conceicao-do-coite

segunda-feira, 08 de setembro de 2014 02:01

Desfile Cívico atrai milhares de pessoas e fortalece a cultura coiteense (VEJA O ÁLBUM DE FOTOS)

Desfile fez população se arrepiar ao relembrar os grandes desfiles das décadas de 80 e 90

 

 

Desfile Cívico de 7 de Setembro em Coité - Foto - Raimundo Mascarenhas (28)

Cerca de 50 escolas, mais de 800 participantes, duas fanfarras e uma banda marcial fizeram a população coiteense viver um grande momento com o Desfile Cívico do 7 de setembro deste domingo. O evento homenageou o Estatuto da Criança e do Adolescente.

“Foi muito emocionante poder trazer para as ruas toada criatividade de nossa gente com um tema tão importante. ‘ECA: eu cresço assim’ foi um tema que reuniu sete pelotões cada um debatendo um direito garantido no ECA”, disse a secretaria de Educação, Cultura e Esporte, Perpetua Sampaio.

Desfile Cívico de 7 de Setembro em Coité - Foto - Raimundo Mascarenhas (24)

O percurso realizado pelos participantes saiu do Colégio Polivalente, localizado na Praça Theógnes Antonio Calixto (Prefeitura), passando pela rua Bailon Lopes Carneiro, Praça da Babilônia, rua Marechal Deodoro (sinaleira), avenida principal até a Fonte Luminosa, e concluiu no Largo do Mercado Municipal.

“Foi tão lindo que já vejo a responsabilidade de fazer ainda melhor e maior no ano que vem. Parabéns aos participantes a secretaria de Educação por organizar está festa”,’comentou o prefeito Assis.

Prefeito Assis hástea bandeira do Brasil, secretária Perpétua bandeira de Coité e vereadora Analene a do Estado da Bahia.

Prefeito Assis hástea bandeira do Brasil, secretária Perpétua bandeira de Coité e vereadora Analene a do Estado da Bahia.

O prefeito acompanhou todo evento e conduziu o ato cívico com hasteamento de bandeiras e entoação dos hinos de Coité, Nacional e da Independência.

Por fim, foi retirada a tocha do Fogo Simbólico da Semana da Pátria e as bandas marciais levaram o público a emoções fortes. A anfitriã Banda Marcial Escudeiros de Coité encerrou o evento depois da apresentação da fanfarra de Salvador e da fanfarra Santa Bárbara.

Desfile Cívico de 7 de Setembro em Coité - Foto - Raimundo Mascarenhas (67)

Desfile fez população se arrepiar ao relembrar os grandes desfiles das décadas de 80 e 90

Conceição do Coité teve um passado marcado pelos grandes desfiles cívicos quando todas as escolas da rede estadual e municipal colocavam todos os alunos para desfilar, mas o destaque sempre ficou por conta dos colégios Polivalente e Wercelêncio Calixto da Mota que se confrontavam e existiam torcidas que vibravam com as apresentações, que lembrava desfile de escolas de samba.

Lelinha disse que não sabia pata onde olhar diante de tanta beleza do desfile.

Lelinha disse que não sabia pata onde olhar diante de tanta beleza do desfile.

Quem se emocionou e parabenizou a secretaria de Educação do Município foi a professora aposentada Amélia Álvaro dos Santos ” Lelinha” que ficou na parte alta do jardim da Fonte Luminosa observando as fanfarras, a banda marcial e as alas formadas pelos alunos. “Estou revivendo os grandes momentos vividos na minha juventude, era muito emocionante, mesmo debaixo de sol forte a gente chegava cedo para desfilar e era com grande satisfação que íamos para às ruas e uma grande multidão assistindo a passagem do desfile como estamos vendo aqui agora” comemorou a educadora.

Escolinha Menino Jesus manteve tradição

Banda Marcial do Menino Jesus homenageou Olodum no fardamento.

Banda Marcial do Menino Jesus homenageou Olodum no fardamento.

Assim como acontecia com as escolas públicas, as escolinhas infantis também desfilavam pelas ruas, geralmente se apresentavam no turno matutino, cada uma com sua banda própria faziam suas apresentações a parte.

Com o passar do tempo as escolinhas deixaram de desfilar, menos a Menino Jesus, esta por muitos anos, evitou que o 7 de setembro passasse sem o som dos tambores nas ruas de Conceição do Coité. O centro da cidade estava lotado quando a banda marcial puxava várias alas formadas pelo alunado da escola. (VEJA O ÁLBUM DE FOTOS)

Redação CN *Colaborou Paulo Marcos /Secom / fotos: Raimundo Mascarenhas



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.