o pastor citou como uma das maiores em São Paulo a Marquis que é evangélica. O religioso disse ainda que se o Brasil vem se tornado uma grande potência tem participação ativa dos evangélicos.

Pastor disse que as autoridades estão anestesiadas que não conseguem resolver o problema da violência.

Pastor disse que as autoridades estão anestesiadas que não conseguem resolver o problema da violência.

A questão da violência também foi colocada com preocupação pelo pastor, ele disse que parece que as autoridades estão anestesiadas e não conseguem resolver a onde de criminalidade que afeta não só as grandes cidades,”quantos homicídios aconteceram aqui sem solução da Polícia? Crimes acontecem aqui e sequer registrar-se a ocorrência? O que faz as autoridades, transfere responsabilidade aos outros, como se não tivesse nada a ver com o problema. O problema da segurança pública diz respeito a todos nós. Pessoas morrem em plena luz do dia e estamos acostumando com isso como se fosse algo tão banal, mas não é”, conclui o pastor.

23ª Semana dos Evangélicos (19)

A Festa dos Evangélicos tem sempre um pastor convidado que é denominado “pregador oficial” do evento, este ano que esteve na cidade pela primeira vez foi o Pastor Rosalvo Santana da Igreja Assembleia de Deus do Bairro Tancredo Neves, em Salvador. Em uma pregação de quase uma hora de duração pregou as três características da igreja, ou seja, primeira que a Igreja tem proprietário que é Jesus, segundo que a igreja é indestrutível e terceiro que a igreja já está preparada para ser arrebatada.

Pastor garante que a igreja está pronta para ser arrebatada.

Pastor garante que a igreja está pronta para ser arrebatada.

Pastor Rosalvo disse que leva consigo o grande momento vivido em praça pública totalmente lotada, “foi tudo muito lindo, mas saio satisfeito pelo que vi na união dos evangélicos, muitas denominações representadas e unidas em um só foco que é glorificar o nome de Jesus”, afirmou o pastor.

O prefeito Assis esteve presente acompanhado da sua esposa Flávia Amâncio, dos secretários municipais Kleuber Cedraz, Perpétua Sampaio e Francisco Apolônio. O gestor que foi chamado para falar para as pessoas, disse que havia pedido para não falar, pois segundo ele, queria dizer apenas uma frase “Deus Seja Louvado”, mesmo assim em tempo bastante reduzido usou para falar da tradição da festa dos evangélicos que segundo ele conheceu antes de ser prefeito, está prefeito da cidade e não medirá esforços para manter essa cultura e os futuros prefeitos terão que tornar o evento cada vez maior.

Prefeito Assis disse que a tradição da festa deve melhorar a cada ano.

Prefeito Assis disse que a tradição da festa deve melhorar a cada ano.

A Prefeitura patrocina a festa, segundo o presidente da OMEC o próprio prefeito pediu para não politizar e que ele achou louvável a atitude, realmente não teve nenhum candidato no palanque nem foi mencionado nenhum nome de candidato. “Aqui o único objetivo é glorificar o nome do senhor”, disse o pastor.
Shows

Banda HC, Marquinhos Gomes com participação dos Filhos da Irmã Vitória levaram o melhor da música gospel e mostrou que a festa evangélica também entusiasma a juventude, isso foi visto na apresentação de ontem à noite, a diferença no ritmo não existe, em relação a música mundana, mas quando se observa a melodia, a letra, a ausência do cigarro aceso, da droga, latinha de cerveja, do whisky, da circulação de grupos de policiais, ai é que se nota a grande diferença.

23ª Semana dos Evangélicos (39)

A apresentação do cantor Marquinhos Gomes por exemplo tem um grande ritmo que não deixa ninguém parado, mas a letra da música fala de salvação, não de ostentação, ele não pede para descer até chão, e sim para todos levantarem as mãos dando gloria.
Até o público presente que lotou a praça não foi diferente da última vez que aconteceu uma festa profana no mesmo espaço, fortalecendo o que foi dito pelo pastor de que o Evangélico é forte e participativo em tudo, agora também na música e no ritmo saudável.

Quem é Marquinhos Gomes?

Repertório conhecido foi acompanhado pela multidão.

Repertório conhecido foi acompanhado pela multidão.

Marcos Luís Ferreira Gomes simplesmente Marquinhos Gomes (Rio de Janeiro, 9 de julho de 1971) é um cantor brasileiro de música gospel, ex-integrante do grupo Altos Louvores, compositor, multi-instrumentista e arranjador. Já passou por várias gravadoras, sendo que hoje é um artista independente.

Seu disco gravado em 2010, Ele não Desiste de Você trouxe ao cantor indicações ao Troféu Promessas, dentre elas de música do ano, com a faixa “Não Morrerei”.

Em 2012 lançou o DVD Ele não Desiste de Você ao vivo, e durante o show o cantor recebeu o disco de ouro e platina do álbum. Em uma entrevista disse que para quem ficou esquecido durante cinco anos no mercado cristão, que ele viu que Deus não havia se esquecido dele.

Veja outras fotos

Veja um momento do show

Redação CN * Fotos e vídeo Raimundo Mascarenhas



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.